Skip to content

Problema: o gato faz xixi fora da caixa

05/08/2012

Felizmente, aqui em casa não temos este problema. Assim que Manjar e Mingau chegaram, a Denise (do Adote um Gatinho) colocou um bigato por vez na então caixa de areia (que depois virou caixa de sílica), e o software deles registrou onde era o banheiro. Mas mijar fora do penico pode ser algo comum, ou ainda surgir ao longo da vida do bicho.

Na tentativa de ajudar – e lembrando que seu veterinário/a pode ser a melhor pessoa para isso –, reuni abaixo algumas dicas de quem entende.

Vai para o trono ou não vai?

- Primeiro de tudo: tente resolver o problema assim que ele começar, antes de virar um hábito. Quanto mais cedo identificar e lidar com a situação, mais fácil. Segundo de tudo: pode ser difícil treinar o gato para usar o banheiro, mas eliminar os obstáculos apontados aí embaixo já ajuda. Então vamos lá.

- Se seu gato não for castrado, as chances de ele fazer xixi no lugar errado são grandes. Machos não castrados acham (de coração) que devem marcar território e a melhor ferramenta que têm para isso é o xixi. Ainda assim, 10% dos machos e 5% das fêmeas continuam brigando com a caixa de areia depois de castrados.

- Fazer xixi fora do penico pode ser um lance tão territorial que, quanto mais gatos na casa, maiores as chances de isso acontecer.

- Um artigo da FDA reforça a importância de verificar com o veterinário se o bicho não está doente: o problema pode ser de saúde, não de comportamento. Se o gato sente muita dor ao urinar, pode associar esse desconforto à caixa e fugir dela. Uma dica é a ficar atento à posição do rabo. Rabo paralelo ao chão mostra que ele está mesmo só se aliviando, enquanto rabo para cima e se mexendo tem cara de demarcação de território.

Eu só vou usar o banheiro se eu gostar do banheiro. Quer que eu desenhe?

- No mesmo artigo, a FDA diz que estresse e ansiedade podem ser a causa desse comportamento nada simpático. Nesses casos, objetos que têm o cheiro do dono, como roupa de cama, podem acabar sendo batizados. “Um exemplo dessa situação é quando o gato percebe que o dono está se preparando para uma viagem e faz xixi na mala. Ou quando o gato urina em um móvel logo após a chegada de outro bicho.” Como a causa do problema é muito específica, o tratamento só pode ser individualizado.

- A matemática da caixa de areia – que eu não sigo – é uma para cada gato, além de uma caixa extra. Seguindo essa fórmula, a casa dos bigatos precisaria de três delas (e eu teria de alugar o apartamento ao lado…). Ironias à parte, a adição de uma(s) caixa(s) pode ser a resposta que você e seu gato buscam.

- O problema também pode ser a própria caixa, como explica o guru Jackson Galaxy. Ela pode estar muito pequena para eles, por exemplo. Ou pior: muito suja. A tampa da caixa também pode ser a vilã, caso o bicho se sinta “sufocado” lá dentro. Além disso, o dono deve ficar atento à altura da porta, que vira um obstáculo para felinos bebês, idosos ou com problemas de saúde.

- O problema muitas vezes não é a caixa, mas sua localização. No site da faculdade de veterinária da Universidade de Cornell  (somos chiques ou o quê?), eles dizem que lugares com muito movimento, barulho, escuros e úmidos podem ser ruins. Colocar a caixa em um local onde o gato já faz xixi (que ele mesmo escolheu), e onde tenha acesso 24 horas por dia, pode resolver. Não deixe comida e caixa de areia na mesma área (ou você curte comer no banheiro?).

- Galaxy, o muso do comportamento felino, explica que as necessidades fisiológicas são uma forma de o gato identificar seu território. Se você limpar a caixa a cada mijada, o bicho terá de encontrar outras maneiras de marcar a área (mijando no seu sofá, por exemplo). Por outro lado, gato não gosta de sujeira. O segredo aqui é bom senso: limpe diariamente, lave a caixa sempre que precisar, mas nada de neurose.

- Não adianta bater, chutar nem gritar com o gato mijão, pois isso só aumenta a ansiedade, agravando ainda mais a situação. O povo da Universidade de Cornell também diz que não adianta esfregar o focinho  na prova do crime: eles não conectam os excrementos e a punição.

Da minha parte é isso. Você tem outras dicas? Passou por uma situação semelhante? Ou melhor ainda: conseguiu resolver o problema? Escreva abaixo, nos comentários. :)

Aqui você encontra resposta para outras dúvidas sobre gatos.

87 Comentários leave one →
  1. Erica permalink
    05/08/2012 4:19 PM

    Obrigada pelas dicas! Vou tentar a segunda caixa, a princípio.

  2. Adrina permalink
    05/08/2012 4:58 PM

    Morfeu infelizmente está entre os 10%. E além dos objetos com nosso cheiro (a casa toda) tem um predileção especial por bolsas de visitantes, que são alertados logo na entrada: “deixa eu guardar sua bolsa num cofre, que tem um mijão aqui que já viu…” Sim, tem totalmente a ver com stress, excesso de gatos e falta de caixas. Mas nem sempre podemos oferecer tudo o que eles precisam…

  3. Alexandra Martins permalink
    05/08/2012 7:09 PM

    Olha eu vi umas dicas legais essa semanana no Tudo Gato.. Tbm é um site mto bom sobre gatos..
    Não sofro desse problema, desde que tenho o Diego ele nunca fez em lugar que não devia..
    Mas valeu pelas dicas Lu.

    • 20/10/2012 10:15 PM

      gente eu nunca tive problema com caixa de areia eles sempre fazem na caixa sempre agora quando está suja ai sim fazem fila eu escuto muitas pessoas dizer que seus gatos não usam a caixa, eu custo dizer que até os bichos tém que ser educados e gatos se educa. bjs boa noite.

  4. Denise permalink
    06/08/2012 11:22 AM

    Quando a cx não está limpa (limpo de manhã e mtas vezes volto tarde para casa!), a Gigi faz xixi do lado dela. Percebi também que meus gatos se incomodam com a tampa da cx… Uma pena, eu adoro aquilo!

  5. 20/08/2012 11:04 PM

    O problema aqui em casa é com o número 2, não sei porque a Tixa de vez enquando faz fora do lugar ( na maioria das vezes dentro do tanque). As vezes acho que é pq os outros dois inibem ela, mas não sei mesmo a razão.

