Skip to content

Como fazer a onça (ok, o gato) beber água?

10/06/2011

Políticos roubam, unhas quebram, salários acabam, doces engordam e gatos têm problema no rim. Oh, yeah: são fatos do mundo imperfeito em que vivemos e que podemos ser evitados em maior ou menor grau (chocolate aos finais de semana não engorda, por exemplo). Como esse é um blog de gatos, falaremos obviamente sobre o problema no rim: como prevenir, fazendo com que seu gato beba muita água. Há muitas dicas nas interwebs, todas praticamente iguais, mas sabemos que gato é gato e ele não vai beber água só porque você quer (pior: não dá nem para assustá-los, contando a triste história do gatinho que teve problema no rim porque não bebia água).

É aí que peço sua ajuda, escrevendo nos comentários o que você faz para que seu gato beba mais água. Embaixo, deixo as dicas-padrão que encontrei na internet — e que de fato podem ser úteis –, com comentários sobre a bigatolândia. A dica bônus é que, pesquisando o assunto, encontrei essa página, toda trabalhada no bom senso, sobre cuidados com gatos. Hey, ho, let’s go:

Bebi inté umas hora

Para seu gato beber água, você deve:  

- Dar a ele ração de boa qualidade
Esse eu faço. Fui adestrada a investir na ração para ter de gastar menos com veterinário/remédio/chatices

- Espalhar vasilhas em vários pontos da casa
Essa eu não faço. Acabei de mudar, a casa toda lindinha, vou espalhar um monte de vasilha, como se tivesse goteira por aqui? Pinga nimim… Se eu achar um cantinho que não fique tão feio e funcione para eles, rola. Se não, não.

- Comprar uma fonte de água corrente
Yes, we have. Mas essa não é a solução para todos os problemas, ao contrário do que as fotos deste post possam indicar. Mingau usa a fontinha, mas o Manjar deve ter dado uns dez goles se, se muito. É um investimento relativamente alto (acho que paguei R$ 150) e seu gato pode ignorar a brincadeira. Ou não. Gatos…

- Abrir a água da torneira para ele beber água corrente
Faço isso, mas só no tanque. E, às vezes, no tanque eles não querem. Estou tentando criar uma rotina de “olha que legal, venham todos beber água no tanque”, mas bigatos ainda não compraram a ideia.

- Água sempre limpa
Com a correria do dia a dia (melhor desculpa ever), eu sempre encho duas vasilhas de água, que ficam na cozinha. E troco a água quando o potinho esvazia. Tá errado. Tem que trocar todo dia, porque bicharada gosta de água limpa e você gosta que o gato beba água. Simples assim.

- Update: coloque ‘água no feijão’ 
O Mingau apresentou uma alteração na creatinina e preciso fazer ele beber água de qualquer jeito. A veterinária então me deu essa dica, que a princípio duvidei que funcionaria – mas funcionou muito bem. Deixe pouquíssima ração no pote (umas dez bolinhas) e coloque água. Fica nojento para os humanos, mas no universo felino isso parece ser algo bom: bicharada bebe MUITO essa água “suja” de ração. Faço isso por alguns minutos, geralmente enquanto estou jantando perto deles. Depois, jogo a gororoba fora e volto a colocar ração seca no potinho.

Ô Petmate, contrata eu de gato propaganda! A minha parte pode pagar em Whiskas sachê

Aqui você encontra mais dicas sobre gatos

Por Juliana Iara

About these ads
63 Comentários leave one →
  1. 10/06/2011 2:50 PM

    ju, tenho essa Petmate tb. os gatos bebem nela (principalmente Billy, o dinossauro de 19 anos, que mete a pata e deixa a água toda suja…). Tico e Mia preferem o tanque ou qualquer pia disponível, mas se não tiver ninguem olhando (ou alguém para abrir a porta do quintal) eles bebem na fonte mesmo. E, se der bobeira, Tico ainda entra no box e bebe a água pós-banho ali parada..

    • 10/06/2011 2:54 PM

      Ah, verdade! A água pós-banho é um hit!

      • Juliana permalink
        01/07/2013 3:52 PM

        Mas essa água pós-banho não pode fazer mal? Com restos de sabão e outras coisas?

  2. 10/06/2011 2:50 PM

    Minha irmã deu uma dica (um veterinário falou, ela me convenceu de que faz sentido), que por ser muito extraoficial não coloquei lá em cima. O tal cara disse que eles não gostam quando a água fica muito perto da comida (e eu, sabendo como são frescos, acreditei). Antes deu deixava um combo “ração + água” em cada canto da cozinha. Agora separei dois potinhos de ração num canto, dois de água no outro. Resultados? Não, não vi, mas vai saber…

    • Maya permalink
      13/03/2013 12:40 PM

      Eu tenho dois filhos (gatos), e acho essa dica totalmente válida… Fiz isso um dia sem querer, pois estava limpando a casa, e percebi que eles avançaram na comida, e tomaram bastante água em seguida… Agora deixo sempre assim, com um porém: eles gostam que deixe no mesmo lugar sempre (gatos são metódicos, né?). E tem mais: uma veterinária me disse que eles gostam de beber água em recipientes transparentes (pois é… extraoficialmente também!), e como meu gato está tendo uns probleminhas urinários, estou fazendo qualquer negócio! Acho que deu certo, eles bebem mais vezes, porém eu troco a água toda hora… Se tem um pelinho eles não tomam mais… Amo tanto esses bichanos que o pessoal da minha casa fala que cuido mais deles que do resto ( e não é que é verdade?!)!

  3. 10/06/2011 2:50 PM

    Ração de boa aquilidade eu dou!

