Skip to content

Água fria

19/04/2010

Para quem ainda não percebeu, vou deixar claro: eu amo meus gatos. Mas pelo fato de só falar sobre as alegrias de ter a bicharada em casa, posso passar neste blog a impressão de que felinos representam só (e apenas! E somente! E unicamente!) coisas boas. Posso dar a entender, nos posts, que eles são uma alegria infinita, um ronronar eterno e proporcionam um mar de diversão para seus donos. Not really. A decisão de adotar foi pensada e absolutamente positiva para mim. Mas pode não ser para quem se importar com alguns dos itens abaixo.

Momento “search and destroy”. À esquerda, o sofá. Ele fica bem ao lado do arranhador, mas é muito mais gostoso para as unhas felinas. Por isso, foi destruído. Já à direita, temos as cadeiras que ganharam um ar peneira: aparentemente é bem divertido furar o tecido. #quemcurte?

– Gato não é iPad. Não dá para comprar/adotar/ganhar e deixar em casa, pra você dar atenção só quando quiser. Por mais independentes que eles sejam, rola, sim, uma mudança na rotina. Tem que limpar, cuidar e passar algum tempo com eles. #taafim?

– Pelo fato de não serem iPads, eles vão destruir alguma coisa na sua casa (que possivelmente deixará de ter plantas, pelo perigo que representam). Os eleitos para a destruição podem ser o sofá e as cadeiras, como aconteceu comigo. Mas não dá para prever. Casa Claudia #fail

– Gato faz xixi e cocô. Dos mais fedidos. Por sorte (obrigada, Denise!), os meus só usam a caixa de areia, mas ela precisa ser limpa todos os dias. Uma vez por semana, é preciso tirar toda a areia e lavar a caixa, para eles terem um ambiente limpo. #temnojo?

– A areia, a propósito, é cara (R$ 50 por mês). Tem das mais baratas, como tudo nessa vida, mas aí ela pode não formar os “torrões” que facilitam a limpeza. Ração, a mesma coisa. Bigatos estão saudáveis e lindos pelo custo de R$ 67,90 mensais (pouco mais de 2 kg de Royal Canin). Ah, e consulta no veterinário é R$ 70 a unidade de bicho. #querpagar?

– Manjar e Mingau estão com o pelo lindo, para orgulho desta que escreve. Mas o pelo cai. E muito. Vai parar no seu sofá, na sua roupa, na cama e em toda outra área da casa que apresente superfícies. Aspirador será item obrigatório, além daqueles rolinhos para tirar sujeira da roupa — tenho um no carro, que uso ao parar nos faróis. #atchim!

– E, por fim, gato não é cachorro. É improvável que você seja calorosamente recebido ao chegar em casa e eles só mostrarão o quanto gostam de você quando estiverem a fim. #blasefeelings

Acho que é isso. Pelo menos por enquanto. 😐

Update: outros donos de felinos deram contribuições valiosas para o post na sessão de comentários – se você se interessou pelo lado B de ter gatos, dá uma passada lá. =)

Por Juliana Goldschmidt

32 comentários leave one →
  1. Erica permalink
    19/04/2010 7:32 AM

    Vou tomar a liberdade de encaminhar esse post para a ONG de Cps, para que enviem aos novos adotantes. A MAIS PURA VERDADE!!!
    Também tenho um rolinho de pelos no carro, para “me limpar” quando chego ao trabalho…
    Mas eles são tão fofos… Os meus e os seus!
    Bj!!!

  2. 19/04/2010 8:02 AM

    mmm, alguns comentários:
    – sofá não tem jeito, mas tem alternativa: trocar o sofá (!) por um com estrutura de madeira, com estantes na lateral – chega de arranhões!
    – efeito destruidor: sim, você está certa. gatos nos fazem praticar o desapego.
    – areia boa é cara mesmo (e a vida é triste)
    – mas dá pra economizar na ração: esqueça o saco de 2kg e compre o de 7kg – custa uns 40 reais a mais e dura bem mais tempo.
    – e pra controlar os pêlos (por que tê-los?): rolinhos sempre por perto e uma a duas tosas por ano, sempre no verão.

    • Erica permalink
      19/04/2010 2:36 PM

      Mas eu não compro saco grande porque eles não gostam de ração “velha”… Os meus são mimados e gostam de ração nova e crocante. Ai, como eles me escravizam…

      • 26/02/2014 1:42 PM

        compro saco grande e mantenho o bocal enroladinho e preso com um pregador, para conservar a ração. Tem funcionado nestes três anos com três gatos rsrsrs =)

  3. 19/04/2010 8:27 AM

    Falou e disse!
    Imagino vc MEGAAA cuidadosa com eles….qdo vierem os seus própris filhos…..quero só ver….vai treinando Dona Juliana…vc ta indo bem=))) hohohohoh
    AMOOO!
    bjaooo

  4. permalink
    19/04/2010 9:28 AM

    pensei aqui em mais algumas coisas:

    – $: consultas, vacinas, vermífugos e ração não são nada perto da despesa que um animal doente dá. se o bicho tiver que ser internado por uma semana, por exemplo, temos que desembolsar uma graninha boa. gatos, pelo que eu percebo, costumam ter problema renal. nesse caso, a ração tem que ser trocada (é mais cara, claro) e eles podem precisar de soro, exames, remédios… bye, $!

    – responsabilidade: não dá, pelo menos para mim, para viajar em paz. sempre fico preocupada com eles. é mentira que gatos são independentes. pode ser que alguns realmente sejam, mas em casa eu tenho 4 e são 4 carentes.

    – sujeira: morando sozinha, uma faxina a cada 15 dias e uma passadinha de pano 1x por semana era suficiente. depois dos gatos, acabou a moleza. acho grãos de areia até em cima da cama!

    – passeios: eu acho super bacana levar cachorrinhos para passear. gatos, infelizmente, não foram feitos para isso. já tentei até, mas foi um fracasso. brother ficou assustado, subiu em uma árvore e demorei um bom tempo para conseguir tirá-lo de lá. não rola também levar em viagens e na casa das outras pessoas, a não ser que eles tb tenham telas em todas as janelas e sejam tão neuróticos qto eu com a segurança deles.

    – comportamento: nem todo gato é ronronante e carinhoso e alguns não chegam perto nem dos donos. para quem precisa suprir carências, gatos podem ser uma péssima ideia mesmo! já fui esnobada milhões de vezes pelos meus filhos, até pelo mais ‘mingau’ dos 4.

    – visitas: não rola receber qq pessoa em casa. se a pessoa não gosta de gato e eu tenho que encontrar com ela, melhor marcar na pizzaria. aos poucos fui ficando mais seletiva com as visitas e, qdo os gatos não gostam de alguém, acabo deixando de falar com a pessoa.

    – provocações: qdo sabem que a gente tem gato, todos os imbecis que odeiam gato não se aguentam e precisam falar para a gente que os gatos são traiçoeiros, desapegados, interesseiros, perigosos… isso me tira do sério e, pelo menos 1x por semana, tenho que me controlar para não mandar um desses pro inferno.

    • carolina camargo permalink
      26/03/2012 9:52 PM

      Bom.. quanto as provocaçoes as vezes tambem tenho uns ataques… Minha mãe vive dizendo que gato é traiçoeiro…. eu ODEIO isso….

      Porque tanta critica com gatos, animais fofos , peludos, e lindinhos *—*
      Juro que as vezes ignoro a pessoa mentalmente, mais dá uma vontade de dar um MUTE na pessoa dá….

  5. Marta Cerqueira Leite permalink
    19/04/2010 11:56 AM

    Juliana,

    Adoro seu diário, leio sempre, parabéns pelos seus meninos, são lindos! Temos um gatinho em casa, chama-se Leo, tem 4 anos e é lindo1 Já tivemos muitos sofás, poltronas e encostos de cadeiras desfiados por suas unhas, sempre afiadíssimas! Ele nunca deu a mínima aos arranhadores que compramos. O interesante é que, ultimamente, ele está mais “tranquilo”, depois que colocamos capas nos sofás, poltronas e cadeiras ele perdeu a vontade de espetar tudo com suas unhas. Ele adotou um tapetinho para isso. Será a maturidade, rs? O fato é que, descontadas essas e outras (com os pelos pela casa), ter um gatinho é muito prazeroso e responsabilizar-se por ele é, também, muito gratificante. Leo é um gato siamês blue point, muito amoroso e brincalhão, a alegria de nossa família!

  6. 19/04/2010 5:39 PM

    Pra variar me identifiquei com o post! É bom ver que nós, mães de felinos, passamos apertos parecidos!! Não sei se vai te ajudar, mas tem umas coisas que me ajudaram com alguns desses probleminhas:

    – Arranhar móveis: Os meus praticamente esqueceram da existência das cadeiras e da cortina quando troquei o arranhador de pelúcia e sisal “baixinho” por um de carpete um pouco maior… Repara bem quais lugares eles curtem arranhar e descola algo com a textura parecida. Daí dá parabéns (ou, no meu caso, whiskas tempations) pra eles sempre que eles preferirem arranhar a coisa permitida. Não resolve 100%, mas melhora horrores!

    – Quanto aos pelos, lá em casa era aspirador dia sim/dia não e mais o tal rolinho adesivo. Mas escovar o pelo dos 2 umas 2 vezes por semana também ajudou bastante e, agora, dá pra passar só uma vassourinha pra aguentar até o dia de fazer faxina.

    – O lance de comprar a ração de 7kg em vez de 2 tb ajuda a economizar. Saco de areia eu tb compro o maior que tem e, às vezes, dura mais de 1 mês. Ração boa, areia boa e consultas periódicas ao veterinário são gastos que, no fim, compensam. Como a Dê disse, gasta-se bem mais se o seu animal ficar doente (isso fora o desgaste emocional), então é melhor prevenir do que remediar.

    – Concordando com a Dê outra vez: Meus gatos, pra mim, são meus filhos (e não, não sou uma senhora idosa que ficou pra titia). Eles engasgam e eu já fico desesperada, eu viajo por um dia e já fico preocupada, alguém fala mal de gatos e eu já quero agredir o infeliz e o principal: eles são os 2 únicos seres vivos que podem me acordar a qualquer hora sem sofrer uma morte lenta e dolorosa. Não é fácil gostar tanto de um ser vivo e saber que ele depende de você, mas é uma responsabilidade que a gente assume junto com os gatos/cachorros/papagaios. Acho que pra gente vale a pena, mas como vc disse, nem tudo é só alegria!

    Ah… Sei que tô parecendo a estranha palpiteira, mas é que me identifiquei tanto com os perrengues todos que não me aguentei!!! E tb, seu blog é tão legal…. 🙂

  7. Yara permalink
    19/04/2010 6:07 PM

    Olha só, para quem ainda não conhece, eu comprei e recomendo: aspirador de pó Pet Lover da Electrolux! Vem com dois bicos feitos para quem tem gato/cachorro e realmente facilitam a limpeza!!
    (desculpem o merchan… o pior é que nem me pagaram por isso…)

  8. Thais permalink
    19/04/2010 9:06 PM

    Então, meu gatinho ja morreu tem uns 4 anos e até hoje eu acho pelo dele nas minhas roupas!
    Tiop gato é algo eterno!!! LOL

    E falando no meu saudoso Pitch ele era IGUALZINHO aos bigatos, branco dos olhos azuis!
    *-*
    Saudades do meu velhinho fofo e querido!

    Esses são ossos do oficio de mãe de gato, tudo vale a pena pela felicidade q a vida da gente vira!

    =*

  9. PATY MÃO CHEIA permalink
    20/04/2010 12:48 PM

    Meninaaa…..lamento muitoo!! Sei bem como é……… Tinha acabado de TROCAR meu sofá qdo decidi adotar 2 bigatos de rua, além da minha persa de 12 anos q eu já tinha. Tudo lindo até o momento q meu sofá virou tecido de peneira!!!! Meu marido queria ME DAR PARA ADOÇÃO!!! A minha persa q era uma lady regrediu, pq os meus bigatos chegaram com cerca de 4/5 meses, e até ela decidiu afiar suas garras no meu sofá novo. Só vendo para crer!!! Além disso, os irmãos sofriam de hiperatividade, pois ficavam correndo um atrás do outro, sem parar, por cima do sofá, mesas e cadeiras de jantar….afffff
    Eu tinha 2 arranhadores q com o tempo foram esquecidos, inclusive já foram doados já q viraram somente peça de decoração. Decidi comprar na feira de artesanato um tapete de palha, já q adoro artesanato!!! Não é q o tapete passou a ser o arranhador deles e o custo do investimento R$ 25,00. Pensei ..é aspero com certeza vai chamar a atenção deles, deu tão certo q comprei um melhor e mais bonito e eles esqueceram meu sofá, foi a alegria do povo (gatos) e a minha também….já q meu marido achou q não era tão mau negócio estar comigo e com o gatos tb..rsssss
    Tudo já passou, eles cresceram já q estão adultos e isso ajuda bastante a deixá-los mais calmos, é a minha alegria e da minha filha tb, já q ela adora animais!!!
    Adoro seu blog, recheado de bom humor e criatividade!!
    Não desista dos seus “meninos”!!
    Bjsss e Boa Sorte!!

  10. Júnia permalink
    20/04/2010 1:37 PM

    Endosso tudo o que foi dito! Tenho dois gatos uma de 10 anos e um de 3 anos.Meu sofá está um horror! Ganhei um chaise long, mas o Oliver acha que é dele, está destruida!Pêlos então! Mas são meus companheiros e os mo de paixão! Parabéns pelo blog!

  11. Alessandra permalink
    22/04/2010 8:55 AM

    Em casa,e u tenho um tapete na sala que serve bem de desestrassente pra elas. As duas já detonaram parte do antiderrapante, mas o sofá continua bem [tem parte d emadeira]. Porém, estou morando temporariamente em um alugado com mobilia. Nem a capa do sofá que comprei tem resolvido. Por sorte, em breve, volto para minha casa. E vou ter de dar uma maquiada forte nos arranhões que ficaram na lateral do sofá do ape alugado. Vai dar certo…rs.

  12. 22/04/2010 10:10 AM

    Pois é, Como vc. pode ver, o arranhador do mick é gigante http://migre.me/yDhA, mas ele gosta mesmo é do sofá… e são 2 q ele arranha! E eu comprei uma capa de sofá só para o marido não ver e não reclamar…kkk!!! A areia eu não uso da mais cara não… mas gosto da que uso e 6 pacotes sai por $26 e eu não tenho nojo de limpar não… não fica cheirinho ruim #aindabem !!! E tem mais alguns itens indispensáveis para o Mick, aqueles palitinhos de carne, peixe, ele adora e é bom para treiná-lo! E também um brinquedinho que parece uma varinha de pescar com um látex e um ratinho na ponta… diversão na certa para o gatinho e pra gente!!! E esse eu uso qdo quero ver TV e ele quer brincar!!! Gato é tudo de ótimo!!!

  13. 22/04/2010 10:13 AM

    Ahhh só para complementar, aquele aspirador de pó pequeno… desse tipo aqui http://migre.me/yDs6 é ótimo para tirar pelos de toda parte! Os rolinhos eu deixo um no hall de casa, assim qdo a gente vai sair gruda todos os pelinhos por lá….
    bjussssssssssss

  14. Monica permalink
    24/04/2010 2:49 PM

    Eu também tenho dois gatos adotados (Frajola e Nininha) e não tive problemas de destruição em casa…muito simples: fique uma semana observando os gatos e percebi que a preferência deles era o sofá, o box da cama e a mesinha de centro (detalhe: ela é de madeira). Aí o que fiz: comprei um capacho com cara de ratinho e outro de sapinho. Coloquei um no corredor e outro no cantinho do banheirinho deles. Também comprei aquelas fitas adesivas dupla face e colei nos locais preferidos deles (sofá, box e mesinha). Qunado eles iam lá “paft”, colavam a patinha na fita. E ficavam chateados. Aí quando estava em casa eu os tirava de lá e colocava em cima do tapetinho. Pronto…em menos de uma semana eles esqueceram dos móveis da casa…e hj só usam os tapetinhos…fica a dica…
    Ps.: adoro o blog…parabéns!!!!

  15. Cris permalink
    15/09/2010 8:43 PM

    Ju, adorei o seu blog!

    Muito legal conhecer alguém que gosta de gatos. =)
    Meu filhote, infelizmente, não mora comigo. Ele vive na casa da minha mãe por conta da minha agenda e meu perfil nômade.

    O Lui é super carente e segue a gente pra onde quer que vá. Uma coisa muito gostosa de fazer é massagem. É gostoso de massagear o bichano e ele também curte bastante! O meu se desmancha no sofá nesses momentos.

    Realmente, cuidar do bichano doentinho custa… e muito. Meu pequeno anda dodói com alguns problemas sérios de bactéria (sua vidinha esteve por um fio) e a diária de internação chegou a me custar R$110,00 (com remédio e tudo mais). Precisei deixá-lo lá por mais ou menos 1 semana… faça as contas, rs.

    Alguns gatos são bem espertinhos para andar entre os itens em cima das prateleiras sem derrubá-los, mas para tudo existe uma exceção. Infelizmente, para mim, o meu é um deles. É um desastre total! Fora que ele ama dormir no teclado do notebook ou em cima da TV… “É proibido? Tá lá!

  16. 26/03/2012 9:17 AM

    Juliana, será que eu posso compartilhar seu post no meu blog, com os devidos creditos eh claro, deixa??????http://ameninadosgatos.blogspot.com.br/

  17. Deee permalink
    16/07/2012 5:09 PM

    Minha mãe até desistiu do sofá…
    Os 4 sempre arranharam, mais o problema maior foi o topolino, que resolveu fazer um túnel pra brincar dentro do sofá, então, tem um buraco ao lado do sofá(e já esta tentando a parte 2, que é fazer um buraco entre os dois sofás (é um sofá de canto) e outro buraco na outra ponta)…Pronto, virou o playground dele =)
    *E ai das outras se tentarem entrar no túnel dele…apanha =)
    *e mais, ele fez um buraco no forro do sofá embaixo, então, a gente senta no sofá e ele enfia as patas por baixo do sofá, e pega o primeiro pé que aparecer =)
    Logo, se tiver visita, ou você deixa a pessoa tomar um susto, ou ela senta com o pé pra cima ou não senta hahahaha.

    Hoje em dia minha mãe ri…porque já viu que brigar é em vão ^^

    • Ysla Lima permalink
      27/05/2016 1:52 PM

      kkkkkkk amei essa. Sua situação ainda é pior que a minha pelo que vejo. ninguém senta no sofá! hahaha.

  18. Luciana permalink
    22/07/2012 9:05 PM

    É tudo verdade… Fora problemas com miados de madrugada, por exemplo! Tenho que fechar tudo por aqui, porque quando minha gata começa, é pra acordar o prédio inteiro! Bom dia, vizinhos! rsrsrs

  19. Jessica permalink
    03/09/2012 6:33 PM

    Minha gata, é um caso raro de gata que faz um escanda-lo total, quando chego e quando saio, ela não quer que eu sai rsrsrs, muito bom ter gatos,mas eles não são ipads

    • renata permalink
      10/12/2014 9:40 AM

      Os meus sempre me esperam na porta.. quando estou abrindo a porto consigo escutar os sininhos das coleiras fazendo barulho pq estão pulando na porta… lindos!!! uma deles até pula no meu colo quando eu chego… ❤ linda de morrer!!!!

  20. 07/11/2012 2:08 PM

    Amei o post. Não só os gatos como qualquer bicho de estimação tem sentimentos, precisam de atenção e como precisam. Eu tenho hoje 2 gatos (casal), 1 cachorra e 1 papagaio, imaginem quando resolvem miar, latir e berrar tudo ao mesmo tempo querendo atenção? quase fico louca. Essas crianças não tem preço, não troca eles por pessoal alguma, se é que vocês me entendem. Receber pessoas em casa ? Só quem gosta de bicho como eu, assim não reclamam do barulho, pelo, cheiro e tals. Bjus e fiquem com Deus

  21. Julianna Moca permalink
    12/02/2013 2:57 AM

    Olha gente, eu já pesquisei um pouco antes de adotar meus bichanos, e perguntei no petshop se eram carinhosos antes de trazer os adotados pra casa. Delícia! Por enquanto ainda não deixo eles entrarem na cozinha, e os miam loucamente quando fecho a porta!
    Quando chego do trabalho, o Pipoca senta no meu pé, e começa a miar e me olhar pedindo carinho. Agora mesmo ele está deitado do meu lado, dando patadinhas na minha mão e miando pra ganhar carinho 😀

    Mas os gastos… ai ai…

    Comprei um belo arranhador, dei sorte, de tecido tipo carpete, por 66 reais. Grande até, não deixei a oportunidade passar. Peguei uma caixa de papelão e colei no fundo um tapetinho velho (daqueles de deixar na entrada da casa) pra eles não quererem arranhar os meus. Adoraram!
    Ração eu dou a Premier Pet Ambientes Internos, paguei 120 reais em um pacote de 7,5kg. Não deixo ração à vontade, coloco apenas a quantidade recomendada nas horas certas pra cada um, tbm pra não ficarem gordinhos né 😀 Pros 2, calculo que o saco vai durar cerca de 3 meses.
    Já calculei que, com vermifugação e remedios antipulgas, vou precisar poupar cerca de 20 reais por mês pra cada um, para passar frontline e dar antivermes a cada 3 meses.
    Já a areia estou tentando acertar, ainda está sendo um terror pra mim, e um dos meus bichanos é meio sujinho e não enterra o cocô, o que acaba em desastre às vezes…

    Mas de resto, os gastos não são tão absurdos, é só fabricar arranhadores, brinquedos os gatos gostam mesmo é de um pedaço de plástico tipo saquinho no chão e um pedaço de linha perdido por aí.

    Ainda estou no começo da minha experiência com os gatinhos, mas posso garantir que, quanto aos gastos, o custo é bem menor do que com cachorros 😀

  22. Paula permalink
    01/05/2013 11:45 PM

    Não sei se te adiantaria, mas olha só, gatos gostam de se esticarem enquanto afiam as unhas. Compara a altura do arranhador que eles tem com a altura dos arranhoes no seu sofá! Os arranhoes deles são bem mais altos, provavelmente eles preferem o sofá por isso. Tente um arranhador mais alto. Aqui em casa, funcionou 🙂

  23. Carol Whately permalink
    07/07/2015 12:19 PM

    Todo mundo me falava que pra salvar o seu sofá vc tinha q embrulhar ele em papel alumínio até o gato associar o sofá com sensações desagradáveis e não ir mais lá. Aí eu com dó do meu sofazinho comprei um rolo e transformei o sofá no robocouch. Só que a Olivia achou papel alumínio a coisa mais fantástica do universo, ela ficava pulando doidinha pra ouvir o barulhinho, e ficava encantada com os reflexos de luz e inclusive tirava altas sonecas lá.
    O que resolveu: uma mantinha de tricô de lã velhíssima e levinha cobrindo o sofá, pq toda vez q ela tentava unhar o dito cujo, a manta grudava nas unhas dela e ela ficava puta da vida. Aí ela desencarnou forévis.

  24. Ysla Lima permalink
    27/05/2016 1:40 PM

    Olha, pois o meu o pró está sendo o contrário excesso de atenção e de querer estar perto da dona. Não pode escutar minha voz que quer estar perto, brincar o tempo todo, morder, arranhar… O Damon é novinho, falta 4 dias para fazer 2 meses de nascido e chegou aqui em casa quando estava com 45 dias de nascido. é viradoooo não para, tenho q estar escondendo fios e olhando por onde anda ou colocar na coleira. É um amor de gato mas com ele não rola brincar uma ou duas horinhas… é muito ativo e quer subir em tudo já tentou até escalar a cortina da porta. ele me recebe calorosamente quando chego em casa (parece um cachorro e não um gato) sendo que à noite mal me deixa dormir. Só para quando dorme( no finzinho da tarde geralmente), quando come ou quando está na caixinha. E já tô ficando preocupada porque faz mais de uma semana que ele está aqui e ainda mia muito. Não se acostumou.

Trackbacks

  1. Criador e criatura « Diário de dois gatos
  2. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

