Skip to content

Castrar ou não castrar o gato?

28/07/2012

Castrar? Tá louca? Que papo é esse? Brô, acorda, ela surtou!

Não vivi o dilema da castração do gato, porque bigatos já vieram assim de fábrica (os gatos doados pelo Adote um Gatinho, o AUG, são todos castrados). Meu amigo Sérgio insiste que essa é uma puta sacanagem com os bichos, que encontrarão no Whiskas sachê o maior prazer de suas vidas – mas Sérgio não manja nada de animais e, por isso, vamos desconsiderar sua opinião.

Como eu mesma fui adestrada pelo AUG, concordo com a castração por muitos dos motivos que listarei abaixo. De quebra – e também para ser justa –, coloco aí embaixo as desvantagens citadas por especialistas (sendo justa, encontrei só uma). Lembro que não sou veterinária e, por isso, o conteúdo desse blog é fruto de pesquisa.

SIM! Você deve castrar o gato porque…

- Jackson Galaxy, o maior entendedor de gatos da temporada, afirma que machos não castrados farão xixi pela casa inteira, marcando território. E, segundo ele relatou, o cheiro da urina desses bichos é absurdamente mais forte do que quando castrados. Honestamente, não consigo imaginar.

- O gato macho fica menos agressivo quando castrado, principalmente com outros da mesma espécie. Já as gatas não dão aquele escândalo todo, típico de quando entram no cio.

- Os gatos não castrados tendem a perambular longas distâncias em busca de fêmeas para cruzar (tchipo quando o cara atravessa a cidade para buscar você em casa, cheio de segundas intenções). Isso aumenta os riscos para a vida do gato, como o de ser atropelado, segundo o PetWave.

- Apesar de a castração dar uma acalmada nos bichos, os especialistas afirmam que isso não muda a personalidade dos gatos.

- Segundo o AUG, um gato macho não castrado pode fabricar 200 gatinhos. Ah, detalhe: em um ano (OMG!). A ONG, então, associa a não castração ao abandono de animais: se deixar tudo por conta da natureza, será impossível cuidar de tantos gatos.

- A ASPCA (Sociedade Americana para Prevenção à Crueldade dos Animais) afirma que os machos castrados têm menos chances de desenvolver câncer nos testículos. Também são reduzidas as chances de as fêmeas terem câncer de mama e ovário.

NÃO! Você não deve castrar o gato porque…

- Há controvérsias, mas a castração pode deixar o animal mais gordo. Diz o Dr. Pet, Alexandre Rossi, em seu site: “Com a redução dos hormônios sexuais, ocorrem alterações metabólicas e elas podem contribuir para o acúmulo de gorduras. Uma das possíveis decorrências […] é o gato engordar”.

Aqui você encontra resposta para outras dúvidas sobre gatos.

Por Juliana Eunuca

About these ads
43 Comentários leave one →
  1. 29/07/2012 12:32 AM

    Quisera eu que gatos ficassem mais gordos por serem castrados! Talvez minhas gatas tivessem uma sobrevida maior se fossem mais gordas – longa história mas, no caso delas, seria realmente uma vantagem.

    Como você disse, há controvérsias. O empirismo indica que gatos gordos will be gordos, independentemente da castração. Alguns veterinários discordam. Eu fico com o empirismo.

    Sou leitora há teeeempos dos bigatos, amo! Parabéns por incentivar a castração neste post! :)

  2. 29/07/2012 6:16 AM

    Sou totalmente a favor da castração! Acho que a castração em machos é mais recente, então até o povo se conscientizar, leva um tempo. Se engordar é uma das desvantagens da castração, eu digo que pra isso já há as rações light. Então não é mais um problema.
    Beijos pros bigatos

  3. Erica permalink
    29/07/2012 7:49 AM

    O Charlie (magrelo) e a Blue (super gorda, ops, fofa e linda) são castrados. Mas tb vieram assim de fábrica… Aliás, o Manjar e Mingau tb são assim…
    É genética, castração, personalidade… Prefiro castrar

  4. 29/07/2012 4:53 PM

    O que eu percebo é que os gatos castrados dão uma encorpada e não acho que isso seria uma engordada propriamente dita. Lembro-me de gatos que antes de serem castrados eram cabeçudos e magrelos, pareciam até doentes, como que se a presença dos hormônios fizesse com que tivessem essa conformação. Depois de castrados, o corpo deu uma balanceada, ficou mais harmonioso em relação à cabeça, ficaram realmente mais bonitos e pomposos, parece que ficaram até maiores no tamanho, não como gatos obesos. Claro, que se você castrar e seu gato for guloso e você der comida à vontade, ele vai ficar obeso sim. Daí vai do dono controlar a alimentação. Mas acho que de tudo tudo mesmo, esse é o menor dos problemas para não castrar se você for comparar os benefícios de se castrar um bichano.

