Skip to content

Drogatos

26/07/2011

Na semana da morte de Amy Winehouse, este blog fará revelações po-lê-mi-cas sobre hábitos nada saudáveis de seus protagonistas. É o lado Drogatos dos Bigatos.

Há anos eu sei do vício de Mingau: qualquer objeto que contenha cola. Rolinho para tirar pelo da roupa, superdurex para embalar as caixas da mudança e fitas de embalagem entram nessa lista Winehouse do felino. Onde houver qualquer um desses itens, lá estará Mingau dando suas patadas (literais, não metafóricas) para conseguir sua porçãozinha de cola. “Ô, moça, só uma mordidinha no durex, vai?”

"I said no no no", afirmou Mingau

Manjar, também um gato de rua, vinha se mantendo até então longe do vício. Mas aí eu mudei para a casa nova, onde coloquei uma cortina irresistível para o bichano Winehouse (prova da esquisitice felina: é exatamente a mesma cortina da outra casa, para a qual ele nunca havia dado a me-nor bola). No começo, foi só uma mordidinha na barra. Depois, começou a fincar os dentinhos com mais força e então chegou a me acordar de madrugada com o barulho das descontroladas mordidas.

“Yes I've been black but when I come back you'll know know know”, disse Manjar

Seu gato também tem algum vício? Faça dos comentários deste post o seu grupo de apoio!

Por Juliana… Winehouse

46 comentários leave one →
  1. Ilza Rosa Batista permalink
    26/07/2011 11:08 PM

    Peteleco, o novo membro da família é cleptomaníaco. Volta e meia encontro o gato sorrateiro com algo na boca. Toda a sorte de coisinhas… semana passada encontrei embaixo do sofá: 4 lixas de unha, dois alicates de unha, 3 canetas, uma rolha e a tampa do ralinho da pia do banheiro. Sem contar que não sai do banheiro sem levar um “piranha” de cabelo. Acho que ele gostaria de ser uma gatinha, se é que vcs me entendem.

  2. Gabriela Gonçalves permalink
    26/07/2011 11:15 PM

    Meu gato Bóris é meio bode, meio avestruz.. gosta de mastigar (e engolir!) um monte de coisa que não pode… cordões, cadarços… ultimamente eu tenho que ter cuidado triplicado nas sacolas de plástico. Ele morde, mastiga, mastiga, até sair um pedaço. Hoje ele vomitou uma bola de pelo. Fui investigar (sempre analiso o ‘corpo’ porque sempre tem coisa além de pelo) e tinha uns 5cm de sacola. Morro de medo, mas como ele pode comer QUALQUER coisa, fica complicado controlar.

    Dia desses Bóris vomitou um bolo estranho. Coloquei luvas e fui desenrolando… desenrolando… desenrolando… 31CM DE CORDÃO! Um cordão que antes era brinquedinho, virou um problema. COMO ELE ENGOLIU ISSO?

    Antes de vomitar aquela monstruosidade, ele tinha sido internado duas vezes em um mês com vômitos constantes (oi? rehab) e fraqueza. Quase morri de preocupação, além de ter gastado mais de 600 reais em internações e remédios. Como eu adotei ele desnutrido, eu achava que era uma fraqueza do organismo do bichinho… mas pelo visto é só safadeza mesmo.

    Hoje, quando ele está quieto demais, já saio catando algo que ele possa ter engoldo pela casa, super agoniada.

    Espero que meu gato dure pelo menos os 27 anos da Amy =P

  3. Juliana Briotto permalink
    26/07/2011 11:35 PM

    Bellinha é viciada em sacolinhas pláticas. Nunca vi coisa igual! Não pode ver um saquinho por perto! Ela mastiga e engole!!! Não posso descuidar. Ela não interessa por comida de gente, mas não resiste à uma sacolinha. O saquinho que vem o jornal, de manhã, tenho que esconder na hora! O saquinho do lixo do banheiro nunca fica inteiro! Isso já é vício. Daqui a pouco, ela vai começar a vender as coisas de dentro de casa para comprar sacolinhas plásticas!!!

  4. Erica permalink
    26/07/2011 11:36 PM

    Eu tenho, digamos, uma máxima na vida: tudo pode ser limpo com água sanitária.
    E o Charlie “rola” por todo o caminho onde passo este poderoso desinfetante. Ele fica enlouquecido, como quando é presenteado com erva do gato.
    Fica tudo desinfetado, limpinho, úmido e com pelos de gato grudado…

  5. Ana Moura permalink
    27/07/2011 2:03 AM

    meu gato tem um vicio… o cheiro da água sanitária, basta passar…e lá estará ele se esfregando e lambendo tudo…

  6. alecaplexandra permalink
    27/07/2011 6:43 AM

    Oi

    Tenho 4 gatos. Uma delas adora morder sacos de plástico. Também dizemos que é a nossa agarrada (cá em Portugal usamos comummente este termo para viciados) 🙂 Os que ela mais gosta mesmo são os mais grossos!

