Skip to content

Corta ou só lixa?

11/05/2010

Nem renda, nem quinta avenida nem sereia. Não tá na cara que eu sou um gato macho, pô!?

Veja aqui como cortar unha de gato

Com todo o forrobodó (palavra nova, aprendi com a Cíntia) da semana passada, fui aconselhada por algumas pessoas a deixar de levar os bigatos para tomar banho fora. A Márcia, por exemplo, escreveu aqui nos comentários: “para com esta tortura de petshop, os bigatos odeiam isto, e ainda se contaminam com fungos, parasitas, coisa tchipo assim, por mais cuidados que os proprietários tenham”. Concordo muito. É muito um estresse para eles, para quem precisa colocá-los dentro da caixa (presente!), tem risco de contaminação e os gatos são, de fato, autolimpantes.

Mas admito que não os levo ao pet principalmente pelo banho, mas sim para cortar as unhas. Conforme elas crescem, os gatos podem me/se machucar durante as brincadeiras e viram pequenos leopardos. Não tenho coragem de cortar em casa, por conta daqueles vasos (ultrasensíveis, ai meu deus!), e a Dra. Pet me aconselhou a lixar. Cheguei a comprar a lixa de metal, mas ainda não ousei testar (oi? Dar comprimidos pra um gato já é missão árdua o bastante).

Então quero ajuda. Como é que vocês fazem para cuidar da unha da gataiada em casa? Thanks!

Update: a solução estava dentro de casa. Veja aqui como cortar unha de gato

Por Juliana Francesinha

35 Comentários leave one →
  1. Ana Carolina do Nascimento Souza Dorrough permalink
    11/05/2010 6:37 AM

    Ah minha linda! Já passei por esse drama, e acredite! Você vai conseguir passar por ele também!
    Tem todo um processo pra lixar as unhas – que eu acho muito mais seguro que cortar – para nós que não temos o costume. Minha mãe me ajuda. Coloco o preto no meu colo de barriga pra cima e minha mãe distrai ele enquanto eu lixo as unhas. Foi trabalhoso no começo, mas agora ele já sabe o que a lixa representa e fica quieto “quanto mais quieto eu fico, mas rápido essa tortura acaba”. kkk
    Sorte com os bigatos!
    Beijos e boa semana!!

  2. Xanda permalink
    11/05/2010 6:53 AM

    Olá

    Adoro o seu blog, visito e recebo emails do lado de cá do Atlântico, Portugal.
    Eu tenho 4 gatos, deixei de lhes cortar as unhas, porque as afiavam muito mais e estragavam-me a mobília. Habituaram-se a recolher as unhas quando brincam, e quando se querem magoar a sério também usam os dentes… :-)
    Agora tenho uma bebé lá em casa e ontem acabou por levar uma dentada. Tínhamos cortado as unhas ao mais arisco, mas ele não se acanhou e foi lá com os dentes… Felizmente ficou tudo bem.
    Mas de qualquer modo, respondendo à pergunta de cortar as unhas, eu tenho gatos há 20 anos e sempre foi com corta-unhas. É preciso evitar a parte cor de rosa, corta-se só a parte branca das unhas, onde está o cor de rosa é pele, desde que não se corte essa parte, está tudo bem.
    Os meus gatos nunca me deixariam limar as unhas, há alguns que nem os aguento ao colo, quanto mais mexer-lhes ans unhas :-D
    Já agora, banho também não dou. às vezes quando acho que estão a fazer mal o seu trabalho lavo-os com um champô-espuma, é banho seco, não passam o stress de entrarem dentro de água e ficam lavadinhos e cheirosinhos.
    Boa sorte com as unhas dos bigatos!