    Fonte ainda não comprei…

    Troco a água das minhas bigatas duas vezes por dia, de manha antes de trabalhar e quando eu chego, a noite.

    varias tigelas de água ninguém merece… porque as vezes elas fazem a maior molhadeira com uma tigela, imagina com varias…rs

    Mas percebo que a Bella bebe bestante água, já a Alice nem tanto… vou comprar uma fonte, pra ver se melhora…rs

    Morro de medo de problemas renais!!

    Mingau tá maravilhoso nas fotos!!!!

  4. Ju Gaspardo permalink
    10/06/2011 2:55 PM

    A minha linda Lis é muito folgada, só bebe água no tanque e qd eu dou! Ou seja, a dona de estimação fica lá, em pé, com a mão dentro da água gelada (tá impossível se molhar em SP nos últimos dias) e a bonita fica dando lambidinhas na mão molhada. Ah, e ela já aprendeu, qd tá com sede vai pra cozinha e abre o miauzeiro. Detalhe, só qd a mãe aqui ta em casa… Mas vale o esforço, quero meu bebê muito bem hidratado :)

    • 20/10/2012 9:43 PM

      quando tunico ficou doente o veterinario disse que talvez ele não estava bebendo agua o suficiente, como controlar trabalho o dia todo ai ele sugeriu uma fonte e quando se trata do bém está deles eu corro atraz,comecei procurar nas pet que conheço ai eu vi um bebedoro que estava chegado no mercado carismo como disse uma moça que viver com gatos e para as outras tém mastercard comprei um maravilhoso filtra e agua naõ fica parada hoje sei que foi um belo investimento tunico este mês fez um ano que virou uma estrela, não por falta de agua pois ele aproveito muito se foi porque chegou a hora dele sim porque todos tém sua hora até os gatos que é uma pena,gatos deveria ser igual amãe da gente nunca morrer. bom eu estou adorando este blog.bjs atodos.

  5. Gabriela Gonçalves permalink
    10/06/2011 3:01 PM

    Juliana, quanto a deixar potinhos espalhados pela casa, eu consegui fazer sem agredir os olhos assim: você compra uns potes bonitinhos, desses bowls de comer granola (sabe?) de cerâmica, da cor (ou aproximadamente) da cor do seu piso, de tamanho pequeno.

    Meu piso é branco, então comprei potinhos de cerâmica brancos. São assim http://muggphoto.photoshelter.com/gallery-image/food-and-drug-products-image-gallery/G00004.DE3S_RAis/I0000bkrXMzzUydM/P00008hRvn6oqKEs

    seu chão é escuro, pode ser assim: http://www.visualphotos.com/image/2×4384021/bowl_of_granola_with_blueberries

    enfim, tem várias tonalidades de marrons, nas sessões de cozinha nos supermercados, daí dá p colocar nos lugares discretinhos. Tenho um pertinho da minha cama. Quando os gatos chegam de madrugada p fazer uma visita, pego e coloco perto do potinho, e eles sempre tomam!

    • rebeca vieira permalink
      10/06/2011 8:13 PM

      só tem que tomar cuidado pra nao chutar os potes… é phoda!!!

      • Gabriela Gonçalves permalink
        10/06/2011 11:29 PM

        É só colocar pertinho das paredes, nos cantinhos… mas o chute às vezes é inevitável mesmo…

    • Juliana permalink
      01/07/2013 3:55 PM

      Adorei a dicas dos potes, vou testar lá em casa.

  6. Gabriela Gonçalves permalink
    10/06/2011 3:09 PM

    Ah, e banheiro é uma felicidade mesmo… sempre que termino de tomar banho, eles já estão de prontidão, esperando eu deixar eles entrarem no box! Antes de sair, eu deixo a água correr um pouco e uso o chuveirinho nos cantinhos do box, para eles não tomarem restos de shampoo.

    às vezes eu vou no banheiro só escovar os dentes, e eles já chegam no meu pé, daí eu ligo o chuveiro um pouco e eles SEMPRE tomam água, mesmo sem sede.

  7. 10/06/2011 3:20 PM

    A minha gata Rutha de 14 anos bebe a água babada dos cachorros, a da piscina e lambe a louça recém lavada e molhada, além dos potinhos de água dela. A Pink tem 12 anos e só bebe água da torneira, eu acordo às 6h15 e já vamos direto para o banheiro beber água, durante o dia tenho que abrir torneiras várias vezes e sempre me esqueço de fechar :(
    A Pink teve um filho que morreu de insuficiência renal e bebia água da torneira o dia inteiro, desde pequeno ele realmente bebia muita água, jamais pensei que ele pudesse ter problemas renais. O importante é notar se eles urinam com frequência também porque um dos sintomas é esse, gato que bebe muita água e não urina.
    Eu li no blog Mães de Felinos para usar a água que se cozinha o frango, adicionar mais água e dar para eles beberem, ainda não experimentei mas as minhas gatas adoram frango…
    Beijos

  8. permalink
    10/06/2011 3:21 PM

    em casa tenho uma fonte que imita uma torneira (meu pai que fez, uma beleza!) e aí me livrei de abrir torneiras e ter que limpar a sujeirada toda.

    tenho pelo menos dois potes de água em casa, além da fonte. um deles fica no quarto e é o que eles mais usam. imagino que seja preguiça de ir até a cozinha só para beber água. tenho a mesma preguiça, mas não contem para eles, ok?