  7. 27/07/2011 7:41 AM

    Eu tive um gato, Vinícius, que não podia sentir o cheiro de Vick-Vapo-Rub que vinha correndo… completamente viciado, ele chegava a lamber o meu pescoço, nariz, e onde mais eu tivesse passado!!! Era uma luta manter ele distante!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Márcia permalink
    27/07/2011 9:30 AM

    Meu Fred era louco por uma flor que comprávamos… não sei o nome dela. Era fatal… era colocar a flor no vaso e lá estava ele sobre a mesa cheirando a flor… rs…

  9. natalizarthnatali permalink
    27/07/2011 9:31 AM

    Pelo visto as sacolinhas plásticas são viciantes! A minha Sara é simplesmente tarada por sacola plástica. Temos que esconder todas! Sara também tem por preferência um ursinho branco que ela carrega pra cima e pra baixo para mamar. Creme no corpo é do agrado de Malu. Cheiro de cigarro quem gosta é o Miguel. Quando vou na varanda fumar Miguel sempre comparece (ok, sei que não é legal, mas pelo menos estou em um espaço ventilado). Mas o que todos amam é a tal da água sanitária! Como li nos outros relatos que essa é mesmo uma preferência felina segue a dica de diluir o conteúdo de uma tampinha do produto em um balde cheio de água. Esse produto pode intoxicar os gatos.

    Bigatos, amo vocês!!

  10. permalink
    27/07/2011 10:26 AM

    Ai, que lindos esses pequenos! 🙂

    Em casa tenho uma maníaca por peito de peru (Shantilene Maria). Ela percebe de longe quando alguma coisa com peito de peru adentra a nossa casa. Mesmo que esteja escondido na pizza, a gatinha percebe e se transforma numa máquina de caça ao peru. hahahahaahahahahahahaha!

  11. Desiree permalink
    27/07/2011 2:41 PM

    Danoninho.

    Deixei o gato provar uma vez e hoje é quase um dependente…

  12. Adrina permalink
    27/07/2011 8:42 PM

    Deixa eu ver… água sanitária é um problema, todos gostam. Até paramos de usar aqui em casa. O Neruda gosta de saco plástico, mas só se for mole e transparente (exigente, o viciado). Fácil de controlar, é só usar sacolas brancas. Fidel é gamadão em umas tampinhas plásticas que temos aqui, mas é um hábito inocente. Lana gosta daquele metalzinho do miolo de grampos de roupas. Esse me preocupa, mas tá difícil controlar. Agora, o pior é o Sabugo. Ele come minhas roupas. Muitas, e as novas ele prefere. Tentei várias táticas para inibir isso, mas a solução foi colocar um pufe na frente do armário pra ele não entrar. Claro que isso atrapalha a circulação, mas depois de 13 blusinhas, 2 pijamas, 4 meias e 1 sutiã, acho que até que é uma boa…

    • Juliana Briotto permalink
      29/07/2011 11:56 PM

      Nossa!!! Nunca vi gato comer roupa!!! hahahaha

  13. Márcia permalink
    27/07/2011 8:47 PM

    A nossa gatinha era louca por leite moça…

    • Ju Carpanez permalink
      27/07/2011 9:14 PM

      Pô, esse aí até eu! 🙂

      • Márcia permalink
        28/07/2011 9:42 AM

        E pra falar a verdade…. eu dividia com ela… rs…

      • Márcia permalink
        28/07/2011 9:43 AM

        Ou era ela que dividia comigo? rs…

  14. Ju Carpanez permalink
    27/07/2011 9:13 PM

    (não consigo fazer o comentário via celular logada no wordpress, mas sou a Winehouse lá de cima) Gentem, que loucuuuuuura essa cândida — acho que Amy morreu sem ter experimentado essa! E o saquinho plástico? A partir de agora, chamemos de craquinho plástico! 😛

  15. Cris permalink
    27/07/2011 9:57 PM

    Mais um para os saquinhos plásticos! O meu siamês de 14 anos, Fellini, adora! Já a mãe dele, Saphire, adora chulé! o.O Só se esfrega em sapatos e pés com chulé! hahahah