    • 11/05/2010 10:42 PM

      Que honra ter uma leitora de Portugal! Conheci seu país no ano passado, quando ainda nem era mãe dos bigatos, e amei. A comida então… Para de cortar unha de gato e vai comer pastéis de nata, Xanda! =)

  3. Monica permalink
    11/05/2010 7:44 AM

    Oi Ju!
    Eu corto as unhas, quando faço alguma coisa. Não achei tão difícil assim. Também tinha medo no começo, mas a veterinária me ensinou e tranquilizou. Mas é uma luta! A Luna é tranquila, deixa eu mexer nela fácil, fácil (até comprimido ela toma numa boa! Unbelievable!). A Mila, que ainda é pequena, eu pego de jeito quando ela está dormindinha… aí, como ela está molinha, fica fácil. Agora, a Mel… que é grande, forte e não curte muito que fiquem mexendo nela… Mas, na boa, não me preocupo com isso. Corto muuuuuito de vez em quando. Quando gatos brincam, eles deixam as unhas retraídas, não tem perigo de se machucar. Aqui em casa nunca aconteceu nada, e olha que Mila e Luna se engalfinham o dia inteiro. E quanto a ME machucar… bem, já estou acostumada… rsrs… Beijos e boa sorte!

  4. Gabi permalink
    11/05/2010 8:46 AM

    Eu espero eles dormirem e vou cortando as unhas… eles acordam,ficam mal humorados,eu espero eles dormirem de novo e corto de novo, ate acabar! Com o tempo vc perde o medo de machuca-los. Ah, e eu mesma dou banho (de gato mesmo,diga-se de passagem e depois de cortar as unhas) a cada 2 meses. Vc pega o jeito !

  5. permalink
    11/05/2010 9:21 AM

    Ju, nunca lixei a unha de ninguém lá em casa. Comprei uma tesourinha específica para a coisa num petshop da vida e corto a pontinha. Nos meus filhos é fácil de ver onde é o lugar certo: a unha deixa de ser transparente e passa a ser mais branquinha na ponta, justamente onde sei que posso cortar.

    Só consigo cortar a unha deles à tarde, de preferência qdo estão tomando sol. Ficam mais molinhos e aceitam qq coisa! ‘Menos termômetro’, disse o Brother.

    O pior dos banhos fora, na minha opinião, não é o stress e sim os outros animais. Se todos os donos fossem bacanas como nós (pra q falsa modéstia?), seria tranquilo. O problema é que os bichos vão para o banho infestado de pulgas, com carrapatos… Sabe Elvis se não estão doentes também. É como jogar o seu filho numa piscina do Sesc!

    Em casa tenho 2 gatos que fazem questão de tomar banho e eu mesma faço isso. Limpo as patinhas, as orelhas e a bunda da galera toda de vez em qdo. Banho nos outros 2 eu dei só uma vez e desisti pq eles estressaram demais.

  6. renata cristina permalink
    11/05/2010 10:55 AM

    Oi Ju, as minhas não vão ao pet, pois eu acho muito estressante pra elas; eu mesmo corta as unhas delas com tesourinha propria e dou banho nelas.
    No começo pra cortar era critico, a MEL eu enrolava na toalha e só deixava a patinha pra fora, agora eu pego elas coloco no colo e corto rapidinho as unhas delas, e o banho comprei uma banheira com suporte dou banho nelas numa boa..

  7. Bruna permalink
    11/05/2010 11:20 AM

    Oi, Ju!

    Eu corto apenas as pontinhas das unhas. Tenta cortar 1mm, no máximo 2 (só a pontinha mais fininha). Isso eu acho seguro. Mas usa aquela tesourinha especial. Não sei se é fácil fazer com uma tesoura normal…

    Espero ter ajudado!
    Bjos!

  8. yara permalink
    11/05/2010 11:20 AM

    Com a minha primeira gata fiz o mesmo que você: levava ao petshop para dar banho, mas no fundo queria só que cortassem as unhas dela. Depois de ela dar P.T. em um tratador, desistimos do estratagema, a pobre ficou traumatizada com tesoura e nunca mais deixou cortar – por anos e anos. Até que outro dia percebemos que uma unha havia crescido dentro da almofadinha :O imagine o sofrimento…
    Bom, com minhas trigatas – já uma mãe experiente – corto eu mesma desde sempre. Acredita que elas até ronronam durante a manicure?! O importante é tornar esse um momento confortável, sem stress, fazendo bastante carinho durante e depois (como se fosse um prêmio).
    Não tarde mais um minuto em cortar você mesma! Comece só pelas pontinhas até pegar confiança e cortar com segurança.
    P.S. Segurar o gato pelo cangote para controlá-lo também ajuda, como fazem as mamães gato.