  9. Thiara Matos permalink
    10/06/2011 3:47 PM

    Hey Juliana!
    Meu gato, depois de ter a uretra entupida e, por consequência, romper a bexiga e quase morrer (e me custar uma viagem para paris), teve a recomendação de comer a ração royal canin urinary (sim, é cara, mas veterinário é mais, sempre). Acredite, eles ficam com uma sede de quem atravessou o saara!
    E sim, eu tenho água pela casa toda (quintal, cozinha e banheiro). Tenho 3 gatos, duas são fêmeas (e elas normalmente não tem problemas urinários) mas comem todos a mesma ração milioária, o vet disse que faz bem para elas também. E eles adoram a dita cuja, comem como se o mundo fosse acabar. :)

    • Eloisa permalink
      16/10/2011 5:18 PM

      Estou atrás de uma resposta que caia do céu e faça meu gatinho beber água e encontrei este site. Ele passou 3 semanas tomando soro depois de diagnosticada uma insuficiencia renal (é, Laura, tenha medo, sim de problemas renais, é de cortar o coração ……) e agora está começando a dar umas mordidas na ração, que passou a ser Royal Canan Renal. Beber água ? Ainda não chega perto…já comprei fonte, nada. já espalhei várias vasilhas pela casa, nada. já fiquei minutos com a torneira aberta da pia do banheiro (que ele adorava), nada. Vou tentar o chuveiro e ficar rezando pra São Francisco …..

      • Lúcia Marlene Paula permalink
        21/01/2013 4:53 PM

        Olá Eloisa ! Imagino o que estejas passando… A veterinária do meu LuLú, me aconselhou a colocar tijelas grandes, que gato gosta de se mirar na água e em vários lugares da casa… vez em quando, troco os lugares, pois eles são mto curiosos… e está dando mto certo !!! Te aconselho a consultar com um veterinário homeopático, que vai tratar a causa, mas não abandone o tratamento atual… e oferecer diariamente comidinha hidratada como o sache ou em lata, da Wiskas ou Friskie, veja qual ele gosta mais… é mto importante não dar só comida seca (ração), esta foi uma das recomendações da veterinaria homeopática, e tah dando certo .Eu ofereço pela manhã e pela noite e deixo a ração seca servida. Desejo a vocês muita sorte e saúde. Um beijo da Lúcia

    • Maya permalink
      13/03/2013 1:09 PM

      Meninas, tenho dois gatos, uma fêmea e um macho. O macho esteve com cristais na urina, agora, depois de muita sonda, muito antibiótico e muito corticóide, está comendo a Urinary da Royal Canin. Ela é carinha sim, mas se é pro bem dos nossos bebês, vale qualquer viagem, né? rsrs… Ele ainda está fazendo um pinguinho de xixi toda hora, mas pelo menos está fazendo. Como disse a Thiara, a minha outra gatinha também adoooooora a ração… A dela mesmo fica lá, mofando, enquanto ela se acaba de comer a Urinary… Mas eu deixo né, fazer oque, rs… Quanto a dar a ração úmida, de sachê, eu dou o sachê da Urinary Royal Canin também, que é meio carinho, mas acho que vale a pena, pelo menos até o bichano ficar bom… Às vezes dou outro, mas evito. A diferença de preço não é tão grande assim… Tenho vasilhas espalhadas pela casa também, ainda não comprei a fonte, mas sempre abro a torneira pra eles tomarem água. Quando ele estava muito ruim, dava na seringa, às vezes ainda dou, forçando mesmo, mesmo que sejam 10 ml a cada hora… A veterinária que me sugeriu.

  10. Renata Cristina Barbosa permalink
    10/06/2011 6:50 PM

    Nossa dilema não acaba.A Morgana todos os dia as 06:30hs da manhã começa a miar em cima da pia do banheiro, aí como todo mãe levanto tropeçando e vou abrir a torneira, aquele fio dágua que toma com tanto gosto, pareçe que estava no deserto, e o pote de agua Bonafonte cheio, em seguinda vem a Mel pra fazer a cia para a irma, depois vão dormir na minha cama, como nada tivesse acontecido. Eu vou trabalhar e elas ficam dormindo no meio do endredom.
    Estou pensando muito em comprar a fonte..é o proximo investimento pra elas.
    Os meninos continuam lindo..

    Bjs

  11. rebeca vieira permalink
    10/06/2011 8:21 PM

    água no box realmente é um sucesso! mas estranho os seus não gostarem de água na torneira do tanque…. lá em casa os 5 amam!

    mas vc acha que eles estão bebendo pouca água? a quantidade ou tamanho do xixi está pouco??

    bj
    Rebeca

    ps: que foto linda!!!!!!! um gatão…

  12. rebeca vieira permalink
    10/06/2011 8:23 PM

    ah, sabe o que os meus adoram? que coloque gelo nos potes! gostam tanto, que se ouvem aquele barulho do gelo estalando vêm correndo pra cozinha =^.^=

  13. Márcia permalink
    11/06/2011 8:55 AM

    Bebeu água???!!!! Não??!!!! Tá com sede??!!!!! Olha, olha, olha, olha… água mineral, água mineral, água mineral… você vai ficar legal!!!!!! :)
    Beijos!!!! E um final de semana mágico para vocês!!!!!