  5. Helda permalink
    29/07/2012 6:58 PM

    Tenho dois gatos em casa, um casal, que foram castrados quando completaram dois anos de idade, rrespactivamente. O fato é que só vejo o lado positivo da coisa.
    O Lorenzo viviia no nosso apartamento antes de ser castrado e NUNCA me deu trabalho, talvez por não ter nenhum contato direto com outros animais.Só o castrei quando ele teve que ficar na casa da minha mãe por uns temp, para impedir que ele continuasse a apanhar de outros gatos, o que o deixava muito machucado. Ele já era gordinho e engordou mais após a castração, por ser muito sedentário, e não por causa da castração em sí.
    Afirmo que foi por causa de deu sedentarismo, e gula, porque a fêmea, que é muito mais ativa que ele, manteve o mesmo peso após ser castrada.
    Acredito, então, que o fator peso extra tem mais a ver com a personalidade e genética do gato do que com a cirurgia em sí.
    No caso da Sofia foi ÓTIMO não ouvir mais todo aquele gemido horrível durante os cios!!! Foi um sossego…

    • Erica permalink
      29/07/2012 8:54 PM

      E olha que bonitinho:

      JULY 20, 2012

      Please, always spay or neuter your pets!

      Found on Facebook

  6. Patricia permalink
    29/07/2012 10:05 PM

    Meus carinhos tem 4 meses e 20 dias e estão com 3 dias de cadastrados confesso que fiquei com dó mas como ter 2 machos inteiros dentro de um apartamento????? Quanto a recuperação Estão super bem o mais difícil esta sendo a medicação eles não costumam dar trabalho mas o comp deve ter um gosto ruim pq ele gospe umas 10x até conseguir engolir.

    • 30/07/2012 10:47 AM

      Ele cospe o comprimido porque é gato. Nem se tivesse gosto de lazanha ele engoliria. ;)

      • Patrícia permalink
        31/07/2012 7:16 AM

        kkkk pior de tudo é que ele ficou doentinho antes e comia o comprimido na palma da minha mão rs, eles são fofos super bonzinhos mas não gostam que fica pegando e segurando eles (ai já começa o stress + comprimido ruim arranhões sem fim rs)

    • Renato permalink
      24/07/2014 8:04 AM

      Para os que vão ter esse problema, em casa a gente resolveu dando o comprimido e fechando a boca do gato com a mão por uns 10 segundos. Ele acaba engulindo…

  7. Alexandra Martins permalink
    29/07/2012 10:57 PM

    Castrar os gatos com certeza é a melhor opção!!
    Se vc realmente ama os gatos e se preocupa com o bem estar deles vc irá castrar; pois se não forem castrados vão ficar muito expostos aos perigos da rua e doenças (FIV) e irão fazer muitos outros gatos de rua, então qual seria a lógica de vc adotar e tratar de um gatinho de rua que estava muito mal, ficar com dó pq ele não tinha ninguem, e deixar com que ele produza muitos outros filhotes que passarão pelo mesmo que ele???
    Muitas vezes os gatos são castrados com menos de um ano, mas eles ainda não sairam da faze de crescimento, então muitas vezes ele ainda vai engordar e crescer mais, porém não é por causa da cirurgia e sim pq ele já iria crescer!!
    Sou SUPER A FAVOR da castração, vc zela pelo bem do seu gatinho e ainda colabora para a diminuição de gatos abandonados…
    A ração que indico é a Golden gatos castrados; mto boa, mas eles tbm precisam de exercícios..
    beijão para todos, e parabéns Ju.