    • 11/05/2010 1:19 PM

      AAAAAAAAAi, acho que não tô pronta pra usar aquele trim de gatos, ainda. Vou começar lixando e fazendo um monte de carinho nos bigatos. E ao lixar vou conhecer a unha deles pra saber onde dá pra cortar também. Mas achei legal saber que um monte de gente corta: algo que pensei ser proibido pelos defensores dos gatos unidos! Eu chego lá! =)

  9. 11/05/2010 1:11 PM

    Oi Ju! Sempre acompanho o blog dos bigatos mas nunca comentei!

    Com relação às unhas, eu corto as unhas dos meus 3 filhos… a vet me ensinou como ver o vasinho, comprei a tesoura própria pra unha de gato e corto semproblemas (ok, eu corto menos do que a vet, mas pelo menos tiro aquelas pontas assassinas…rs) e nunca tive problema de acertar e veia deles! É só cortar a pontinha, aquela que dá uma viradinha, sabe? E a tesoura própria ajuda muito!

    Bjs!

  10. 11/05/2010 3:09 PM

    Oi Ju!

    Eu sou o feliz primeiro pai humano do Othelo, (foto no link acima, pq pai mostra foto, sempre!)
    E ele, nunca, jamais, de jeito algum, cortou a unha.
    Mas ele é um beeeexano calminho, e gasta as unhas num vaso de concreto que tem umas folhagens na sacada.
    Sobre o banho… o Othelo como é um persa ele precisa de “tosa higiênica” mas isso só acontece a cada 4 meses… e a cada 2 ele toma banho em casa.
    Beeeeeeijo!

  11. 11/05/2010 3:40 PM

    Ju eu corto a unha do horácio em casa, comprei um cortador na Cobasi igual ao que se usa no Pet Shop. Meu marido segura o Horácio e eu vou cortando com cuidado, pra não maxucar os vasos. Ele dá umas miadinhas e choraminga um pouco, mas fica quetinho esperando acabar! Pense nisso, vale a pena. Cortamos a cada 15 dias, ele já se acostumou.
    Bjs

  12. PATY MÃO CHEIA permalink
    11/05/2010 4:23 PM

    Bomm Ju…..os banhos foram abolidos aqui em casa pelo estresse, pois minha gata,a mais velha e a infinitamente peluda, começou a fazer cocô nas visitas ao pet para o banho, conclusão banho aqui só os autolimpantes promovidos pelos “trigatos”!!! As unhas fiz como muitos descreveram acima comprei a a tesoura própria para unha de gato e começa primeiro pelas das patas dianteiras q são as mais afiadas pode abservar, corta a pontinha, com tempo vai conseguindo ver até aonde pode cortar, pois ela é mais trasnparente…. vai aos poucos, uma unha ou outra com tempo vai tirar de letra, já q aí são 40 para cortar aqui já são 60 unhas!!!! rssss. Esse receio natural q vc tem todos nós tivemos pode ter certeza!!
    Boa sorte!!
    Bjusss

  13. Juliana permalink
    11/05/2010 5:06 PM

    Oi, Ju, adoro seu blog, entro todo dia e me divirto de montão!! Tenho 2 persas, como elas brincam muito, tenho medo de se machucarem e corto as unhas em casa (na 1ª vez tremia de medo), a cada 15 dias com um TRIM, aqueles de gente mesmo, sabe? Não me adaptei com aqueles cortadores de pet shop. Não precisa cortar muito, só as pontinhas que ficam super afiadas. Aqui, meu marido enrola as gatas na toalha, segura firme e vamos tirando as patas uma a uma, fazendo bastante carinho. Elas até já se acostumaram e sabem que não vamos machucar. Dá uma olhada nessa foto, a parte rosa mais pra cima é onde fica a veia (onde machuca), só tirando a pontinha mais afiada ainda fica bem longe!! Boa sorte, seus bigatos são lindos e você é demais de criativa!