  14. Dani Rubro permalink
    11/06/2011 9:17 PM

    Meu filhotinho gosta de beber água na torneira. Sempre que alguém entra no banheiro, ele fica esperando a porta abrir para tomar água na pia. rsssssss Ele toma água no tanque tb. O potinho de água que deixo pra ele fica intacto pq ele não gosta de tomar água parada. Gatos metidos, né?rsss

  15. Adrina permalink
    12/06/2011 8:10 PM

    Aqui em casa o Mandela só tomava água da torneira, aí qdo não tinha ninguém ele fcava na secura. Arranjei um pote novo e tudo se resolveu, ele não gostava do pote antigo mesmo. Acho que vale a pena fazer revezamento de pote, pq eles adoram novidades. Quando eles esquecerem que o pote existia coloque de novo. Outra dica é dar pra eles a água que vc cozinha vegetais (brócolis, abobrinha, couve-flor). Meus gatos amam. Só que tem que ser cozido sem sal, só água mesmo. Acho que pra dica da água do frango tb tem que ser sem sal

  16. Celia permalink
    13/06/2011 8:57 PM

    Aqui tem um pote de vidro que troco água umas duas vezes por dia,eles gostam mais quando acabo de trocar. Nas idas e vindas do dia sobem na pia do banheiro e pedem, eu dou.Sobem no tanque e pedem,eu dou…
    já coloquei opote de água perto da ração,e os daqui percebi, realmente não gostam da proximidade,então o pote agora fica bem longe da ração.
    Ao invés de comprar um bebedouro, comprei uma bombinha de aquario, coloco no pote de água e………………”a água tá viva mamis” e de repente “deu cede”…rs

  17. 14/06/2011 8:43 AM

    Putz, que legal, quanto comentário! :)
    Usei algumas dicas, como a de trocar mais a água. Resultê: funcionou. Estou vendo eles beberem mais.

    No tanque eu tentei a dica da Ju Gaspardo, de “segurar” a água com a mão, mas não funcionou. Eles devem ter medo de ficar lá e eu acabar pedindo para lavarem roupa. O Henrique lembro da água do banho, que é um hit (problema é o chão com pegadas depois, néam?). Laura, a fonte pode ou não ser uma boa (Mingau gosta, Manjar, não). Gabriela, os potinhos são fofos mesmo. Talvez eu desapegue e espalhe alguns pela casa futuramente. Laís, fiquei surpresa com essa história do gatinho que bebia água pra caramba e teve problema mesmo assim. :) É um jeito de evitar, mas taí a prova que nem sempre dá. Dê, eu vi a fonte, é legal mesmo! E o pote no quarto serve como aquelas garrafinhas que a gente deixa do lado da cama, pra quando sente sede à noite. Thyara: PQP, voltar de Paris é amar demais. :) Bom saber dessa ração (hoje eles comem Royal para gatos castrados de até 7 anos)! Renata, 6h30? Também é muito amor (de novo: aqui infelizmente não tem o “se você dormir até as 8h, te dou um brinquedo). Rebeca, não tem nada alarmante, não. É só uma preocupação que tenho de prevenir o problema, fazendo eles beberem muita água, porque ouço bastante falar de gato com problema renal. GELO! Minha irmã faz isso com eles, que ficam colocando a patinha no pote. Mas talvez bebam também, vou perguntar pra ela. :) Dani, não fossem metidos, não seriam gatos! :) Adrina, boa tática. Pense nos potes como barrinhas de cereal: tem que variar! Celia, está comprovada então a teoria de que separar ração e água pode ser uma boa. Brigadão pelos comentários, muito legal!

    Beijos, boa semana

  18. Ana Moura permalink
    16/06/2011 12:30 AM

    Meu gato teve problemas de intestino por não beber água, na verdade ele tem nojo da água. Ai acabou tendo de fazer uma cirurgia para retirada das fezes que empedraram no intestino. Hoje a dieta dele mudou. Sabe aquelas latas de ração úmida? pois bem coloco um pote com o equivalente a 250ml de agua com 4 colheres de sopa cheias da ração úmida, amasso com um garfo e vira uma sopa, dependendo do tamanho do gato ( o meu tem 3 kg) ofereço 2 vezes ao dia.Ele assim anda consumindo 500ml de água diariamente. Finalmente toma algum líquido!

  19. 18/06/2011 6:51 PM

    hahahaa, que alívio saber que nao é apenas a minha gata(uma delas) que me da trabalho p beber agua…a principio deixava td juntinhu, tipo akelas vasilhas de pets ke tem p por a agua e a raçao juntos.. necas, ela nao bebia.. ai separei, msm assim nao bebia…bebia a agua babada do caxorro porkinhu, mas a dela nao bebia, resultado, mtas infecçoes urinarias e internamento quase morte, dpois disso meu vet disse p colocar um pote grande de agua e trocar td dia, trocar eu trocava msm td dia, mas era pote pekeno, e nao é que funcionou, dpois que minha mae colocou um pote gd c agua ela bebe mmmto, ate a outra ke gostava do pote pekeno agr bebe mais no gd… mas tbm amam subir p beber agua parada dentro do tanque.. uma delas, lylika, bebe pouco e come menos ainda…ela maltratava mmmmto a yuki, deixava a yuki p fora de casa o dia td, ela soh entrava qdo xegavamos em casa pq ai a outra se escondia.. agr mudamos de casa e a yuki agr esta dando tratamento vip(descontando os maltratos multiplicados por 1000) mas agr nenhuma delas vai p rua ficam apenas dentro de casa, por livre e espontanea vontade ja que a unica vez que sairam, se perderam e ficaram presas no vizinho rsrss, agr a casa eh um lar doce lar… chique neh?! rsrss ,as qto a agua, deixamos uns 4 potes espalhados pela casa, mas elas gostam msm eh do que fica na cozinha pekeno e do gdao ke fica na edicula, non fundos.. fazem mmmmmmto xixi e acabaram-se os problemas renais!!!!

  20. Juliana Briotto permalink
    20/06/2011 7:59 PM

    A Duda bebe mais água do que a Bellinha. Deixo o pote de água entre os potes de ração e, mesmo assim, elas bebem. Troco a água duas vezes por dia: antes de sair para o trabalho e quando volto. Elas adoram tomar a água que fica no box, tanto que, quando levantamos, as duas correm para o banheiro, na minha frente, e ficam lá comigo até eu terminar pra depois se esbaldarem!!! Gostei muito das dicas de todos. Vou comprar uma fonte. Vamos ver no que dá, né?! E hoje as minhas bigatas estão fazendo um aninho!!! PARABÉNS, BEBÊS!!!