  8. Denise permalink
    30/07/2012 10:27 AM

    Confesso que tive medo de ler os comentários, mas fico feliz em ver que pelo menos nesse ponto as coisas têm melhorado (falta deixar o bicho só dentro de casa, mas aí são outros 500…). Sobre os gatos engordarem, é importante lembrar que muitos gatos vão ficando mais parados com a idade. Conheço trocentos gatos castrados que são magros, mas isso porque eles continuam ativos como quando eram filhotes. Eu não me preocupo com as pelancas e as panças gordinhas dos meus filhos, desde que não passem do limite. Gato gordinho é mais gostoso de apertar! :)
    Tem babaca que tem um gato bacana/bonito e acha que se ele tiver filhotes todos serão tão bacanas/bonitos quanto ele, o que obviamente não é verdade. Mesmo que fosse, o que raios a pessoa vai fazer com os 5, 10 gatos que nascerem? Os pobrezinhos vão acabar na rua, abandonados ou criados por pessoas irresponsáveis. Só o AUG tem mais de 400 gatos para doação. É impossível não encontrar um perfeito!

  9. Sérgio permalink
    30/07/2012 8:58 PM

    Sou o Sérgio, “que não entende nada de animais”. Só uma questão: numa época em que os bichos são tratados como gente (fazem terapia, tomam cerveja, etc..), como não se colocar no lugar deles na hora da castração?

  10. 30/07/2012 10:51 PM

    Oi, eu ficava com dó de castrar a minha pequena fera Schumy e não dava muita bola pra médica sempre dizendo que “praticamente TODAS as gatas que tiveram piometra (infecção do útero) que tive que operar de emergência tinham cerca de 10 anos e NÃO ERAM castradas e blá blá…”. Mas eu pensava que com a minha pequena seria diferente, ah! ela é forte!… Paguei o preço (em todos os sentidos) de não ter feito a castração enquanto ela era novinha: quando ela completou 11 anos, tive que sair correndo porque ela estava pingando pus pela bundinha!!! Tadinha, teve que ser castrada às pressas, ficou internada, depois tomou 10 dias de antibiótico, ficou fraca… mas depois que se recuperou, ficou mais ativa do que era antes, parecia filhote de novo! E cá está ela aqui, no auge dos 12 anos! Então, eu recomendo SEMPRE a castração. E se a pessoa quiser que a gata tenha filhotinhos, que a castração seja feita após o desmame e tá beleza.

  11. Deee permalink
    06/08/2012 10:29 AM

    Tenho 4 gatos (3 fêmeas e 1 Macho) TODOS castrados.
    Só a mais velha foi castrada aos 3 anos, os outros 3 foram castrados com 3, 4 meses e TODOS estão ótimos de saúde.
    Comem a GOLDEN gatos castrados, mais mesmo quando comiam a Golden normal não engordaram mais do que devia…Só cresceram xD
    A “engorda” esta na genética..a mãe das mais novas era enorme de gorda e foi castrada aos 8 anos ‘-‘ (e me roubaram ela 1 ano depois :(, mas isso é outra história..).
    Só sei que depois de castrados, o pelo ficou mais brilhoso…sedoso. Nunca tiveram problema de saúde e estão muito bem obrigado =)

    Minha gangue de peludos não são tratados igual gente, só são tratados com muito amor e carinho..o que todo ser vivo merece. Seu gato, principalmente o macho, não vai te odiar, dizendo que você tirou a “masculinidade” dele…Até porque o meu é super feliz e ativo, e vive bem com o arem dele. Afinal de contas, ele é rodeado por 3 coisas brancas lindas e peludas hahahaha.

    Castração é e sempre vai ser um ato de amor.

    *PS. parabéns pelos seus brancos peludos…São sempre tão branquinhos *-*
    As minhas 3 fêmeas são brancas, só que 2 dias depois do banho…lá vem patas pretas, sem contar que tenho que escovar sempre as mais novas porque são muuuito peludas e criam dreads na barriga xD
    hahahaha

    • 13/08/2012 9:48 AM

      Alguém sabe apartir de quantos meses posso castrar minha gatinha??

      • Isabel permalink
        18/08/2012 10:11 PM

        Vana, os veterinários costumam recomendar que seja por volta dos 4 meses, ou seja, após todas as vacinas serem aplicadas e antes do primeiro cio.