  16. Erica permalink
    27/07/2011 10:49 PM

    Gente, eu achava que o fato da Blue gostar de sacolinhas era “normal”. Não achei que fosse vício… E, pensando bem, ela tb é louca pelos meus sapatos: rola com eles pela casa, principalmente quando são sapatilhas (mas não faz isso com sapatos de visitas, só com os meus)… Não achei que fosse tara por chulé (eu uso talco profilático!). Meus filhos são mais problemáticos que eu pensava… Então o fato do Charlie pegar elastico de cabelo TODA VEZ que eu vou tomar banho tb deve ser mais um vício… E eu que pensava que a Amy era doidona…

  17. 28/07/2011 12:08 PM

    Agua Sanitaria é o vicio da Luminha! A Tuki não pode ver umsa sacola plastica que ta lá mastigando… Alice nao pode ver uma porta de armario aberta que se enfia dentro e a Bella é incapaz de resistir a um paninho (ou minha roupa) em um lugar diferente (em cima da cama, por exemplo) que ja vai deitando em cima! rs

  18. luciana permalink
    28/07/2011 2:49 PM

    eu ri tanto ja desses post e de saber dos colegas as artes/vicios alheios, rss mt6o engraçado como gatos sao tao diferenets e ao ms tempo iguais.. os meus amam saco plastico mas soh p brincar, caixa de papelao idem mas, 2 deles, maru e miya nao podem ver teipos/durex/fitas adesivas em geral… pensa no crack eh pensar nas fitas adesivas auhauhahah.. como pode neh??!! e so meus tbm amam roubar coisas alheias.. lixas de unhas sao comuns.. td escondido embaixo do sofa, geladeira, armarios e cama rss

    • Cris permalink
      28/07/2011 3:00 PM

      Luciana,

      O Fellini também é um “gatuno”, não posso deixar nada que brilhe à vista, ou seja, tenho que esconder brincos, anéis, pulseiras… Aliás, tem um relógio que eu nunca mais achei!
      Acho que ele deve ter jogado pela varanda, só pode! hihi

  19. Manu permalink
    28/07/2011 6:01 PM

    Meu nino Winehouse é viciado uma “certa”coberta preta aqui em casa, não importa a hora ou lugar, basta ele olhar a coberta e pronto, larga tudo arranha todos, pela bendita, assim que consegue a coberta só pra ele começa, a ingestão ele lambe, chupa, cheira, ronca, arranha e como toda substância viciosa tem efeitos, ele desmaia e dorme por horas…….

    • Monica permalink
      10/08/2011 1:31 PM

      caraca… parece minha Mila!!!! Alias, a tal da coberta eh a minha tatica pra fazer a gatinha ficar quieta… hehehehe

  20. Celia permalink
    28/07/2011 10:52 PM

    Água sanitária deixa a Lilica ‘doidona”, depois que percebi não a deixo por perto qdo uso…
    O Lew fica hipnotizado quando ouve o barulho do pai humano dele tirando o cinto, fica doidão qdo finalmente o consegue morder e chutar. Os olhos dele brilham, muito lindo…rs
    Fora isso são piranhas de cabelo, xuxinhas, canetas, fone de ouvido, ah e qdo tinha telefone com aquele fio enroladinho da base para o fone, a Lilica ficava estapeando ele. Fora isso resta o normal, cx de papelão, saco plastico, rolo papel higienico, espanador….

  21. 29/07/2011 11:37 AM

    lendo os posts fui lembrando de mais coisas: meu gato cego, Miguel, não pode escutar a gente mexer em um pote de iogurte, fica louco, sempre quer!

    Chulé!! A Sara se embola nos meus sapatos, enfia a cabeça dentro, é uma graça!

    Aqueles arames de pão quem ama é a Malu – precisamos esconder, mas quando ela acha um sai pela casa toda feliz, correndo que nem louca e se auto denunciando porque mia, mia, mia! rsrsrs A Malu também é viciada em afogar os ratinhos de brinquedo. Ela o leva na boca até o potinho de água, joga ele lá dentro, afunda ele com a pata bem afundado e ainda briga com ele!! Quando ela está boazinha coloca ele no pote de comida, afinal ratos de brinquedo tb precisam se alimentar! rs

    O vício de comportamento geral é subir na pia e no tanque para pedir água corrente. A Yasmin nunca bebe água do potinho, nem da fonte especial para gatos, só na torneira mesmo!