  14. rebeca vieira permalink
    11/05/2010 8:43 PM

    Ju,
    Vai na fé! se você seguir as dicas da galera: 1- compra a tesoura própria 2- pegue eles sonolentos, naqquele sábado a tarde. 3 – começa cortando as pontinhas, depois aavança até aonde a unha está translucida. 4 – sempre dê um biscoitinho no fim da sessão tortura. com o tempo nao acharam tao ruim assim cortar as unhas ;-) Não tem erro! Corto dos meu pentagatos regularmente, já acostumaram.

    Nunca lixei, mas acho que isso não dará muito certo… PQ? vai demorar e agoniar. e gatos tem baixa tolerância a “futicação”. se o sofrimento é necessário, é melhor ser rapido.

    Por fim, cortar um pouquinho a mais do que deveria acontece nas melhores famílias e não é tao ruim assim. pense que é tchipo quando a manicure tira aquele tantinho a mais de cutícula sua!

    Nossa, que post enooorme! Bem, outro dia me ofereci como voluntária para cortar as unhas dos gatos daquela ong ali na av. paulista. Se quiser, posso fazer um trabalho voluntários com os bigatos e ensinar a mãe deles a cortar :-)

    bjs,
    Rebeca

    • 11/05/2010 10:39 PM

      Oi, Rebeca. Super obrigada pela oferta. :)
      Vou seguir a dica do povo, aqui. Se não der certo (toc, toc, toc) eu grito!

  15. Marcia permalink
    11/05/2010 10:35 PM

    Oi, Ju, depois do comentário que postei, quem ficou estressada fui eu… achei que todos iriam me atirar pedras!
    Mas gostei de ver que foi uma assumida geral, gatos, bigatos, trigatos, ninnnnguemmm gosta de petshop, isto é coisa para outros animais, aqueles que não se falam o nome num blog de gatositos, como este aqui.
    A Bruna colocou uma maneira legal de cortar as unhas, mas só as patas da frente. No começo tbm aprendi assim, mas quando flagrei o Frederico escalando a rede de proteção, já quase no teto, desisti de vez! Afinal ele precisava destas garras uma vez que é adepto de esportes radicais… deixo um tapete só para ele arranhar.
    Bjos a todas as mães e pais de gatos! Quem gosta de felinos só pode ser gente muito boa – olha nós aqui!
    Beijoca naquele pesudo lindo, Marcia.

  16. 12/05/2010 11:50 AM

    acho que os comentarios acima já resumem bem a parada. eu corto a unha dos meus (tico dormindo, mia no colo) de tempos em tempos. por serem branquelos e morarem em uma casa com quintal, banhos são necessários também – direto no tanque, com água quentinha do chuveiro ;)

  17. 12/05/2010 3:13 PM

    Oi! então, eu não corto mais as unhas da minha (uma siamesa).
    A bichinha ficava numa tristeza que só sabe… mega chateada… nem queria mais subir nas coisas…então parei. Nunca nos machucou por querer… qdo houve um arranhão sempre foi por pasmice nossa mesmo. Pet shop, nem pensar pra ela tb…o lance do auto-limpante é 100% aplicado… ela é super anti-social, mega medrosa. A última vez q tentei levar para dar banho, ela sumiu o dia todo…pensei até q havia escapado. Depois disso, nem tentei mais. bjs

  18. Ana Carolina do Nascimento Souza Dorrough permalink
    12/05/2010 5:14 PM

    Pelo jeito Ju só quem lixa as unhas do Preto sou eu, mas não me arrependo. Ele se comporta direito com minha mãe por perto. Anyway, o que vc fizer para os bigatos será ótimo. Beijos!

  19. Erica permalink
    12/05/2010 8:53 PM

    Ju
    As mais afiadas são mesmo as unhas da frente. Quando pegar eles no colo (sempre!) aproveite para apertar os fofinhos das patinhas e expor as unhas: assim vc começará a perceber o lugar certo do corte. Não é difícil. Nunca cortei a mais – e as do Charlie são pretas. Mas, como já disseram, se sangrar, não será nenhum pecado.
    Meus bebês têm ao redor de 7 meses (comigo).
    Eu uso um “trim humano”, que é só deles.
    O Charlie fica quietinho e nem liga.
    A Blue fica estressada: tenho que fazer “charutinho” dela numa toalha de banho e cortar bem rapidinho.
    Mas tb só corto uma vez por mes, mais ou menos. Faço isso só para tentar prolongar a vida útil do meu sofá (nenhum arranhador é melhor que ele…).
    Fé e coragem!!!

  20. Aline Pereira permalink
    17/05/2010 4:44 PM

    Oi, primeiro de tudo, pára de dar tanto banho nos seus gatos! Gatos são bichinhos muito limpos – ainda mais os seus que não saem de casa -, e dar banho neles em excesso pode até deixá-los gripados, além de retirar a camada protetora da pele deles. Pra você ter uma idéia, os meus tem acesso a área externa da casa e mesmo assim eu só dou banho 1 vez por mês, só para garantir a proteção contra pulgas.
    Quanto as unhas, a minha técnica é e sempre foi cortar. Não precisa ter esse medo todo de acertar a veia interna. Basta cortar só 1/3 da unha, ok? Com o tempo você verá que conseguirá identificar mais facilmente o limite da veia. Por outro lado, já existe um cortador de unhas para gatos com um limitador para evitar esse tipo de acidente.
    Agora, pra conseguir cortar, eu coloco o bigode dentro de um saco de pano bem grosso e vou tirando 1 patinha por vez. Outra técnica é usar uma toalha e enrolhá-lo bem, deixando uma pata pra fora. Lembre-se de deixar as patas dianteiras em direção das traseiras e vice-e-versa, e use o chão ou uma mesa como apoio. O problema desse método, ao contrário do saco, é que a cabeça fica livre pra morder e você terá que desenrolar e enrolar toda vez que for mudar de pata. Entretanto, essa é a melhor estratégia, pelo menos que eu acho, pra dar remédio!
    Bom, é isso! Espero ter ajudado! Abraços e boa sorte com a unhas!

  21. Robson permalink
    19/10/2010 6:01 PM

    Saudações, eu tenho um gatinho muito levado que eu o amo de paixão é como se fosse um filho, mas devido a idade já passa dos seus 13 aninhos, ele não gasta mais a unha, e ela curvou tanto que ta machucando a patinha dele quando ele anda, não sei se corto como da ultima vez, fiquei com medo de ferir, que tipo de lixa devo usar?
    To com medo de machucar ele.
    Só lixar adianta quando a unha ta curvada?
    Ou devo levar numa veterinária, toda vez?
    Tenho medo de veterinarios, ja perdi bichinho assim.
    Levei, depois quando voltou morreu de parvavirose.
    Que raiva e ainda o veterinario falou que ele pegou em casa.
    Faz muitos anos isso.
    – -

    • rebeca vieira permalink
      19/10/2010 7:00 PM

      oi Robson,
      Tudo bem? Nunca vi uma unha curvada… De qualquer maneira, o truque para cortar sem machucar é apara só a parte branca. Pq a a parte que fica rosada é a que fica vascularizada e dói se cortar. Mas também não é nada do outro mundo… acontece as vezes…
      Enfim, acho que é melhor cortar, pq não sei se o seu gato teria paciência para ser agarrado e ter a unha lixada (pq demora beeemmm mais)
      abs,
      Rebeca

    • 20/10/2010 8:24 PM

      Putz, Robinson, eu levaria no veterinário. Sem dúvida são as pessoas mais indicadas pra isso.

      • Robson permalink
        27/10/2010 9:16 AM

        Então, trouxe a veterinária aqui em casa, vacinamos ele e ela já cortou, foi um pouco doloroso e sangrou, mas eu segurei ele bem firme sem machucar, porque ele é como um filho pra mim. Depois de 1 hora eu dei um banho bem gostoso nele, e agora ele ta se achando todo.
        Uma vez por mês vou pagar pra cortar a unha dele.
        ^^
        Esse foi o fim da odisseia.
        abraços, paz e luz.

      • 29/10/2010 7:28 AM

        Que booooooom, Robson! Com certeza ele está bem mais confortável. ;)

  22. Priscila permalink
    23/03/2011 7:52 PM

    Amo seu blog… Já tirei várias dúvidas nele. Sou mãe de uma gatinha a uma semana e tenho um monte de dúvidas o tempo todo…rsrsrsrs
    A minha Pérola tem um mês e meio (eu acho… a moça que me deu ela não lembra quando ela nasceu direito, pode???rs) e ela tem a unha muuuuitooo fininha, minhas pernas já estão todas arranhadas…rsrs… Eu fico com dó de brigar com ela, porque geralmente ela não tem culpa é sem querer, e além do mais ela é bebê e também não quero que ela fique commedo de mim. Mas não sei o que faço… Posso cortar mesmo ela sendo tão novinha???

    Ahhhh… Hoje ela começou a fazer bagunça com a areia higiênica, coisa que ela nunca tinha feito antes. Será que é porque faz dois dias que eu saio de manhã e volto no fim da tarde e ela quer chamar a atenção?? Ou tem outro motivo???

    Ahhhh de novo…rsrsrs…. pesquisando sobre corte de unhas achei esse blog expliando passo a passo com foto. Quem sabe ajude a tirar as dúvidas de alguém.

    Bjks!!!

  23. Walney permalink
    29/05/2011 3:01 PM

    Legal as dicas desse site, o pessoal sabe mesmo como fazer o trabalho pra cortas ou lixar as unhas dos gatos, isso é legal, a´te pq não podemos esquecer as doenças causadas por arranhaduras, como a ESPOROTRICOSE, que tem tratamento tanto pra humanos como pros nossos bichanos, mas é super importe evitar, caso de dúvida Dê uma olhada no site da fiocruz, ali vc encontra muita informação sobre como cuidadr de gatos prara evitar doenças.

    http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=2021&infoid=723&sid=9

    http://www.fiocruz.br/~ccs/novidades/jun05/gato_fer.htm

  24. Ana Carina permalink
    05/10/2011 12:48 AM

    Adorando o Blog! Dos meu filho eu mesma dou banho ju,,,,,poupa eles do estress e contaminacao…..começei desde de pequeno, com agua morninha em uma bacia…ofuro mesmo….. começo devagar, pelas patinhas, perninhas, e só depois o corpo todo na bacia…..nessa parte tentam fugir….mas enxaguar bem é importante, para eles nao lamberem shampoo.

    Depois uma toalha fofinha secando eles adoram……na parte do secador mais um ataque….mas ai eu cubro a carinha na toalha e melhora….nao deixem eles secarem sós pois pode dar fungos. O rostinho eu lavo com a toalha molhada, nunca mergulho….

    Logo depois eles ficma molinhos….bem moles…..caem em sono profundo e ai vem a limpeza das orelhas e unhas!

    Para as unhas tem q comprar uma boa tesourinha só para isso…..que corte bem e nao deixe lascas. Se acorda, deixa dormir e vai assim…….Se for muito brabo, ai eu nao sei, mas teve um conselho aqui de tapar o rostinho…

    Mas faça em casa! Só entram na caixa de transporte para ir ao vet, e comigo o tempo todo. :) Otimooooooooo blogggggg

  25. Aline Sant Anna permalink
    22/05/2012 8:33 AM

    Ola Juliana,

    ontem adotei a minha pequena, uma gatinha toda preta com lindos olhos verdes. Batizei de Perola Negra Sant Anna. Ja tem padrinhos e tudo. Olha, eh uma experiencia incrivel, nunca pensei que alguem tao pequenininho pudesse fazer um bem tao grande. Mas como ronca!!!! kkkkkkkkkkkk Hoje cortei as unhas, pois preciso sair e ela ficara sozinha, sera um teste para nos duas (Ai meu sofa!) kkkkkkkkk Vou procurar por aqueles carreteis de fio, daqueles de madeira, pois tbem acho injusto contrariar a natureza dela. Ou, como sugestao para aqueles que gostam da natureza, um pedaco de tronco bem bonito pode ser muito util. Um abraco em todas. E uma lambida da Perola.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 936 outros seguidores