  21. 30/08/2011 8:38 PM

    Tipo eu peguei um gato com 20 dias ( agora ele já fez um mês) e nos primeiros dias ele bebia aguá no potinho dele (de alumínio e pequeno) que fica ao lado do pote de ração dele, só que depois de uns 4 dias ele simplesmente parou de beber… T-T
    Fui loucamente para internet fazer umas pesquisas, tentei colocar ele perto da bica do tanque (nop), tentei dar na boca (nop), tentei mudar a água de lugar (nop), tentei deixar a água com um gostinho (misturei com o caldo do whiscas sachê, mas nop)
    até que eu li nu site que o gato quando bebe aguá num recipiente pequeno o bigode encosta na borda do pote e incomoda eles ai eu comprei uma forma retangular de bolo (isso mesmo!) ai coloquie lá, ele deu uma cheiradinha e foi beber água no pote antigo (¬¬) e agora ele bebe nos dois (viva!) eu fiquei muito aliviado e tal mais acho que todas essas informações de internet são relativas, cada gato tem sua personalidade e as vezes oq funciona pra um não funciona pra outro!

  22. 05/09/2011 10:37 AM

    bah pessoal! eu tenho um casal de gatos, ambos castrados… a fêmea bebe água que é uma maravilha… mto bom para os rins dela.. já o macho, já teve várias complicações, tanto em consequencia dele não beber muita água como da ração… hj inclusive vai fazer uma semana q a bexiga dele se rompeu e ele teve q fazer uma cirurgia…
    já é a terceira vez q alimento ele com Royal Canin Urinary ( custa R$25,00 500g) mas ele é muito enjoado.. não come a ração e não bebe água…

  23. Berna permalink
    11/11/2011 9:03 AM

    Estou com Cheeta (60 dias) há 7 dias e já estou tendo problemas pra fazer a danada beber água. Se recusa! Há dois dias notei que ela estava fazendo xixi de pouquinho em pouquinho, e às vezes gemia,como se sentisse cólicas…hoje vou levá-la ao veterinário (medooooo!!!). Vou tentar a fonte, os múltiplos potinhos pela casa, a água da torneira…é meu primeiro gatinho, estou me acostumando com essas chatices felinas. Rsrs. Obrigada pelas dicas no blog. Estão me ajudando bastante!

  24. Daniel Martins permalink
    24/01/2012 11:41 AM

    Pessoal, tenho um Khao Manee, ele está com 1 mês e poucos dias, peguei ele porque a mãe já não estava mais amamentando devido os dentinhos já estarem apontando e estavam machucando ela, pois bem, fui mudando a alimentação de líquida para sólida com a papinha de ração e leite, hoje ele já está comendo a ração quase seca, porém eu via que antes ele fazia xixi normalmente mas nunca via ele beber água, entendo que possa ser devido ao leite, mas agora que ele já está mudando como falei da úmida pra seca, ainda não vejo ele beber água, o potinho fica perto da comida, vou mudar isso já… Porém queria saber, essas dicas que deram ai em cima, também funciona com filhote, ou terei que ter um cuidado e atenção maior para obter o resultado que espero com ele?

    • 24/01/2012 3:06 PM

      Oi, Daniel. Acredito que valham, sim. Manjar e Mingau foram para minha casa com seis meses, faria tudo o que aconselho no post.
      De qualquer forma, é sempre legal consultar um veterinário (coisa que não sou).
      Abs

  25. 13/03/2012 2:15 AM

    Oi pessoal, quero dividir com vocês um jeito que achei da minha gata beber mais água. Ela tem 10 anos, está com problema renal leve, creatinina aumentada. Tive a idéia de aumentar a quantidade que ela ingere, dando água na boca com uma seringa de 10 ml. Comprei um filtro de água, desses simples, pensando que pode melhorar a saúde dela. Umas 2 vezes no dia, me agacho por trás dela pra ter melhor apoio, faço uns agradinhos, encho a seringa com a água filtrada e ponho no cantinho da boca. Vou apertando a seringa lentamente, e ela bebe devagarinho, às vezes ela mesma quer beber sozinha, daí eu fico na frente dela, aperto a seringa e ela vai bebendo, muito engraçadinha. Aproveito e dou bastante água nestes momentos, até ela não querer mais. Isso tem ajudado, a quantidade de xixi aumentou. O problema renal não será resolvido, mas é um modo dela ter uma melhor qualidade de vida por mais tempo, porque o aumento do xixi melhora a condição dos rins. E claro, potes no quintal e pela casa toda, todos com água filtrada. Agora ela ganhou mais dois potes grandes, de acrílico transparente, aquelas tulipas de por sobremesa. Parece que gostou da novidade….rsrsrs….Percebi também que funciona trocar a água dos potes na frente dela, vai logo tomar a agua fresca. Uma curiosidade: ouvi falar que os gatos possuem um refinado sistema de sobrevivência (sistema límbico), por isso podem interpretar a água parada como perigo . Talvez por isso gostem tanto da água corrente. Tudo pelos nossos amados bichanos, é ou não é?!?!
    Abçs

    • Denise permalink
      26/04/2012 10:53 AM

      Zu, cuidado com seringa. Minha gatinha tem cristais pequeninos nos rins e uma veterinária me aconselhou a ficar dando 10 ml pra gatinha em 2 em duas horas. Comecei a notar que ela não estava mais bebendo água nos potinhos. Fui a outros dois verterinarios que disseram que eu nao devia dar água na seringa, pois como eles sao muito sensíveis, poderiam ficar com horror de água e parar de beber. Me aconselharam a comprar uma fonte de gatos ou mesmo essas com bambu que cai numa bacia, me falaram dos potes grandes que eles podem beber água sem encostar os bigodes nas bordas. Eu estou na duvida qual fonte comprar. Abraços e boa sorte!