  12. luciana permalink
    17/08/2012 9:49 AM

    Confesso que estou com medo de levar meu principe pra castração, ele já é meio paradão de tudo sabe, e todos ficam falando que ele vai ficar mais ainda…socorrrro ushduhsud

  13. Gio permalink
    26/09/2012 10:48 AM

    Castrei meus dois gatos, o Samuca e o Gino, porém o Sam de vez em quando sai de casa e volta dias depois…já o Gino é calmo, fica em casa o tempo todo…e não são gordos, são esbeltos…hehehe. ;)

  14. Sofia permalink
    26/10/2012 6:37 PM

    oi,tenho 3 gatos, 2 não se dão com o outro. bufam lhe e pegam se logo arrancando muito pelo.
    tem os 3 a mesma idade. castrar ira ajudar?

  15. 20/11/2012 5:48 AM

    minha gata eh castrada e desde castraçao ela nao ficou mais gorda… oq acontece é que gatos de casa com acesso a rua vao deixar de sumir por 1 semana atras de femeas no cio e como vao ficar mais em casa eles vao comer mais… mas nada de exagerado a ponto de deixa-lo gordo… se seu gato ;é gordo ele provavelmente o seria se nao fosse castrado tambem.. sem é muito gordo pode ser interessante ver com o veterinario se ele esta saudavel, talvez dar menos raçao ou raçoes especiais (ja vi umas pra gatos obesos, com menos gordura e essas coisas)..
    enfim, gato fordino é fofinho, mas assim como nos humanos, estar acima do peso pode ser perigoso pra saude…

  16. Juhvet permalink
    17/12/2012 3:35 PM

    Castrar gatos machos NÃO reduzem a chance de ter tumor nos testículos e sim ANULAM essa chance pois os testículos são retirados. ;) bjinhos

  17. Regiane permalink
    30/01/2013 3:57 PM

    :-) Ola leio sempre suas dicas e gosto muito minha gata deu cría a 5 filhotes um mais fofo que o outro segui suas dicas para introduzir ração, higiene e deu Tudo certo os filhotes estão independentes e prontos para serem doados isso é o dificil k k kkkk
    Quanto a castração sou a favor tenho dois gatos castrados uma femea e um macho ele engordou bastante ja ela nem tanto bjs a todos que são apaixonados pelos cats assim como eu sou

  18. Diane Duarte permalink
    28/02/2013 9:22 AM

    bom dia Juliana,

    gostaria de tirar uma dúvida com vc.
    tenho três gatos em casa. dois persas e um SRD.
    o meu primeiro, o persa, foi castrado com 8 para 9 meses, muito bagunçeiro, então ele acalmou bastante.
    o segundo o SDR, urinava a cs toda!!! castrado ele parou!
    agora, minha dúvida eh que o meu caçula, vai fazer um ano e é como se fosse um neném ainda… ele cresceu pouco, apesar de ser super saudável, ele não se arrisca em pulos mais atrevidos. não urina na casa, não tenta fugir mesmo qnd as gatinhas do pedaço estão as voltas…. ele nem atina… por isso não vejo necessidade de castrado. queria até futuramente coloca-lo pra cruzar. que vc me diz?
    parabéns pelo blog!!! já está nos meus favoritos.

  19. Marizilda Sprocatti permalink
    05/04/2013 3:33 PM

    Adorei as perguntas e respostas. Me ajudaram muito.Tenho um casal. Um com 5 meses o macho e a femea com 4 meses. Seria aconselhavel castra-los logo?
    Grata, Zi Duarte

  20. Patrick permalink
    02/05/2013 11:14 PM

    Gostaria de saber, se a uma idade limite para se fazer a castracão?

  21. ANA LUISA MOITEIRO permalink
    20/05/2013 9:13 AM

    Tenho um gatinho arraçado de persa ,não e puro,tem 4 meses e não consigo que faça coco na caixa .Ja tentei de tudo ,mas não consigo.alem disso e guloso e por ser guloso e ladrão.

  22. 02/06/2013 8:29 PM

    Muita informação interessante para quem pretende ter um felino em casa. Obrigado.

  23. Gato Fofo permalink
    04/08/2013 6:23 PM

    Haaaaaa…
    Quem não tem gato macho em casa não imagina o cheiro de xixi que eles deixam!
    Minha mãe tem 2 machos e 3 fêmeas (uma já sumiu).
    Eles vivem se pegando e batendo (e apanhando) nos meus gatos e os dos vizinhos .
    A mãe fica louca com isso!!!
    É um completo inferno!!!
    Sem se falar do drama de doar dezenas de gatinhos por ano…
    mesmo assim ela nem aceita falar em castração.