    • Juliana Briotto permalink
      30/07/2011 12:00 AM

      Natali, estou rolando de rir aqui com a história da Malu que mata os ratos de brinquedo afogados!!! hahahahaha

  22. Deee permalink
    31/07/2011 1:13 PM

    Cada um dos meus é viciado em algo.

    Lilith não pode ver alface q ela rouba, quando chega do mercado tem logo que guardar e nem pensar em deixar a geladeira muito tempo aberta que la vai ela pegar alface. (ela detesta carne oO). Alias tudo quando é verdura e legume ela ama (minha mae diz q ela quer ser vegetariana igual a mim) hauahuahua.

    Topolino adora se enfiar em sacos plasticos (independente se tenha só 1/3 do tamanho dele e tenha coisas dentro).

    Chilli AMA tampinha de tanque, o olho até brilha quando ve uma, ela some com todas em casa. Toda semana quando vou lavar roupa saio procurando em lugares inimaginaveis(ps. ela também adora comer borrachinha de dinheiro -.-‘, agora entro em panico só de ver uma pela casa. PS² todos os potes de agua espalhados pela casa TEM de ser pesados, porque senao ela derruba ou então molha o corredor e deita onde ta molhado -.-‘²)

    e a branca o unico vício dela é bater em tudo q se meche perto do rabo dela =)

    uma pergunta.
    o gato de alguma de vcs pega a bolinha de papel pela boca, traz pra vc, coloca do seu lado e fica sentado pedindo pra jogar denovo, ou só o meu que tem sindrome de cachorro?? =)

    • Monica permalink
      10/08/2011 1:34 PM

      Minha Luna tb traz as bolinhas pra jogar pra ela… soh que nao de papel, ela curte bolinhas de borracha ou, melhor ainda, elasticos. Elastico eh o vicio dela.

  23. 31/07/2011 8:08 PM

    Que olhos hein!! amei este lugarzinho..

    só um pedacinho de durex é??? NO NO NO!! 🙂

    bjk

  24. luciana permalink
    31/07/2011 11:19 PM

    a yuki pega bolinha c a boka, c a pata joga p cima brinca horrores, por hrs, tras do meu lado, e mia pedindo p brincar c ela, ai ela quase se mata brincando, a lylika qdo era mais nova trazia na nossa mao p jogar p ela, igual caxorro qdo a gente joga eles buscam e pedem p jogar dnovo.. ja a miya nw liga mto p nada mas ela fica doidona dpois que usa o banheiro uahauhauaha(axo ke eh alivio)… o maru brinca c qq coisa ke nao seja dele, o ke vc da p ele, eh chato, mas td ke eh seu ou de qq outra pessoa… eh dele!! rs, minha penteadeira soh pode ter os potes de cremes gds e pedados pq os pekenos tbm sao dele sabe..rs
    no japao, como o piso eh tatame, costumamos colocar um tapete que parece piso de madeira mas é borracha… o maru ta extressado esses tempos e roeu uma boa parte desse tapete na porta da sala… roeu o batente da porta da cozinha… tentou roer os pés da cama.. creio que foi a época da troca dos dentes pq ele parou c isso, agr soh faz qdo ker xamar a atençao…
    engraçado, cada vez ke a gente vem ler os coments a gente lembra que nossos gatos tbm fazem o que o gato do fulano faz neh?! gatos sao tds iguais.. adoro!!! rsrss
    aahhh, e o maru aaaaama água, no verao entao, se deixar ele deita na boca da mangueira de saida de agua da makina de lavar… beber a agua do banho no box eh uma guerra…nw pode deixar a porta aberta senw o chao fica td pintado de patinhas rss
    yuki qdo ta c fome fica berrando pq ker ke coce as costas dela p ela comer..(folgada!!!!) ai qdo ker dormir, fica berrando pela casa c o urso dela na boca..(isso aprendeu c a lylika,certeza!!!) qta coisa neh rss, desculpe pela carta mas eu me empolgo dmais rsrss 🙂

  25. Gabriela Gonçalves permalink
    01/08/2011 10:46 AM

    Ah! meus meninos são loucos por melão! comem como uns desesperados, como se fosse a última comida na face da terra (ouso dizer que a comoção aqui em casa quando eu pego o melão amarelo é a mesma de quando eu pego o whiskas sachê!).

    Depois que comem o melão saem se lambendo como se tivessem acabado de comer um filé!

  26. Viviane permalink
    01/08/2011 11:05 AM

    A Leeloo e o Izzy sao viciados em milho verde… antes foi yogurte mas essa fase passou e agora o barato é comer milho e roer o sabugo pelo chao da casa … Não sei se seria um vicio mas a Leeloo tem complexo de ferret e nao pode ver um buraco… gaveta, armario ou qq lugar onde possa se entocar e deixa a gente louco procurando …ate o irmao sentar-se pacientemente em frente ao esconderijo e dar aquela olhada de enfado… tipo “ja cansou de chamar, procurar e se descabelar? Ta aqui nao ta vendo?”.
    Bjs! Adoros os Bigatos!!

  27. ninha permalink
    03/08/2011 10:55 PM

    Preciso dizer q meu gato Max nunca gostou de erva do gato (o que acho incrivel), mas ele tem um vicio que acho mt louco que é beber agua quente. Não posso deixar um pote com água quente ao alcançe dele que em segundos ele já esta lá bebendo (por mais quente que esteja!). Acho que ele é meio Lord inglês. Adora um chá… hahahahaha

  28. Bel Ferreira permalink
    16/08/2011 10:18 AM

    Minha siamesa Schumy, enquanto era filhote, adorava se enfiar nos sapatos assim que eu descalçava, enquanto ainda estavam quentinhos! Não esqueço da cena: era só se distrair um pouquinho e quando olhava de novo, lá estava uma bundinha de gato pra fora do cano! XD

  29. Diana permalink
    19/09/2011 10:40 AM

    Minha Lana é viciada naqueles araminhos de amarrar saco de pão de forma…ela não pode ver um dando sopa que morde joga pro alto..rebate com a pata..faz de bola de futebol e tudo mais que vc puder imaginar..é uma loucura…

  30. Marta permalink
    21/10/2011 4:00 PM

    Como fazer para minha gata parar de comer sacos plásticos?? Várias vezes ela fica com uma tosse estranha que eu atribuo a esse vício…não sei se de fato é, de qq forma, ela não para….eu tiro todos os sacos de perto, mas é só dar mole que rápido está ela comendo o plástico…ela morde de lado, como se fosse um chiclete…os preferidos dela são os de pão de forma…terrível!!

  31. Juliane permalink
    12/06/2012 11:07 AM

    Minha gata Luna tem o vício de ficar arranhando tudo o que é papelão que ela vê pela frente. Quando ela era filhote até tentamos convencê-la de usar o arranhador que compramos (que por sinal, nunca foi usado até hoje), mas nada feito. Mas, essa não é sua única mania. Ela também gosta de entrar dentro de sacos plásticos que encontra, e não pode ver uma porta de armário, ou guarda-roupa aberta que lá vai ela entrar e explorar o local…rs

  32. AMANDA WENDELL DE ARAUJO permalink
    16/11/2012 1:50 PM

    Minha Nina ela é demais … abre gavetas,sobe na geladeira e outras coisas mais e pede pra ficar na janela da varanda no fim da tarde… pega coisas na minha bolsa e tras pra mim … e tira o telefone do interfone da cozinha… ela é a gata mais traquina que ja vi… Esta semana eu tava trocando o cartucho da impressora e ela olhava pra mim e colocava apatinha dentro como se quisesse me ajudar.kkkkkkkkk amo minha gatinha e ela amaaaaaaa codplay ela relaxa fica quietinha escutanto… so assim ela para

  33. Jussara Parente das Neves permalink
    02/02/2013 11:37 AM

    A minha “Tita” além de disputar um lugar no sofá (os cantos) com os seus pais humanos.
    Ela é um GARATO, pois, adora queiJo parmesão (fica completamente alucidada pelo cheiro). Antigamente eu pensava que ela queria comer macarronada como o Garfield, porém, me enganei!!! ela só gosta mesmo é do queijo. Ela gosta muito também de bolachas cream-crackers, verduras, azeitonas (sente o cheiro à distância), linhas, elásticos, carne crua (peixes, bacalhau, camarão (nem se fala) ela come mais de 15 se eu deixar! Quanto à água sanitária, nem se fala, temos que lutar para que ela não consuma. Agora, se vc estiver triste e começar a chorar, ela torna-se a maior lambedora de lágrimas da face da terra!!!

  34. Audrey permalink
    02/02/2015 11:36 AM

    Minha gata sempre tomou mais banho que o normal…depois de castrada ela se tornou uma viciada incontrolável em se lamber…é irritante hahahhaa quando coloco a mão nela pra fazer carinho me lambe também…100% do tempo. Alguém sabe algo que posso fazer pra minimizar isso?

  35. Andreia santos permalink
    17/12/2016 3:02 AM

    Meu gato está com manias de querer moderador minhas lixas de unha😒😒😒

Trackbacks

  1. Rehab « Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