  6. Mari permalink
    20/08/2012 11:53 PM

    Um dos meus gatos, ao que parece, não simpatiza com a minha mãe, e só ela aparecer aqui que ele faz xixi fora do lugar, de preferência bem perto de onde ela estiver, por ex., no pé da cadeira que ela estava sentada, no porta-mala do carro dela, na cortina que fica ao lado da cama onde ela estava sentada…

  7. Katherine permalink
    03/12/2012 8:28 AM

    Tenho cinco gatos, quatro caixas de areias e potes de ração beeem distantes. O problema é que uma das gatinhas (castrada, aliás) adora fazer xixi nos nossos locais de lazer, como em baixo da mesa do computador, na sala, e aí fica desconfortável colocar a caixinha de areia nesses locais. :/

  8. Thy permalink
    11/12/2012 3:09 PM

    uma das minhas gatas é perfeita, faz xixi e coco na caixinha, agora a outra faz xixi na caixinha e o coco na porta da caixinha, que é igual a essa sua.

    • 01/07/2013 11:55 AM

      Nossa, pensei que somente a minha fazia isso! Vc já descobriu pq ou conseguiu resolver?

      • samanta permalink
        18/05/2014 8:09 PM

        a minha gata faz as nessecidades no banheiro da casa e ali diz que lugares escuros a luz ta sempre aseza mais todos tomam banho e o banheiro nunca fica 100% seco então eu não sei ALGUMA DICA PRA AJUDA PF, se ela não para com isso ela vai te que ir em boraaaaa :(

  9. 17/12/2012 8:46 PM

    Li um livro chamado Psico Gato MUIIIIIIIITO bom, e vejo sempre o Jackson Galaxi, adoro a maneira que ele olha e analisa o ambiente felino…
    Bom sei que alguns gatos não gostam de certas texturas de areia, os da minha vizinha só gostam de areia mesmo, dakelas de construção, se comprar areia higienica esquece protesto geral. Eu tinha um que era só a gente viajar , quando voltava tinha que esconder a mala dele, por conta do cheiro de outro ambiente ele xixava nas bolsas… estresse tb desencadeia essas reações, e referente oque a amiga sitou lá em cima que a gata gosta de fazer xixi nos lugares de lazer, fica de olho pq as vezes ela ta estressada e tentando chamar sua atenção por isso faz em lugares que VC passa mais tempo. Ah e caixas de areia com tampa não são muito indicadas pq depois o plastico impregna o cheiro da urina, e quando o gato entra ele sente que tem xixi por todos os lados e por serem tão higienicos ele não querem mais ficar la dentro…. experiencia propria.. Bjokas

  10. luciana permalink
    15/01/2013 11:56 AM

    Tenho filhotes q fazem questão de fazer tudo fora da caixa de areia, qd todos os outros fazem no lugar certo, isso ´ta me levando a loucura.

  11. 16/01/2013 11:22 PM

    Genteeee estou doida com a Julieta, ela sempre foi doidinha, desde que recolhi ela da rua, quando a Nina (que hoje vive com minha mãe) brigava com ela ela fazia xixi na casa, mas achava q era de medo, depois que casei e fiquei só com ela, parou, mas aí em setembro adotei outra menina a Tina, aí voltou a palhaçada, ela já fez xixi em tudo q é lugar imaginável, até na cabeça do meu marido quando ele estava dormindo e no meu notebook, que infelizmente queimou a placa mãe….já desisti…só dou bronca quando vejo, mas não sei mais o que faço….

    • Carolina Furtado permalink
      09/04/2013 8:39 PM

      Novidades…A Julieta parou de fazer xixi na casa toda….iuppp…
      Porém estou super apreensiva, pois daqui 1 mês terei que mudar de casa e irei morar com a minha mãe e sei que passarei por tudo novamente multiplicado por 3, pq irá morar Nina, Julieta e Tina…ai ai ai…rs

      • Cris Santos permalink
        10/03/2014 3:38 PM

        Como ela parou de fazer xixi?

      • Cris Santos permalink
        10/03/2014 3:39 PM

        rsrsrs. Qual das dicas foi melhor? rsrs Valeu!

    • 05/05/2013 5:33 PM

      meu gato faz coco

    • Tania permalink
      16/05/2013 11:33 PM

      gatinhos respondem muito bem a florais de bach, por que vc nao experimenta? eu sugeriria rescue + walnut + holly. O rescue +walnut sao bons pra stress e mudanca de ambientes, e o holly vai ajuda-la a se relacionar mais amorosamente. Eu daria pras 3, e tomaria eu tb, pq o dono influencia muito, e o ideal é estar ‘harmonizado’ com o bichinho… Floral de bach é tudo de bom. 4 gotinhas na boquinha, 3- 4x por dia se possivel. E se a crise for muito brava, dá também aquele Estresse Pet da Arenales (eu nao ponho na agua – dou 4 bolinhas direto na boquinha das minhas quando tá trovejando ou quando tenho de leva-las na vet – caro mas vale o que pago). Junto com os florais, sao tudo de bom…

    • Edilene Tahara permalink
      13/07/2013 8:45 AM

      Aqui em casa tenho 4 duas femeas e dois machos… uma e mae de todos…
      Eu moro no Japao e peguei essa danada na rua e ja estava recheada…rs
      Meu apartamento e pequeno e nao posso ter uma caixa pra cada entao eles dividem 2 caixas… De uma hora pra outra as femeas comecaram a xixar a casa inteira e ate na cabeca do meu marido tbm…rs em cima da coberta era festa…. ai ai…
      Fiquei tao estressada que deixei ela sair pra rua….agora que ela voltou os outros nao a aceitam…. e esta uma briga de Titas…. ai…ai… Mas como nao da pra amar menos vou esperar as coisa se ajeitarem…

  12. Carol permalink
    19/01/2013 12:39 PM

    Tenho apenas uma gatinha (castrada) ela vai fazer 9 anos e de uns meses pra ca começou a fazer xixi fora da caixinha. Nao é todo dia, mas uma vez por semana mais ou menos e sempre no mesmo lugar…no pano do chao do banheiro. Ainda enrola o pano escondendo a prova do crime hahaha. Nao sei oq pode ser nem oq fazer para mudar essa situaçao :/

  13. Lilian permalink
    24/01/2013 5:18 PM

    Tenho quatro gatos,sendo um deles macho,o Henrico(todos castrados).Hoje eles estao com 2 anos de idade,foram abandonados assim que nasceram,fiz o papel de mãe mesmo,alimentava,limpava e fazia massagem para eles fazerem suas necessidades.São os amores da minha vida!O problema é que o Henrico, de uns tempos para cá começou a demarcar a casa toda!No domingo,não sei o que passou pela cabecinha dele e fez xixi na sala,ontem,fez na parede lá fora.Mantenho a caixa de areia sempre limpa!Não sei o que fazer!Eu acho que é estresse,pois no meu portão tem aparecido uns gatos de fora,e os meus nunca saíram,não sabem o que tem alem do portão…acho que ele se estressou em saber que ele não é o único “pretinho”no mundo,rsrs…….

  14. Giulia permalink
    15/02/2013 5:40 PM

    Oi me ajuda minha gata fica na posiçao de fazer xixi muito tempo e nao faz nada.?

    • Lilian permalink
      28/02/2013 8:35 PM

      Oi Giulia!Corra c/ a sua gatinha p/ o veterinario!Isso eh serio!!!!!!

    • Simone permalink
      15/11/2013 9:49 PM

      ela deve estar com infecção ma urina

    • Margarida permalink
      17/01/2014 2:12 AM

      Possivelmente infecção urinária.

  15. TayEMia permalink
    17/02/2013 10:28 PM

    Obrigada msm pela ajuda. Tava louquinha da silva com a Mia fazendo sujeira pela casa. Ela tem dois meses, veio de uma outra casa sem ninguém pra educá-la. Mas com as suas dicas no mesmo dia já tava usando a caixinha de areia.

    P.S. ela só não sabe enterrar direitinho a “caca” mas estamos progredindo!
    Obrigada sucesso e beijos!

  16. Denise permalink
    13/03/2013 9:40 AM

    O winko qdo chegou ( adotei c 2 meses) fazia xixi na minha cama. Passei muito nervoso por conta disso, mas hj percebo q o coitadinho tava stressado, ansioso c toda a situacao nova. Acho q qto mais amor damos, mais tranquilos eles ficam e esses problemas vao embora.

  17. Eliana permalink
    20/03/2013 3:41 PM

    Tenho uma gatinha a Nicinha, ela apareceu aqui no meu quintal, resolvi adota-la, mas a gatinha só faz coco no ralo do box e xixi tambem, mas quero que ela faça na caixinha, que fez umas 3 vezes somente, o que faço?? Nicinha tem 4 anos, e só tem 3 patinhas.

  18. Rose permalink
    25/03/2013 5:08 PM

    Ganhei um gato quando ele tinha um mês, agora ele está com dez meses, mas dentro esses nove meses já tive muitos problemas com ele. Já fez xixi na minha cama, no sofá, nas paredes, na cama do meu filho de 3 anos, na cama da minha mãe, na cama da minha irmã… Gosto muito dele, e já não sei o que fazer. Ele só faz na areia dele de vez em quando. Socorro!!!

  19. Carol permalink
    09/04/2013 12:43 PM

    Gente… estou querendo comprar a caixa de areia com tampa…será que eles se adaptam fácil? Alguma experiência?

    • 10/05/2013 5:40 PM

      Carol, se adaptam sim, na maioria das vezes. Nos primeiros dias, coloque só a parte baixa da caixa… depois coloque a parte de cima, sem a tampa… Qdo tiverem se acostumado assim, coloque a tampa e mostre pra eles que ela é móvel.

      • Carol permalink
        16/05/2013 8:04 PM

        Oi Emerson…realmente eles se adaptam…arrisquei e logo no primeiro momento ela entrou e já “inaugurou”.. agora não fica mais aquela areinha ao redor da caixa…foi uma excelente compra!!! Obrigada.

  20. Pedro Rodrigues permalink
    19/04/2013 10:08 AM

    Alguém me ajude!!!Tenho três gatas e elas não fazem xixi e cocô no lugar certo de jeito nenhum.Isso ta deixando todo mundo daqui louco.Minha mãe quer jogar elas na rua.Todas 3 são castradas.Já tentei quase tudo que me ensinaram.Hoje estou disposto a construir um quartinho no quintal pra que elas morem sem incomodar as pessoas da casa.Aprendi a fazer uma misturinha que tira o cheiro do xixi.Mas todos os dias tem muito xixi o cocô,e minha casa é bem pequena.A presença dela ficou incomoda.Estou triste e desesperado.

    • Neli permalink
      11/05/2013 6:15 AM

      Oi Pedro, como é essa misturinha para tirar o cheiro? Meu gato resolveu não usar a caixinha algumas vezes.

      • Pedro Rodrigues permalink
        19/05/2013 3:54 PM

        Realmente funciona,parece milagre.Pena que nem isso ajuda no caso das minhas gatinhas.
        1 LITRO DE ÁGUA + 1/2 COPO VINAGRE DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA BICARBONATO SÓDIO + 1/4 COPO DE ÁLCOOL + 1 COL. SOPA AMACIANTE.

        Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:

        1 – água
        2 – álcool
        3 – bicarbonato
        4 – vinagre
        5 – amaciante

        Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas…além de tirar maus cheiros deixa o perfume duradouro do amaciante.

    • Carol permalink
      16/05/2013 8:06 PM

      Pedro… talvez vc tenha que limpar mais vezes a caixa. Quando a caixinha está suja muitas vezes eles deixam de usar….

    • Tania permalink
      19/05/2013 4:14 PM

      vc tem 4 caixas pra essas 3 gatinhas? se nao tiver, tente isso, tem gato que nao suporta dividir banheiro (eu sou uma, rs). E aí pegue cada coco e coloque numa caixa diferente e tb um pouco do xixi num pedaco pequeno de papel higienico. Aí leve cada gatinha pro lado das caixas e diga amorosamente pra cada uma – é aqui que eu preciso que vc faca coco e xixi, querida. Faca isso durante alguns dias, acho que vai dar certo…

    • Edilene Tahara permalink
      13/07/2013 8:53 AM

      Aqui um veterinario me ensinou a colocar o felino em uma grade que tenha um lugar pra dormir e comer e em um cantinho tenha uma caixa onde deve fazer suas necessidades… Mas nao pode ficar com dozinha e tirar o animal antes dele aprender….

  21. julliana Miranda permalink
    25/04/2013 9:18 AM

    tenho 3 gatos. o mão novo,Blanco, dá o maior trabalho p fzr coco. se houver xixi ou coco dos outros ele faz o coco no chão e temos 2 caixas bem grandes. não quero q meu gato mande em mim e fico mesmo sta brava qndo isso acontece. Alguém pode me ajudar????

    • Ida Lopes permalink
      18/05/2013 5:47 PM

      O idela é ter uma caixa de areia por gato e mais uma extra; ou seja: você deveria ter 4 caixas de areia.
      Tenho 2 gatos e 3 caixas. Nuno faz xixi e cocô em caixas diferentes (sempre as mesmas) e Catita usa uma para tudo. E ai dela se usar uma das caixas de Nuninho…

    • Tania permalink
      19/05/2013 2:15 AM

      acho que é uma questao de modo de ver, querida. Pra mim os gatinhos nao querem ‘mandar’ na gente – é só que eles tem o modo de ser deles, sao muito nojentinhos com limpeza (e eu adoro isso, odiaria eles serem porcos). Seu gatinho provavelmente nao entende que vc está ‘ordenando’ que ele faça cocô num lugar ‘sujo’ PRA ELE mesmo que seja uma caixona grande – ele simplesmente nao consegue… Talvez fosse mais viável em vez de 2 caixonas vc ter 4 pros seus gatinhos terem cada um o seu banheirinho (veja – eu odeio dividir banheiro – nos meus 3 casamentos só com um parceiro dividi banheiro, e era um sufoco, nao deixei colocar porta no box, nem cortina, porque entao o banheiro era ‘lavado’ duas vezes por dia pelo menos… imagine a neura – mas essa sou eu, que posso fazer… ainda bem que ele aceitou e nao foi por isso que o relacionamento acabou… Já imaginou se ‘um ser maior’ resolvesse nos dar somente um banheirao, e a limpeza nao ficasse ao nosso cargo, mas ao desse ‘ser maior’, e eu tivesse de usar um vaso todo xixado por um mangote masculino desgovernado?? acho que eu ia preferir fazer minhas necessidades nos lugares limpos que eu encontrasse…).
      Querida, o que quero dizer é que nao precisamos ‘humanizar’ os bichinhos, mas que optar por uma visao mais compreensiva e amorosa do ponto de vista deles pode ajudar muito a relacao, em especial entre duas especies diferentes… Eu faco isso com minhas queridas e elas estao cada vez melhores, cada vez mais correspondem aos meus desejos (kind of ‘obedecer’, nao? – é que acho que este termo nao se aplica muito a gatos… PRA MIM me parece que obedecer é coisa mais de cachorro – tipo cachorro aceita e obedece, e gato entende e atende – mas repito – essa é a MINHA visao, pelo que noto na MINHA experiencia com essas duas maravilhosas especies).
      Espero que vc consiga lidar com isso – se bobear esse gatinho vai ser o que mais vai derreter seu coracao, vai ver…

  22. Juliana permalink
    14/05/2013 5:11 PM

    Tenho um gatinho filhote, ele aprendeu a fazer as necessidades na caixinha de areia, mas ás vezes ele faz nos cantos da casa ou embaixo das estantes… seria isso um modo de marcar território? mesmo sabendo fazer na caixinha de areia?

    • Tania permalink
      19/05/2013 2:29 AM

      seja la o que for, o que sei é que os bichinhos adoram fazer o que a gente gosta – entao sugiro que vc pegue os cocozinhos dele e coloque no lugar onde quer que ele os faça, ou seja num cantinho da caixinha onde vc quer que ele faça. O xixi tb, pegue um papel higienico e seque o xixi com ele, e coloque na caixinha tb num cantinho. Limpe tudo bem direitinho nesses lugares, com aquele herbal vet, pra ele nao identificar o proprio cheiro nesses locais. Faca isso com amorosidade, didaticamente, quantas vezes forem necessarias. E tenha paciencia que uma hora ele vai entender que vc quer isso e vai atender feliz.
      No apice do horror, se vc ver que nao tá dando, que ele ainda sente o cheiro e faz nesses lugares que vc nao quer, tente passar nesses locais o Stop -Cat – Repelente de gatos (vi no http://www.casadosrepelentes.com.br/review/product/list/id/41/ e um cara disse que funciona mesmo – eu nunca precisei mas achei interessante pro caso de uns locais em casa que acho perigosos pra elas, e uma das gatinhas cisma de ir pra um deles em especial, entao guardei a informacao para o caso de uma hora achar que ‘ta demais’)

  23. karen permalink
    24/06/2013 1:32 AM

    Nossa muito boa as dicas do blog. Tenho duas gatinhas a fify e a valentina uma delas fez 2 vezes fora da caixinha pois so tinha uma caixa de areia depois de ver nasdicas que cada uma tinhaq a sua segui as dicas e o problema foi resolvido.. muito obrigado.. abçs…

  24. sara matos permalink
    09/07/2013 9:07 AM

    ola…tenho uma gata que encontrei na rua…ela e piquena…n sei quantos msses tem…eu ainda n tenhu caixa mas quero que ela faca na varanda…minha mae ja ta stressada…e quer matala…e urgente como fazer para ela fazer na varanda?

    • 09/07/2013 10:20 AM

      A gata escreveria assim: “olá, tenho uma dona que não me dá caixa e quer que eu faça xixi num lugar qualquer. Como fazer ela comprar uma caixa?” Com a caixa, dá para você educar. Sem ela, a gata fará onde bem entender. Abs

  25. Laisa Moreira. permalink
    17/07/2013 1:18 PM

    Oi, meu gato tem mais ou menos 50 dias, eu acabei de adotar ele, só que nos 3 primeiros dias ele usava a caixinha normal (passei os 3 primeiros dias na casa da minha avó) e depois vim para a minha casa, só que nesses dois dias em que ele passou aqui ele mijou na minha cama e no sofá, minha mãe não sabe do sofá pois eu limpei. Mas eu to preocupada com o fato tb que nesses 3 dias em que passei na minha avó a media dele usar a caixinha era pelo menos umas 2 ou 3 vezes por dia, nesses dias em que ele passou aqui ele usou 1 vez só, oque eu posso fazer? ele entra na caixinha, cava a areia, mexe, cheira, mas não usa, eu não sei oque faço, não quero que continue a fazer fora pois se não minha mãe vai querer doar ele. adorei as dicas do site e vou trocar o lugar da comidinha dele.

  26. Josué Peixoto permalink
    22/07/2013 11:20 PM

    Meu gato está com esse costume.. Ultimamente não tenho limpado a caixa dele diariamente, talvez seja por isso. Mas minha preocupação é:

    a urina pode transmitir doenças?

  27. Luda permalink
    25/07/2013 4:10 PM

    tenho 2 gatinhas, jandira de 8 anos e sofia de intensos 2 anos.
    jandira é bem sensivel e muda de humor sempre q tem alguma novidade na casa.
    nunca se acostumou com sofia, que é muuuuuito espaçosa, divertida, paspalhona, carinhosa, pertubada, ciumenta e nunca deixa jandira em paz.sempre pula na coitada.
    jandira, mais temperamental, fica mais estressada.
    moro numa casa/apt legal, grande e com uma varanda super espaçosa pra elas.
    tenho 2 caixas de areia/sílica(alterno a depender $).
    o que acontece é que qd vou dormir, tenho q fechar a porta,pq, e nem consigo entender, sofia faz xixi na PORTA DO MEU QUARTO. se eu deixar aberto, ela pisa em tudo coma as patinhas de xixi e affe imaginem.
    jandira faz sempre na caixinha ou na PORTA DA RUA, qd eu fico muito tempo fora de casa. por isso qd saio de csa eu as deixo na varanda e fecho tudo, pq as danadas abrem até cadeado(rsrsrs, mas elas sobem e conseguem entrar pelos basculantes do banheiro – tipo ninja leparkou total).faço isso pra diminuir o meu trabalho qd chego em casa.
    não sei mais o que faço com essa situação.
    sofia faz o xixi independente se a caixinha ta limpa ou não.todos os dias.mesmo q eu fique com ela o dia inteiro, durma na sala com ela, qd vou pro quarto, pimba! xixi!
    imagino que seja pra chamar a atençao pq quer dormir comigo.mas se eu deixo, ela faz xixi no canto do meu quarto!! uma sacanagem.
    um saco total.
    alguem pode me ajudar?
    e é cada xixizão…..

    help!!!

    • 25/07/2013 10:03 PM

      vc já tentou dar florais de bach para as duas? eu experimentaria pq parece que é tudo bem emocional mesmo, e as bichinhas respondem muito bem aos florais… a opcao seria o stresspet, e o feliway, que é uma maravilha com as minhas, mas é beeeem caro…Mas os funcionam, mesmo sendo mais baratos. Enfim, nao custa tentar… boa sorte e muita serenidade… Tânia

      • 25/07/2013 10:05 PM

        Mas os FLORAIS funcionam, mesmo sendo mais baratos (faltou a palavra florais na 1a resposta, desculpe)

  28. danielle paiva de carvalho permalink
    07/09/2013 7:48 PM

    minha gata n faz o coco na caixa. E agora? Aquele líquido que bota na água pra eles beberem e depois na caixa de areia resolve? Ela tem 2 meses e prefere fazr na minha cama mesmo=/

    • 19/09/2013 12:32 PM

      o que resolveu pra mim foi, ao inves de jogar fora, colocar o coco que minha gatinha fazia fora dentro da caixa, e levar a gatinha pra ver que era ali que era o lugar dele.. Eu punha o coco e pegava ela e punha na caixa pra ela ver, fiz isso duas vezes e bastou, ela entendeu e nunca mais fez fora – no primeiro dia ela já ficou olhando e jogou o trigo (eu uso trigo pra kibe na caixinha – o coco fica empanadinho, rs) pra cima dos cocozinhos…
      mas fiquei curiosa com esse tal liquido, pode me falar qual é?????

      • danielle paiva de carvalho permalink
        20/09/2013 12:55 PM

        Nossa mt obrigada, sua ideia é mt boa, mas graças …depois q comprei uma areia com cheiro o problema foi resolvido. Eu pegava terra do quintal ( pq minha avó falou que era a mesma coisa) mas não é. Ela brincava lá dentro da terra e fazia fora. Agora já deu jeito.
        O liquido que eu vi é para cachorros o nome é pipidog, queria saber se tem pra gatos ? Mas, agora já está tudo resolvido =)

      • 20/09/2013 1:29 PM

        essas avos sao uma coisa – a avo de uma amiga nunca teve bicho e aí o medico recomendou que ela pegasse um gatinho pra nao ficar tao sozinha. Imagine que ela ouviu falar nisso do gatinho reconhecer o lugar do xixi pelo cheiro do xixi, e colocou o PAPEL HIGIENICO COM O XIXI DELA MESMA – DA PESSOA – na caixinha de areia, veja se pode. E disse que isso era “crendice” pq o gato nao queria usar a caixa de jeito nenhum, e que ela teve de tirar o papel pra ele usar, hahahaha.. Qdo soube dessa historia lembrei daquela pesquisa da usp sobre aids no inicio da epidemia, anos 80 – 90, acho, quando perguntavam pro povo se a pessoa nao tinha receio de pegar aids e uma grande parte dizia que nao, porque se ela pegasse nao tinha problema pq ela transava muito entao com certeza já tinha “passado pra frente” e nao tava mais com ela nao… comico apesar de tragico…

      • danielle paiva de carvalho permalink
        21/09/2013 6:09 PM

        jesus amado. coitado desse gato

  29. 04/10/2013 8:21 AM

    Minha gata pela segunda vez fez xixi no meu quarto. Hoje ela fez xixi deitada e é sempre antes de eu sair pra trabalhar. Será que é por isso? Ela sempre fica agitadissima quando acordo pra me arrumar.

  30. 04/10/2013 12:31 PM

    Se as pessoas soubessem o quanto a série do Jackson Galaxy têm o poder de esclarecer tanta coisa! Excelente matéria, citei/linkei no fórum Valinor. Obrigada e parabéns!

  31. Bi@ permalink
    15/10/2013 3:27 PM

    Nossa, curioso isso… O unico granulado que meus gatos tiveram dificuldade de aceitar foi o prensado de madeira, justamente o que eu achei melhor, sem cheiro, mais higienico e facil de descartar, mas enfim… No momento uso duas cai\caixas beeem grandes para dois casais de gatos, e, bate na madeira, até agora ninguem errou o banheiro nem meia vez… O que ja acotenceu foi de demorar um pouco mais pra limpar a caixinha e uma delas fazer fora, porém é bem do lado da caixa, então não é problema tão grande… Como são todos castrados, até agora, bate na madeira outra vez, ninguem teve necessidade de demarcar território, mas são jovens ainda, espero que isso não mude depois dos três anos…e quanto a pessoa que reclamou que tem uma gatinha de trê patas que só faz suas necessidades no ralo do banheiro, pense que não é tão ruim, imagino que ela tenha dificuldade de enterrar suas fezes por isso não gosta de usar a areia, e sendo o ralo, basta jogar água e deinfetante uma vez por dia e está limpo… pense pelo lado positivo, voce vai economizar um monte em areia sanitária, assim pode comprar uma ração melhor pra ela e etc….ehehehe. :D

  32. Huezaile permalink
    08/01/2014 1:45 AM

    Meu gato faz xixi na minha cama! Vou usar as dicas pra ver o que acontece. Abraço!

    • Dete permalink
      03/03/2014 11:16 AM

      Oi…
      O meu gato tem 7 meses e sempre utilizou a caixa, aos seis meses e meio começou a fazer xixi em cima das camas (tinha um cheiro horrivel) pelo que o mandei castrar.
      Agora, o xixi já não tem um cheiro tão ativo, e faz sempre as necessidades na caixa, mas sempre que apanha as portas dos quartos abertas, lá vai ele fazer xixi em cima da cama.
      Já não sei o que fazer…

  33. Sofia permalink
    09/01/2014 11:53 AM

    Olá,

    adoptei um gatinho recentemente e como nunca tinha tido gatos, andei a pesquisar bastante sobre o assunto.

    Não gosto muito de toda a situação com a caixinha da areia. Encontei um produto, chamadado citikitty

    http://lisboacity.olx.pt/citikitty-portugal-kit-de-wc-para-gatos-iid-448375601

    comprei e tenho estado a treinado o meu bichano a ir fazer as suas necessidades na nossa sanita, e esta a correr muito bem, alguém já experimentou?

    coloquei o link para terem mais informações do produto que comprei.

    Obrigada

  34. Tânia permalink
    19/01/2014 10:02 PM

    Giulia, corre no vet. Se estiver em sp vai no Hovet – hospital vet da Usp, entre 7 e 9h da manha de 2a a 6a, q ta com cara de infecção urinária / cistite, e isso pode levar a produção de pedras no rim, um problema horrível para gatos. Minha gatinha Sofia morreu em 17 de dezembro dessas malditas pedras nos rins, depois de sofrer(mos) terrivelmente por meses… Tou acabada ate hoje…

  35. Adriana permalink
    07/02/2014 12:26 PM

    Olá, tenho um gato de 3 anos e meio e o danadinho deu pra fazer xixi em mim de noite, ou ao lado da onde eu durmo, o que será esse comportamento? Socorrooooooo kkkkkkkkkkk

  36. Iolanda permalink
    17/02/2014 12:52 AM

    Tenho um gato e uma gata castrada ha 2 anos…agora eu adotei uma gatinha deficiente, ela nasceu sem uma pata da frente…moro na roça..usei dois meses a caixa de areia mas ja tem um mês q tirei..a gatinha deficiente ja esta fazendo coco e xixi no terreiro como os outros…mas de uns tempos pra cá ela esta fazendo tudo no ralo do meu banheiro. passei a fosechar as portas do banheiro…agora tem dois dias q ela esta fazendo na minha cama..No primeiro dia eu esfreguei a cara dela e disse não..troquei tudo da cama e passaram-se uma hora ou menos e ela voltou a fazer novamente…só que desta vez ela fez coco e xixi…dei uma bronca..e coloquei ela para dormir fora de casa..ja era 1 hora da manhã…..daí no outro dia ela ficou numa boa,mas a noite chegou e fui a igreja,cheguei e tudo certo…passaram-se uma hora senti aquele cheiro.e afffffff coco e xixi na cama dinovo….ninguém merece…..coloquei ela para fora novamente…estou chateada pq amo gatos meu marido e meus filhos também…mas tenho dó de abandona-la….Afinal de contas quem vai querer uma Gata Fêmia,deficiente? kkkkkkkkk tem muita descriminação infelizmente!!! O que eu faço? pq será q ela esta agindo assim? desde já agradeço!!

  37. raquel vieira permalink
    27/02/2014 12:42 PM

    Oi alguem sabe como inibir o gato de fazer coco no lugar errado? Meus gatos estao fazendo coco embaixo da cama a alguns dias e ja nao aguento mais limpar as cacas. Queria alguma formula pra passar no chao pra espanta los de la.

    • samanta permalink
      18/05/2014 8:17 PM

      A minha gata tambem eu não aguento mais limpar

  38. marta Pires permalink
    07/03/2014 4:19 AM

    ola… eu tenho 3 gatos, 2 machos e uma fêmea, os machos estão castrados. Eu morava em portugal e mudei-me para a Alemanha, desde que cá estou que um dos meus gatos, ainda não sei qual deles faz xixi por todo o lado, já comprei repelente, já comprei calmante porque me disseram que era do stress da viagem, e nada resulta.
    também já pensei que poderia ser da caixa, mas se assim fosse também faria coco fora da cxa e isso não acontece…
    será que há alguém que já tenha passado por isto e que me consiga ajudar, já não sei o k fazer e começa a tornar se complicado.
    já cá estou há 2 meses e nada de melhorar esta situação, só piora…

    • Tania permalink
      12/05/2014 11:19 PM

      o que eu sei é que gato nao faz nada a toa, sempre tem uma mensagem… E esfregar o focinho deles na caca nao funciona, eles nao sao caes – nao entendem a agressao e ficam é mais magoados ainda… Em casa onde tem mais de um gato, tem-se de ter uma caixa para cada gato, e mais uma extra, para eles nao competirem mesmo.
      Se o gato ta fazendo coco e xixi no local ´errado´, coloque uma caixa para eles nesse lugar e a cada dois dias vai mudando ela de lugar, uns 40-50cm do local inicial, que muito provavelmente a gatinha vai acompanhar a caixa. Eles sao naturalmente higienicos, ta acontecendo algo…
      tem floral de bach, funciona muito bem para animais e criancas. Eu daria um rescue + walnut pra stress, e tambem colocaria mimulus. E mais carinho, dar atencao mesmo. Eles respondem muito mais a carinho e a conversa do que a brigas. Eu nunca sei se meus gatinhos entendem o que falo, mas eu falo assim mesmo, e qdo vejo uns dias depois eles estao fazendo direitinho o que eu disse. Mas digo muito amorosamente mesmo, falo que gosto muito dele, que quero que ele se de bem com a irma, que a Tania nao gosta que eles briguem, que fico nervosa com isso, com medo deles se machucarem (no meu caso, né), e dou floral rescue+walnut+ holly (no meu caso que peguei um gatinho novo e que ta tendo alguma dificuldade com a gatinha que ja tava na casa, e ela com ele – dou para os dois, converso com os dois). Eu falaria que gosto muito que ela faça coco, que isso é bom e saudavel, mas que gatinha bonitinha faz coco na caixinha, e que um dia quer que ela faca no terreiro porque é mais facil pra mim, me ajuda muito, vc nao quer ajudar a mamae??. E aí vc pega o coco dela e leva um pedaco pro terreiro e o outro pedaco vc deixa na caixinha embaixo da cama, pra ela saber que é ali o lugar do coco. A mesma coisa com o xixi, vc seca com um pedaco de papel higienico e poe um pedaco na caixinha e o outro no terreiro. Na caixinha vc pode por areia de gato ou do terreiro mesmo. Acho que com isso, e a conversinha, deve funcionar. Eles tem um desejo natural de fazer o que a gente quer. Quando nao tao fazendo, algo tá acontecendo, no minimo tao querendo atencao, e isso entao vai ir por aí… Boa sorte, e fico muito contente de ver que vc ta cuidando de uma gatinha com problema, puxa. Eu li a ´Odisseia de Homero´mes passado, achei tao legal, fiquei com pena quando o livro terminou, é a historia de uma moca que pega um gatinho cego…

  39. Alanna permalink
    14/03/2014 1:18 AM

    Estou passando por isso agr com a minha gata, ela tá insuportável, fax xixi na gnt, na cama, no sofá, na bolsa da gnt, dentro do guarda roupa, sacolas…eu estava dormindo e ela veio fazer xixi, quase que na minha cara, já fez na minha mãe duas vezes qndo ela estava sentada no sofá, já invadiu a casa do vizinho e fez na coxinha e no banheiro, ta sério a coisa….

  40. ícaro permalink
    27/03/2014 12:26 AM

    Obrigado pelas dicas.

  41. keli permalink
    16/04/2014 6:45 PM

    Minha gata tem13 anos, e agora comecou fazer coco e xixi,n chao da cozinha,nao sei mas o que fazer.

  42. samanta permalink
    18/05/2014 8:13 PM

    a minha gata faz as nessecidades no banheiro da casa e ali diz que lugares escuros é ruim de colocar a caixa de areia a luz ta sempre aseza mais todos tomam banho e o banheiro nunca fica 100% seco então eu não sei ALGUMA DICA PRA AJUDA PF, se ela não para com isso ela vai te que ir em boraaaaa :( Presizo de Ajuda. Eu gosto muito dela e não quero que minha gatinha MAIA vaia em bora . Me AJUDEEEEEEM Por Favor :( :/ :( Eu Adoro Ela ais Ela é Muito Porca <3 :( :(

  43. samanta permalink
    18/05/2014 8:46 PM

    Ooi, Minha gata se chama Maia, Ela tem ² ou ³ meses, Ela e um pouquinhooooooo pequena, Ela faz suas necesidades ( coco e xixi ) atras da porta do banheiro, nos quartos em baixo das camas e não sei como ela abriu um buraco atras do sofá e fez ali em dentro do sofá Axo que ela abriu com as unhas :/ :( mais ela costuma mais fazer atras da porta do banheiro DICA: pega OMO e coloca bem pouquinhoooo de agua no lugar que sua gata ou gato costuma fazer mais as necesidades pegue uma escovinha e esfrega bem e deixa secar sózinho AI vai fikar Muito OMO pra pouca agua ;) ( eu to fazendo isso agora mais não sei se vai funcionar ), Ela é normal brinca, ela é sózinha em casa não tem outras (o) gatas (o) ,mais ela tem nós, ela ja ta um tempinho ja com nós, peguei ela beeem pequenininha, MINHA MÃE DISSE QUE SE ELA NÃO PARAR DE FAZER SUAS NECESIDADES NO LUGAR ERRADO ELA VAI TER QUE IR EM BORAAAAAAAA :( :( :( :( , Gosto muito dela e não quero que ela vaia em boraaaaaa :( amo ela <3 :( AJUDEM POR FAVOR :( Alguma Dica ???? :(

  44. amanda permalink
    26/05/2014 11:36 AM

    Oi,eu tenho dois gatos é uma menina e um menino e os dois são castrados mais o meu gato ele faz xixi em todo o lugar e minha mãe já esta ficando louca pois ela é a que limpa eu acho ate que é ciúmes pois vem outro gato(que é o pai dele) e sempre que ele vai embora meu gato vai lá e faz na casa inteira minha mãe disse que se ele continuar ele vai tenque dormir na rua e eu não pois ele é o meu ”bebe” de 4 anos.Por favor quem tiver alguma dica me fale por favor