  24. Rita permalink
    25/08/2013 3:50 AM

    Oi, amigos. Eu nunca fui amante de gatos, até que adotei uma gatinha que apareceu aqui em casa e acabou dando cria duas vezes. Pra resumir hoje sou apaixonada por eles. Infelizmente ela sumiu, dos seis que nasceram na segunda ninhada só doei um, e dos dois que sobreviveram da primeira um morreu envenenado e o outro o Momô, que eu amo demais, sumiu há dois dias. Adorei o blog, mas estou escrevendo mesmo mais pra desabafar porque nem todos entendem, não levam a sério, acham exagero ficar chorando assim por um gato, por isso, estou escrevendo aqui, porque sei que tem gente que entende. Estou muito triste. Sempre tive pena de castrar os machos, parecia mutilação,só castrei as fêmeas, mas se eu tivesse certeza de que ele não iria sair mais se arriscando tanto, eu o teria castrado. Obrigado pelo espaço, vou tentar ficar esperançosa e ter fé de que ele vai voltar.

  25. Bia permalink
    15/10/2013 12:01 PM

    Oi pessoas. Na verdade eu nem imagino o que seja ter animais inteiros em casa, cadelas e gatas entrando no cio, aquela barulheira, agonia total… Todos os animais que ja estiveram em minha tutela foram prioritariamente castrados ou esterilizados, mesmo quando estava sem dinheiro a prioridade era castrar, até antes mesmo de vacinar… E posso dizer que minha cadela engordou um pouco sim, o gato macho tambem, mas não posso afirmar que se não fossem castrados seriam mais magrinhos, acredito que é só cuidar e não deixar estrapolar o limite do fofinho para o bolinha, ehehehe… o negócio é estimular as brincadeiras e atividades físicas em geral… Isso fica mais fácil se seu bichinho tem outro de sua espécie para brincar… Enfim, o que eu mais aconselho a castração é justamente pra evitar ninhadas abandonadas nas ruas, passando fome e frio, que não tem ninguem por eles… A maioria desses gatinhos vai morrer de forma cruel, atacados por cães, atropelados, de doenças mil ou ainda pela maldade do ser dito humano…então castrar é sim um ato de amor ao próximo… E quanto ao custo da cirurgia, procurem universidades ou indicação de veterinários que atendem ONGs, no meu caso sempre consegui contato direto com esses veterinários e eles fizeram preços bem em conta… então não é desculpa… Boa sorte aos gatinhos.

  26. Carla permalink
    27/12/2013 9:49 AM

    Eu não sou a favor e nem contra a castração. Entendo os dois lados.
    O meu gato, pego na rua, hoje tem 4 anos e não é castrado. Quando ele chegou aqui, estava muito doente e tivemos que tratar das milhões de doenças que ele tinha primeiro, nem pelo tinha o meu neném, então foi físico e mais tudo junto. Quando ele ficou finalmente curado de tudo, com tanto estresse de vai e vem pelo veterinário, quase morreu… Eu poupei ele de outra ida para uma cirurgia. Meu gato é mentalmente especial, ele é agressivo e assustado ao extremo desde que tinha duas semanas de vida, até pequeno ele dava sempre arranhão achando que machucariam ele, traumatizado, e os médicos ficam apavorados com o comportamento dele. Então, eu tento não deixar ele mais nervoso, pois a ida para o veterinário é uma BATALHA. E além disso, minha mãe é contra, acha que não temos direito de cortar o animal … E de certa forma, eu concordo com ela, se o animal pudesse falar alguma coisa por você ter castrado ele, seria “Desgraçado!” (eu pelo menos diria). Porém, animal que vai para rua e pode dar mais gatinhos abandonados, não tem o que questionar, precisa da castração para prevenir esse sofrimento.De fato, o gato não castrado é mais ativo, ele tá sempre mais esperto que o animal castrado. O cheiro do xixi é realmente ruim, mas isso para, viu? O meu pelo menos parou, hoje ele tem 4 anos, como eu disse e não faz mais xixi nas coisas… Acho que cada um é responsável pelo bicho e toma a atitude que pensa fazer o seu animal mais feliz, logo, se for com boa intenção para fazer o animal viver melhor, tá bom!!

  27. Thaty Maldaner permalink
    01/01/2014 6:25 PM

    Dizem que gatas que tomam vacina para não entrarem no ciu tem até 80% de chance de ter câncer. Os castrados 50% e os não castrados menos de 30%. Como minha gata é de apartamento e nunca sai optei por não castrá-la. Ela hoje tem quase 7 anos.

  28. Mariane permalink
    21/04/2014 11:56 PM

    Bom, assim como a Carla, eu também entendo os dois lados da “coisa”!
    Mas vou relatar o que aconteceu comigo…
    Eu tinha uma gata, a Sassy, filha de uma outra gata minha (que já morreu =/, a Dina). Eu não a castrei e nisso, a Sassy teve filhotinhos, doei e fiquei com mais uma, a Marrie.. Comecei então a fazer injeções anticoncepcionais na Sassy, e esperei para fazer na Marrie até ela crescer um pouco mais ou então ter sua primeira gravidez.. Pronto, a Marrie teve filhotes, doei e fiquei (mais uma vez) com outro gatinho, o Duff. Depois de certo tempo, o veterinário me afirmou que as injeções anticoncepcionais poderiam vir a trazer complicações nas gatas mais tarde, resolvi então optar pela castração! No tempo de parar com as injeções e marcar as cirurgias (duas fêmeas e um macho: R$ 580,00), a Sassy já engravidou de novo, então esperei ela ganhar os filhotes, doar e… ficar com MAIS UM, o Bud. O Duff e a Marrie, já estão castrados, o Bud terá que esperar um tempinho, só falta esperar o dia da cirurgia da Sassy, e ela é a única que mia (e muito) o tempo todo. A Marrie e o Duff, estão calmos, super carinhosos, não miam quase nunca, já a Sassy…

    No meu caso, começou a ficar super estressante a rotina com gatos não castrados.

    As vezes, fico triste, pensando no porque deles não poderem ter uma vida completa, assim como nós, mas muito pior que isso, não suportava ter que separar os filhotes da mãe a cada gravidez, não acho isso justo, embora tivesse que doá-los pelo simples fato de que eu não conseguiria (mesmo que quisesse) cuidar de tantos gatos! (Graças a Deus, sempre consegui doar para quem realmente gosta e cuida, pois se escolhemos a opção de não castrar, devemos pelo menos ter a responsabilidade com quem não tem culpa de NADA). Então, castrei e hoje percebo que a cada dia que passa, tudo está ficando muito mais tranquilo e assim posso dar cada vez mais carinho aos meus amores! No começo eu tinha 1, hoje tenho 4 e amo (infinitamente) cada um deles e também aqueles meus queridos que já partiram.

  29. cilenesilva permalink
    15/06/2014 10:28 AM

    Adorei a explicaçao tenho dois gatos, estou pensando em castrar o meu gato tiger: agora estou mais informada.

  30. Emanuelle permalink
    06/08/2014 8:02 PM

    Parabéns pelo post, muito bom e esclarecedor. Quanto a controvérsia do gato gordo, penso que não seja todo gato que engorde com a castração. Aqui tenho uma dupla incomum, uma gata e uma cadela, ambas castradas. A gata foi castradas ainda com oito meses de vida e hoje tem três anos e se mantém magrinha ainda. Foi a melhor coisa que fizemos por ela, não me arrependo, pois moro em casa e sempre temos muitos gatos de rua entrando e saindo de casa, sabe lá Deus que doenças minha gatinha não teria pego se não fosse castrada!

  31. fernanda permalink
    09/08/2014 8:48 PM

    adotei uma filhote de gata que era maltratada pela dona, ela apanhava pq miava, apanhava pq fazia coco, apanhava por td, hoje ela ta comigo porem tem medo d td e d tds, so quer ficar dentro d uma caixa fechada ou dentro domeu guarda roupa. que fazer para ajuda-la?

  32. 01/09/2014 6:11 PM

    eu acho q isso ñ acontece é só controlar a comida e pronto,eu tenho um gato preto q adotei o nome dele é bolinha eu vo levar ele p castrar pq ñ aguento ver ele no estado q ta,ele ta td machucado de bhrigar com os outros gatos por causa das gatas ta magro pq ñ para em casa e ainda por cima ele passa a noite fora e o dia dormindo . então eu vou castrar ele pq ele ta todo feio e é pro bem dele e dos filinhos q poderia vir e ir p rua pq muitos fazem isso ñ tem,a decencia de doarem os bichinhos jogam na rua quenem lixo

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  2. Problema: o gato faz xixi fora da caixa « Diário de dois gatos
  3. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 943 outros seguidores

%d bloggers like this: