Skip to content

Back to vet

07/07/2010

Começou no sábado (26), quando minha irmã falou de umas marcas na orelha do Manjar. Achei que devia ser de alguma brincadeira entre os bigatos, já que felinos são tãããão delicados nessas situações. Passou. No domingo à noite, Manjar estava estranho: ficou sozinho, em cima da máquina de lavar roupa, pensando na vida. Deixei.

Manjar (se não me engano) pensando na vida

Segunda, depois de não ter visto ele no quarto à noite, percebi que a orelha estava machucada de coçar. Pânico. Liguei pra veterinária várias vezes, mas como o Pet Shop onde ela trabalha só abre às 10h, fui trabalhar pensando em marcar uma consulta para o fim da tarde. Mãããããs segunda (28) era jogo do Brasil e eles iam fechar bem cedo. Ou seja, consulta só na terça de manhã. K Cheguei em casa, a situação estava igual, e fiquei super grudada para que ele sobrevivesse mais aquela noite. #chiliquedemãe

“Na bolsa eu entro de boa. Na caixa de transporte, nem a pau!”

Terça de manhã, Manjar deu show pra entrar na caixa (entrou de baixo da cama, deixou branca de pelos minha blusa verde, ganhei uns arranhões acidentais). Cheguei à Dra. Pet já com o diagnóstico: “ele está com aquela mesma alergia, agora na orelha”. Ela, sem me dar ouvidos (trocadi-lho!), pegou uma câmera, colocou lá dentrão no ouvido dele e, olhando pela TV, deu o diagnóstico: é cera. Bolas de feno passando ao fundo.

Em minha defesa, todo sábado eu encarno a profissão dos limpadores de orelha do Afeganistão – com algumas adaptações, inclusive geográficas. Mas não dá para limpar profundamente, onde a cera se formou. Incomodado com ela, Manjar começou a coçar as orelhas, achando que assim poderia resolver seu problema. Mas not!

Estou usando um novo remédio e Dra. Pet falou para voltarmos em dez dias, caso ele esteja bem (se não, voltamos antes). Novamente em minha defesa eu pedi: se estiver tudo bem posso só ligar e avisar? Limpar a orelha tudo bem, mas se eu puder evitar a emoção de colocar o bigato dentro da caixa, juuuuuro que não reclamo!

Operação limpaorelha, típica do Afeganistão, é realizada também em SP aos sábados

Por Juliana

19 comentários leave one →
  1. 07/07/2010 7:24 AM

    Se for daqueles filmes de caubóis, não são exatamente bolas de feno. É uma tubleweed (alguns chamam de cardo-rolador, salsola ou barrilha):
    http://en.wikipedia.org/wiki/Tumbleweed
    —————

    []s,

    Roberto Takata

    • 12/07/2010 9:54 PM

      Se eu escrever tubleweed, cardo-rolador, salsola ou barrilha, ninguém vai entender. Aí vai rolar um climão tipo bolas de feno passando e dá tudo na mesma. 😛

  2. Monica permalink
    07/07/2010 9:22 AM

    Ju (e outros que queiram dar sua opinião), é realmente necessário limpar as orelhas dos gatos toda semana? Eu nunca limpo, e sempre que levo as trigatas na vet, ela olha e fala “Noooossa, que orelhas limpinhas!!!!!!” hahahahaha….. Ou seja, parece que, no caso das minhas pelo menos, não tem a menor necessidade de limpar. Fiquei pensando se limpar não acaba sendo pior, tipo aquele lance de não usar cotonete nos nossos ouvidos porque empurra a cera mais pra dentro (já ouviram essa, não?).
    Em tempo, consegui comprar a caixinha de areia fechada e azul!!!!! Noooooossa, muuuuuuito melhor! Tinha medo que as trigatas não se adaptassem, especialmente a medrosa da Luna, que não entra dentro de nada, mas tão usando que é uma maravilha! hehehe
    Bjs

    • 12/07/2010 9:55 PM

      Olha, a Dra. Pet fala que é importante limpar toda semana, pq a orelha do gato é sensível, tem muito risco de infecção. Então eu obedeço. 🙂 Que bom que deu certo a caixinha. É boa mesmo, mas podia ser ainda melhor e ter um mecanismo de auto-limpeza, né? Aí sim eu ia adorar!!! 🙂

  3. Katia permalink
    07/07/2010 9:39 AM

    Monica, tem que limpar a orelha do gato sim!
    O meu já pegou infecção 2 vezes por “orelha suja”. Uma quando tiramos ele da rua (ele já estava com a infecção…a orelha tava imunda!!) e outra quando ele passou uma temporada só com minha mãe (que não curte limpar orelha de gatos). O que deve acontecer com suas gatinhas é que elas devem limpar a orelha uma da outra….imagina que delícia aquele gostinho de cera!!! rsrsrs
    No meu caso, o veterinário disse que poderia usar álcool e algodão mesmo, mas só cuidado pra não encharcar o algodão e ir muito líquido pra orelhinha dos bichanos.
    Bjinhos

  4. permalink
    07/07/2010 10:22 AM

    tem gato que fica com a orelha podre e outros que não têm mta cera, assim como os humanos. o perigo é deixar que tufos, mesmo mto pequenos, de algodão entrem nas orelhas deles (e nas nossas!). fui proibida pelo meu otorrino de usar cotonete!