  26. Alexandra Martins permalink
    12/05/2012 11:33 PM

    Essa é simples..
    Primeiro de tudo é deixar a água longe da comida; assisti um programa que dizia que se a água ficar com o cheiro da comida o gato não bebe, vendo isso afastei as vasilhas e comprovei que realmente é verdade, meu gato começou a beber muito mais água. E as outras vcs já sabem, água limpa e fresca, principalmente do calor.
    xD
    beijos

  27. 18/07/2012 3:12 PM

    Ju, aqui em ksa não rola essa de fonte, ( ainda não tentei por causa do preçoooo) mas o Nenem ( que é da minha filha Carol) só toma agua na pia do banheiro, faz uma miação danada qdo quer e avisa do mesmo modo qdo acaba, lindinho, até a minha faxineira adora ele e tbm dá agua .
    Aliás, ele sofreu muito ano passado, ficou 15 dias internado, perdeu quase cinco quilos e além da superultramega infecção urinaria, perdeu por necrose o seu “membro viril”, tadinho e fez tres cirurgias no mesmo dia, veio pra ksa suuuuper mal, pensei em perdê-lo mesmo…mas hj está com mais de 5 kilos e muito bem!
    A Meg ( que é da minha filha Tathi) só bebe agua no potinho e faz uma coisa curiosa: ela consegue pescar a ração com a patinha e joga na casilha de agua e depois pesca de novo pra comer.
    Bem, já tentei at´deixar a ração molhada , mas não adianta: ela gosta assim mesmo e bebe a agua mesmo se estiver suja com tantas rações lá dentro!
    A Meg é meio “nervosinha” e o Nenem ´um doce!
    beijocas!!!

  28. 19/07/2012 5:37 AM

    Pra quem não quer comprar uma fonte (que talvez seu gato nem use, dinheiro gasto a toa), dá pra improvisar. Sabe aquelas bombinhas de aquário? Então, compre uma, você não vai pagar mais de 30 reais. No mercado livre achei uma idêntica a minha por 20,90. Fiz uma, e, foi só ligar na tomada que o meu Sirius veio correndo beber água, como se a vida dele dependesse daquilo. As vezes ele só passava perto da fonte e aproveitava pra beber. Mas meu pai achou meio sem vida ou sei lá e fez outras versões. Uma com uma torneira de bambu (na bombinha vem um cano de não sei o que, a água cai por ele), outra caindo por umas pedras brancas (o saco de pedra custou custou 15 reais). O problema é que dependendo do pote, ele vai rachar. Então meu pai comprou um de barro, colocou uma daquelas flores de aquário e as pedras. Se algum dia eu criar um blog sobre gatos, provavelmente vou tirar fotos. Mas ajudou muito, e, se você não quiser nada muito bonito, vai pagar só o preço da bombinha :3

  29. carol permalink
    24/07/2012 6:30 PM

    Tenho uma dica boa que funcionou com os meus: Sempre quando dou wiskas sachê (ou seja, quase todos os dias), dissolvo meio a meio com água. Eles amam aquele caldinho, ou seja praticamente tomam uma “sopa” … hehehe… é uma solução pra estes bichanos que, originalmente vieram do deserto (sabiam?) e acho que justamente
    por isso não têm o hábito de beber tanta água…

  30. luciana permalink
    17/08/2012 9:59 AM

    tive um gato, lindo maravilhoso, companheiro de tudo…mas não bebia agua…
    pois bem, ele teve sério problemas, tive que comprar uma ração que é uns 60 reais o quilo, pq ela ajudava ele com os problemas de rim, mas mesmo assim não resolveu, um certo dia ele começou a sangrar pelo pipizinho, e não levantava, levei no veterinario a tempo, pois ele teve uma parada cardiaca e uma respiratória, o bonitão apartir dai tinha que forçar ele a beber agua, dps de perder qse 3 vidas! ração, só da melhor, agua sempre fresca, e sempre de olho na bexiga dele, se estivesse mt inchada, era colocar ele do lado da areia, e dps do lado da agua…ele ficou comigo 9 aninhos só :( mas tds os gastos e tds as atenções especiais valeram a pena…
    hoje eu super recomendo que quando puder, leve o gato até a agua, até a areia, porque pelo menos todos os gatos q eu tive, eram de uma preguiça que só vendo, eu levava eles, eles usavam a caixa de areia, e bebiam agua…o que eu tenho agr, tbm, só funciona assim, as vezes até pra comer! rs

  31. Isabela Dias permalink
    14/11/2012 9:46 PM

    Minha gatinha parou de beber água e a levei para fazer alguns exames, os de ureia e creatinina apresentaram alterações, por isso a médica recomendou um produto homeopático chamado Renal Pet (da Arenales Fauna e Flora). estou dando água na seringa juntamente com o medicamento dissolvido. Só assim eu consegui fazê-la beber água.

  32. Bia permalink
    25/11/2012 2:57 PM

    Minha gata acaba com a água do aquário, acabei montando um pequeno sem peixes, só pra ela beber água.. mais barato!