  45. Mel de Limma permalink
    30/05/2014 7:56 PM

    Decidi pedir alguma dica, por que meu caso é bem diferente. Não se trata de um gato que estava em casa e que precisou se adaptar aos que chegaram depois.Foi o contrário. Tenho 7 gatos ( 1 macho e 6 fêmeas) todos castrados e, sem acesso a rua. Sou apaixonada por todos, mas….O Miguel chegou aqui bebê ( ele foi achado num terreno baldio e, o vet disse que ele tinha cerca de uns 3 meses). Pois bem , No começo ele dormia num cômodo separado ou comigo , até que suas irmãs ( minhas 6 fêmeas) se acostumassem com ele. Aos poucos , eles foram fazendo amizade , embora eu notasse um certo mal estar sempre que ele se aproximava das 2 mais velhas. Alanis e Yoko ( mãe e filha de 10 e 8 anos). Levei-o para castrar aos 9 meses, já supondo que a situação seria resolvida. Mas nada deu certo. Ele foi crescendo e começou a espantar as irmãs e é muito folgado. 4 delas batem de frente com ele e fica tudo bem. Ele põe o rabo no meio das pernas e sai andando. Mas com a Alanis e a Yoko é um inferno. Elas não conseguem nem passar perto dele , que ele quer atacar. Não deixo eles brigarem de jeito nenhum e , por isso os mantenho em cômodos separados. Fico chateada , por que isso mudou a rotina das meninas, principalmente da Yoko, que não pode vê-lo apontar e já sai correndo. Para que ela possa tomar banho de sol, eu preciso trancá-lo e, morro de pena dela por que , ás vezes quando ela entra em meu quarto e o vê , ela sai, e eu gostava de quando ela se deitava comigo, é um amor antigo ,por que eu a vi nascendo. Ela cresceu aqui, entendem? Eu queria muito que eles ficassem amigos, embora não tenha mais esperanças, por que o Miguel já está com uns 3 anos.E só posso tentar resolver quando eu mudar de residência. O problema maior , no entanto é que de uns tempos prá cá, Ele urina em tudo. No sofá , na cama , nas minhas roupas e em todos os cantos da parede. Eu não sei mais o que fazer. Doá-lo jamais. Nem que ele urinasse na minha cabeça rs. Mas eu queria muito resolver a situação. Se alguém tiver alguma dica, ou se já passou por algo parecido , ficarei grata pela ajuda.

  46. Luana permalink
    29/06/2014 5:35 PM

    Tenho dois gatos. O Chico, de 6 anos, e o Billy, de 4 anos. O Chico, a uns 6 meses começou a fazer o xixi e o cocô fora da areia, no meio da sala. Já tentamos repelente, já mudamos a areia de lugar, já trocamos o tipo de areia e a 15 dias comecei com floral, mas não adiantou nada. A impressão é que ele tem preguiça de ir até a caixa. Já não sei mais o que fazer. Alguém mais para nos ajudar?

  47. Jussara permalink
    08/07/2014 11:27 PM

    Olá! Gostei muito do texto! Só que… Estou MUITO preocupada com meu gato, eu peguei ele há 1 mês e meio, já está com 6-7 meses. Ele foi encontrado na rua e criado por outras pessoas, vindo morar comigo agora. Na criação que ele recebeu, fomos informados que ele não gostava de usar a caixa de areia! Aqui em casa, já tínhamos um gato com 3 meses a mais que ele, que usava muito bem a caixa de areia. Quando ele chegou, ficou 2 dias no banheiro da casa, com a caixa de areia dentro, porém não utilizou a caixa. Atualmente, ele por vezes usa a caixa e por vezes não usa, porém, faz o movimento de enterrar só que no azulejo da casa! Ele faz o movimento certinho, porém não enterra, e muitas vezes não usa a caixa de areia mesmo quando ela está no recinto. Ele entra no banheiro e às vezes faz do ladinho da caixa de areia. Estamos muito preocupados pois não queremos que ele mantenha sempre o comportamento, mesmo que ele veja o outro gato usando a caixa de areia, parece que não aprende! Será que alguém consegue nos ajudar? Obrigada desde já!!!!

  48. diana dock permalink
    29/07/2014 8:02 PM

    ola, eu moro numa casa muito grande com uma area externa tambem grande e os meus 11 gatos vivem livre ( um condominio country com area verde de 3 a 4 hectares) os gatos sao doceis e felizes mas um ou uns deles faz xixi na parede da sala, ou lavanderia, e acho que é por ciumes pra chamar atenção. essa gata é bem mimada e tem deficiencia pois não tem uma parte da perna, e acho que é a lider da casa e dos bichanos. isso me causa peoblemas e não sei como resolver. vc pode me ajudar?
    beijocas

  49. Nadine permalink
    31/07/2014 7:53 AM

    Sou a quarta dona da minha gata, ela é persa e castrada. É uma gatinha muito carinhosa e carente dou muito amor, ela tem três bandejas grandes espalhada na garagem de dia faz dentro da bandeja e a noite faz em outo lugar da garagem a frequência é de uma noite sim uma nao no pote… e as vezes faz tao na ponta do pote que faz pra fora também. Ja troquei de areia mais nada mudou. Não deixo os potes com a urina pra não espantala. Quanto a urina é uma quantidade normal em tempo normal sendo que pela noite ela fica mais acordada. Agradeço se tiver como me ajudar.

  50. Larissa permalink
    11/09/2014 11:59 AM

    E quem não tem espaço para duas caixas?? Entendo que o gato tem personalidade diferente de cachorro, mas nem sempre podemos atender todas exigências deles!

    Tenho 2 filhotes de quase 1 ano – uma fêmea e um macho, que chegou depois, há 4 meses.

    A fêmea sempre fez no lugar certo e nunca deu problema.. já o macho só dá dor de cabeça, cada hora é uma coisa;

    No começo ele só usava a caixa de areia com a areia NOVA, e fazia cocô e xixi nos tapetes da casa..e não cobria nada.

    Depois ele começou a usar a areia mesmo um pouquinho suja, mas não cobria o nada de jeito nenhum.

    E agora, ele usa a caixa mas insiste em mijar no tapete e panos do banheiro, ao lado da caixa de areia, e embola o pano .

    Meu espaço é muito pequeno..não sei mais o que fazer e já estou pegando raiva desse gato :(

  51. Lilian permalink
    30/09/2014 7:28 PM

    Eu estou com uma nova bb em casa, de 2 meses, pense como é complicado educar um bb!!! kkkkkkkk
    Mas tive problemas com esse negocio de caixa de areia… Mas logo tive uma ideia que digo foi simples e muito fácil…
    Ela tinha feito xixi no chão do lado da caixa de areia (vai entender)…
    Ai peguei um pedaço de papel toalha, sequei o xixi e dei para ela cheirar… logo em seguida passei o papel toalha na areia e coloquei ela na caixa de areia… Não deu outra, no mesmo momento ela fez xixi dentro da caixa de areia… PRONTO!!
    Nunca mais fez em outro lugar se não dentro da caixa… Hehe!!!
    Só uma dica que funcionou comigo!!!
    hehe só compartilhando experiências!!! hehe ;)

  52. thamires permalink
    16/10/2014 2:48 PM

    Minha gata ela e filhote ainda como posso ensinar a ela a fazer coco e xixi na caixa de areia

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  2. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos
  3. De volta (e fazendo xixi na caixa) « Diário de dois gatos

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 941 outros seguidores