  5. permalink
    07/07/2010 10:46 AM

    É muita emoção ser mãe dos bigatos, Jú!! Nem, sabia que tinha que limpar as orelhas dos gatos toda semana, pq né? E os que moram nas ruas?? 🙂

    Ahh curti seu esmalte, darling! Qual é? Conta pra gente!

    Beijos

  6. Erica permalink
    07/07/2010 11:28 AM

    Dica para colocar gatos na caixa: agitar a lata de whiskas temptations e colocar lá dentro umas 2-3 unidades. Aqui em casa,não falha nunca: saem de onde quer que estejam.
    Ah: e deixo a caixa com a abertura na posição vertical, assim que eles entram, para dificultar o trabalho deles tb…

  7. Juliana permalink
    07/07/2010 3:55 PM

    Aqui em casa limpamos as orelhas da bigatas a cada 15 dias com um remedinho que pinga 2 gotas em cada orelha, espera um pouquinho e depois remove com gaze (se bobear, é este que vc está usando, Ju!). Achei engraçado vc chegar na Dra Pet já com o diagnóstico…eu faço igual, minha irmã é veterinária, graças a Deus, tenho uma Dra Pet particular e de graça. Ela fica brava comigo, pois eu sempre ligo pra ela já com o pior diagnóstico possível (neura de mãe, só a gente sabe como é!!)

    • 12/07/2010 9:57 PM

      Hahahahaha. Ela deu moral zero pro meu diagnóstico, acho que já está acostumada com a nossa raça de mãe de gato. Hahahaha.

  8. Ilza Batista permalink
    07/07/2010 7:10 PM

    Puxa vida!! Que dó do pequeno!! Eu também não sabia da “limpeza de orelhas semanais” e olha que tenho um casal… a Neela ( isto mesmo nome indiano!!! ela adora fazer exposição da figura) e o Polaco ( igual aos bigatos só que vesgo e gordo).
    Acho que não vai ser fácil… e eu que sempre me vanglorio de cortar as unhas em 15 segundos e ver os bichanos entrar na caixa de transporte espontaneamente… Será que este vai ser o calcanhar de aquiles???…

    • 12/07/2010 9:58 PM

      Que sucesso a história do corte das unhas e de entrar na caixa tão rápido. Pela minha experiência nesses dois assuntos, a Neela e o Polaco merecem Whiskas sachê dia sim, dia não. 😛

  9. Marcia permalink
    07/07/2010 10:24 PM

    Ai, Ju, ai todo mundo…. mãe de gato é tudo igual… sofredoras. Sera que todo mundo é corintiano? rs…rs….
    Fui correndo olhar as orelhas do Frederico. Modelito basicão, nada de cera.

  10. 08/07/2010 4:33 AM

    olha, minhas gatas do brasil nunca deram problema qto a cera no ouvido mas infeccao urinaria nossa, elas nao bebem agua, eh incrivel… agr os ke tenho aqui no JP jah me dao trabalho pq nao me deixam limpar as orelhas e aqui existe um tipo de bichinho levado á orelha pelo vento, poeira e pelo tatame que dah mta mas mta coceira, cheiro forte e um chilique horroroso nos gatos… a sorte que aqui existe ateh convenio saude pra animais e por mais que vc nao o tenha, eh mto barato leva-los ao vet…diferente do brasil onde nos deixamos um rim, um pulmao e ainda o sangue se abusar mto.. aah e tem outra, veterinario no estado do Parana é mto mais caro que em Sao Paulo, abuso total… adoro os bigatos… racho de rir c as postagens hilarias bla bla bla wiskas sache, o maximo!!!

  11. Alessandra permalink
    12/07/2010 9:57 PM

    felizmente, as orelhas não dão problema aqui nessas bandas. Sobre colocar na caixa: a gente faz o seguinte truque. Meu marido pega a caixa e fica com ela aberta estrategicamente no corredor, ou em outro lugar após uma porta aberta. Eu cato a gatada vez e vou levando calmamente no colo. E qdo, cruzamos a porta, ela é “encaixada” de surpresa…rs. Se isso não der certo aí, tente coloca-lo de ré na caixa, primeiro a rabiola depois o resto do corpo.

  12. Alessandra permalink
    12/07/2010 9:58 PM

    ah, os seus fofos devem ser mais sensíveis por serem branquinhos. Eles usam filtro solar?

    • 12/07/2010 10:01 PM

      Hahahahahahahahaha, boa tática. Só falta assoviar pra passar a impressão de normalidade na casa. Hahaha.

    • 12/07/2010 10:02 PM

      Eles usam, sim. Na orelha e no nariz. Na orelha fica, no nariz eles lambem. Mas moro em apartamento, então o sol é por pouco tempo, quando ficam na janela.

Deixe uma Resposta