  33. Sara permalink
    07/12/2012 2:03 PM

    Olá!
    Adotei um gatinho hoje, estou até pensando em um nome para ele. Ele é amarelinho, e pensei em colocar Doritos. HAHAH (Meu irmão disse que vai adotar um gatinho também, e parece que ele é preto, então vai ser o combo Doritos + Coca-Cola que eu tanto amo ♥)
    Ele tem quase 1 mês, já tem dentinhos (até fica mordiscando, já… oooown) e a dona da gata que o pariu, disse que estava dando leite, mas não sei, não gosto muito dessa ideia. Ela disse que dava “comida” para ele com caldo de carne, e é outra ideia que não gostei, na verdade, odiei, pois se eu, ou outra pessoa estiver comendo, ele pode virar aquele gato “pidão”, e é SUPER chato, além do perigo de ele mexer nas panelas, pois minha mãe trabalha e deixa a comida pronta em cima do fogão de manhã, e tenho medo de ele até mesmo se queimar…nem gosto de pensar nisso, além de ser falta de educação, não quero um filho mau educado.
    Aqui onde eu moro, parece que as pessoas são bem “rústicas” com seus animais, tenho dó dos bichinhos, dá uma vontade de tomar e levar para casa. Na verdade, não sei se criam por carinho, ou pq gostam do animal ou se é por desejo de seus egos, como pessoas que, sei lá, decidem ter filhos para se satisfazerem e os deixarem por aí sem carinho, enfim…
    É que eu estou dando leite, enquanto meu irmão não chega da escola com a ração, pois como já disse, as pessoas criam com tanta “rusticidade” que nem sei o que fazem com gatos filhotes, pois não encontro ração para filhotes aqui por perto da minha casa…já rodei aqui tudo, então tem que ir ao “centro”. ¬¬
    Então coloquei uma vasilha (limpinha, claro, água limpinha também, pois acho sacanagem ficar dando água suja para os animais), mas ele não quer beber, será que isso já é um mau sinal, ou é pq ele bebe leite?

    • Alexandra Martins permalink
      01/01/2013 12:37 PM

      Olá Sara, olha se o gatinho tem 1mês e pouquinho ele é novinho ainda não saiu do desmame. Mas realmente não o acostume com comida, é horrível, ficam muito mau educados!!
      Procure dar rações de boa qualidade, eu uso a golden gatos castrados, além de ser balanceada, protege os rins dos gatinhos e deixa os pelos uma maravilha xD.
      Lembre-se de deixar a vasilha de água longe da de comida, e leia os outros posts da Ju, tem muitas dicas de cuidados com os bichanos, vale a pena, ótimas dicas!
      E não esqueça de castrar o Doritos e o Coca-cola e nada de ir para a rua!
      beijos, espero ter ajudado.

  34. viviane permalink
    10/01/2013 3:14 PM

    A Minha Hanna, sempre pula no tanque para beber água, dai é so abrir a torneira que ela bebe, ela tem a rotina de fazer isso sempre depois do almoço quando ganha uns petiscos :), no dia em que ela não vai ao tanque, procuro leva-la ate lá a abrir a torneira para ela, raramente ela me aobdece, mas eu nunca desisto!

  35. Auricelia Araujo permalink
    27/03/2013 1:19 PM

    Olá, eu tenho um gatinho chamado Yuri, ele adora água e não foi difícil ajuda- lo nisso, todo dia antes de sair para o trabalho, faço três coisas sagradas, pego ele para que veja tudo de perto, limpo a areia dele, com ele no colo troco sua água na pia coloco um pouco da bica e completo o resto com outra da geladeira onde eu bebo e coloco na vasilha, não esqueça ele tem que ver tudo isso, há lave todos os dias suas vasilhas na frente dele, ele precisa ter certeza de que esta tudo muito limpinho e por fim coloco sua refeição, procure manter o níveo da água sempre que você for beber água no decorrer do dia pegue ele para ver você colocando mais um pouco de água da geladeira para ele também dessa forma ela vai beber bastante água e se sentir amado e cuidado por você. O Yuri quando se fala em água é com ele mesmo, depois disso ele nunca mais subiu na pia ou quis entrar no banheiro para beber água. Lembrando que quando achei o Yuri foi no meio da rua ele tem 5 meses e eu estou com ele á menos de um, mas aprendi a cortar suas unhas, dar banho ele adora (agora adora) e aceita o secador com tranquilidade para seca-lo, já sei até como dar remédio em capsula e comprimido escondo dentro de um pouquinho de ração em lata deixo bem coberta e ele comer sem problema.

  36. leia permalink
    05/04/2013 3:12 AM

    Meu gato Nick de 4 anos apresentou problemas na bexiga, cristais na urina e nao conseguia mais urinar… O vet pediu a internacao, uma semana! Depois de muitas lavagens na bexiga, sonda e soro ele melhorou…por isso dou aqui algumas dicas: Nunca de racao colorida ao seu felino, prefira as de uma cor soh. Gatos machos tendem a ter problemas urinarios…A racao Royal Canin especifica para trato urinario e varios potinhos espalhados pela casa podem evitar estes problemas que fazem seu gatinho e vc sofrer…
    Ah, outra coisa…meu mesmo gato Nick tem uma estranha mania de comer fios e barbantes…observe seu gatinho e se ele tiver algum costume parecido, tome cuidado redobrado…eu tive este problema, pois meu gato comeu um fio bem comprido ( eu nao vi eh claro). Ele parou de comer e parecia deprimido…la fui eu para o vet…o fio havia se enrolado em varios orgaos e ele foi operado para retirar….por isso tomem cuidado, nao quero que passem oq passei….
    Boa sorte!
    leia Belaus

    • Ida Lopes permalink
      14/05/2013 10:49 AM

      Olá! Tenho dois gatos, e ambos tomam, duas vezes por dia, 20 ml de chá de folha de cana de macaco . Procurem no google pois, adepender da região do Brasil, tem outros nomes. É excelente para evitar obstrução da uretra e cálculos renais.
      Nuno, emu primogênito, bebe pouca água; portanto, tudo é válido para faze-lo ingerir mais líquido. Faço caldo com aparas de carne ou frango e ele bebe que é uma beleza!
      Abraços!

  37. Andréa permalink
    09/04/2013 5:06 PM

    Eu não comprei a fonte…. eu fiz a fonte… enquanto vc gastou 150 reais… eu gastei 30… peguei uma vasilha de plastico grande, resistente e com a tampa funda, fiz um buraco no centro para a água retornar e um buraco na ponta para passar uma mangueirinha, e coloquei uma bomba…. essas de aquário… pronto… fonte pronta!!!! Mas isso não é o suficiente para eles beberem água, então aprendi uma dica que está funcionando aqui…. pego aquelas papinhas para gato… Wiskas Sache…. mas o pate, e dissolvo em um pouco de água… com isso eles vão aprender que pra comer o creme que está no fundo, eles vão te que beber a água. BINGO… eles bebem toda a água pra comer o pate!!!! Tenho 6 gatos e só um não entendeu ainda como isso funciona!!!!!

  38. Vivian permalink
    01/05/2013 4:33 PM

    Meu Pity pela primeira vez apresentou problemas urinários parou de urinar domingo, na segunda levei ele ao veterinário estava obstruído e foi bem complicado desobstruir, mas foi feito, passou a noite de sonda e ontem levei pra tirar a sonda e tomar soro e medicação, chegou em casa urinando bastante toda hora vai na vasilha fazer xixi, porém ele não bebe água de jeito nenhum desde ontem, o único jeito foi colocar água na ração de sachet foi o único liquido que ele bebeu hj, tentei dar de colher, mas ele não bebe nada. Não sei o que fazer pra fazer ele beber água, ele sempre bebeu bastante água e sempre urinou bem até domingo. Tenho medo que ele fique internado pra ser hidratado

    • Alexandra Martins permalink
      02/05/2013 3:24 PM

      Poxa Vivian que triste, nunca tive gatinhos com problemas urinários, então não posso ajudar..
      Mas tenha força viu, seu rapazinho vai ficar bom ;)
      Tente dar água de coco pra ele na seringa…
      Beijos

  39. Patrícia permalink
    03/07/2013 4:08 PM

    Ei Juliana!

    Minha dica é: coloque água em uma vasilha de porcelana branca, troque toda hora que lembrar e as vezes coloque uma pedra de gelo. Depois que fiz isso com o meu, comecei a vê-lo bebendo água sem ser só a água corrente.. eu tb deixara o tanque pingando as vezes e ele costumava ir lá.

    Boa sorte!!!

  40. Jordana permalink
    08/07/2013 7:36 PM

    Hahaha…acredito que meus dois gatos(ambos 4 meses) não sofrem desse mal(pelo menos por eqto!), sabe o q eles fazem? Além de beber água no potinho (que troco de manhã e a noite) qdo chego do trabalho e vou tomar banho, eles me esperam sair e depois entram no box e bebem a água. O mais fofo é essa espera com carinha do gato de botas! ; )

  41. Nany permalink
    18/07/2013 10:10 AM

    Sei que vão rir disso, mas acredite, tive um gatinho que adotei da rua(pena q ele já virou uma estrelinha)…Acreditem, mas meu marido tds os dias qdo chegava do trabalho, se abaixava, e fingia que bebia a água do potinho dele, ele fica olhando e ia lá e bebia bem, hein?! Pode ser uma dica!

  42. 29/07/2013 3:06 PM

    EU DEIXO A TORNEIRA DO TANQUE UM POUQUINHO ABERTA,E DA CERTO

  43. Ana Claudia permalink
    29/11/2013 10:40 PM

    Achei esse Blog interessantíssimo, eu como amante de CÃES – isso ai, cães – resolvi ter gatos, tenho 2 gatinhas (irmãs) que se dão muito bem com duas cachorras. E lendo esse post, vi que elas aqui não bebem muito a agua delas, do potinho delas. Só a das cachorras. Então deixei assim, a do cães é sempre fresca e sempre é um balde. (de 4 litros) Não sei se isso é errado mas não dá briga, as cachorras até esperam formando fila na cozinha quando as gatinhas estão bebendo água.
    No mais, elas tentam beber “agua quente” (do chuveiro, quando eu estou tomando banho).

  44. Juscemar Christiane permalink
    07/03/2014 2:17 AM

    Oi
    eu estou com 5 filhotes cuja mãe não teve leite, entao eles recebiam leite numa seringuinha, de 3 em 3 horas, desde recem nascidos. O líquido vinha de cima, eles só tinham q engolir, e agora com um mes e meio, eles correm, brincam, comem ração, usam corretamente areia e… não sabem beber água!!!!
    Não sabem pegar água debaixo, de uma vasilha. Mortos de sede rodeiam a vasilha, tentam entrar nela sem se molhar, e hj peguei uma enfiando a pata lá dentro e depois lambia a pata, morta de sede. Se eu nao der agua na seringuinha eles não bebem. Alguem tem uma ideia de como posso ensina-los a beber da vasilha? Preciso muito dessa dica, senão como vou poder doá-los?

  45. 17/07/2014 11:20 AM

    O Mingau apresentou uma alteração na creatinina e preciso fazer ele beber água de qualquer jeito. A veterinária então me deu essa dica, que a princípio duvidei que funcionaria – mas funcionou muito bem. Deixe pouquíssima ração no pote (umas dez bolinhas) e coloque água. Fica nojento para os humanos, mas no universo felino isso parece ser algo bom: bicharada bebe MUITO essa água “suja” de ração. Faço isso por alguns minutos, geralmente enquanto estou jantando perto deles. Depois, jogo a gororoba fora e volto a colocar ração seca no potinho.

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  2. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 928 outros seguidores

%d bloggers like this: