Skip to content

Quanto custa ter um gato?

07/09/2011

Como assim dinheiro?

Essa resposta eu sei: pode custar caro, se você der o melhor para o bicho. Então, antes de adotar/comprar/pegar da rua um bichano, saiba que com ele você estará montando uma familinha – tipo as do “The Sims”, com a diferença que os Sims não comem ração, não vão ao veterinário e não fazem uma sequência de três exames de fezes a R$ 25 cada. Amo (MUITO!) meus bichos e em nenhum momento pensei que a relação custo/benefício (falando de grana, mesmo) pudesse não valer a pena. Mas nesta semana, a mesma em que paguei o primeiro dos três exames de fezes (a primeira amostra não deu nada), aconteceu algo que destaco sobre o custo de ter um pet.

Segunda-feira fui à Cobasi e, ao passar pelo caixa, a atendente abriu um sorrisão: “Você já pode resgatar seu bônus de R$ 50”. Eu fechei a cara, pensando: “caramba, já gastei mais R$ 1.400”.

Bigatos estão comigo há um ano e meio e é a segunda vez que eu ganho o tal bônus. Faça as contas: já gastei só na Cobasi R$ 2.800. Tá certo que no começo eu exagerei, comprando tudo com as palavras “para gatos” que via pela frente. Mas também é justo dizer que eu não compro ração e sílica só na Cobasi, além de esse valor não incluir veterinário, remédio, vacina ou banhos. Ou seja: gastei, fácil, mais de R$ 2.800.

Mas como não tenho controle do que gastei por fora, esse é o montante que tenho como base. Daí pegamos R$ 2.800, dividimos por 18 meses (tempo que bigatos estão comigo), depois dividimos por dois (são dois gatos, bi-gatos). Dá R$ 78 mensais por gato, se tudo correr bem e você não tiver de gastar com veterinário e remédio, por exemplo. Ah, e também tem o sofá de ultrasuede que você vai ter de comprar (coloca aí R$ 2.000), porque eles vão detonar o seu.

A conclusão é que manter um gato custa o mesmo por mês que assinar a TV a cabo. Se você tiver mais de um bichano, a qualidade do pacote vai melhorando – o que implica em mais diversão e também, é claro, em mais custos.

Não, agora falando sério. Como assim dinheiro?

Não, agora falando sério. Como assim dinheiro?

Por Juliana Cerbasi

47 comentários leave one →
  1. Marcia permalink
    07/09/2011 11:46 AM

    Durante os onze anos que o Frederico viveu, com certeza deu para formar um veterinário na melhor faculdade do país, mas não me arrependo de nada! Só desejo que o suposto veterinário seja bom com gatos…
    Estou com duas femeas a 1 ano e 3 meses. Se alguem souber aonde se faz bolsa família, bolsa escola, bolsa alimentação, me diga por favor! Sem falar que a Proplan que na Cobasi sai a 90 reais, aqui custa 120, e vai mais de um ao mes. Filipa e Marion não querem nem saber de trabalhar….
    Agora uma pergunta séria: porque não se descontam as depesas médico veterinárias do imposto de renda? Afinal e alem de tudo, prestamos um grande serviço aos centro de zoonoses, as prefeituras, cuidando e amando viralatinhas que só dariam despesas ao serviço público.
    Juliana, candidate-se a deputada, olha só a dica para uma plataforma eleitoral!

  2. Monica permalink
    07/09/2011 11:59 AM

    Por isso não tenho TV a cabo… 😉 rsrsrsrs Realmente é caro ter um pet, mas to com vc, Ju: nunca me passou pela cabeça que a relação custo/benefício não valesse a pena.

  3. Adrina permalink
    07/09/2011 12:25 PM

    Em agosto cancelei minha viajem de janeiro para Bonito, pq gastei o dinheiro da viagem curando uma gastrite teimosa do Morfeu… Agora ele tá aqui deitado na minha frente e eu acho que cada centavo valeu a pena
    Eu tentei fazer a conta do custo mensal, mas quando vi que tava chegando nos 4 dígitos achei melhor parar. Bem, mas são 8 gatos, que comem Royal Canin e usam areia de montão. Vacino um por mês, pra dividir a despesa, mas ainda assim são 8 vacinas por ano (120 cada). Sem contar que eles incrivelmente ficam doentes de montão, acho que vou mandar benzer. E a Tarsila toma um remédio que custa (na manipulação)172 reais, e dura dois meses! E tem que tomar pro resto da vida.
    Melhor nem pensar mais nisso, senão troco os 8 por um elefante que sai mais barato!!!

  4. Gabriela Gonçalves permalink
    07/09/2011 2:40 PM

    Meus meninos por mês me custam uns 50 reais cada um, mas só porque parei (parei mesmo) de comprar brinquedinhos que não davam em nada. Eles AMAM mesmo aquelas tampinhas brancas de ralo e os araminhos de sacos de pão. Já acostumei: um monte de brinquedo encostado, enquanto minhas tampas de caneta continuam sumindo.

    Os gastos maiores mesmo são com saúde. E olha que eu conheço um monte de gente que cria gatos e nunca sequer passou na porta de um veterinário.

    Bóris e sua mania de engolir tudo, já passou mal (muito mal) por causa daquelas penhinhas coloridas que vem em alguns brinquedos e me custou por baixo uns 250 reais (com consulta, internação e remédio), e outra vez engoliu um cordão enorme e me custou mais uns 500 reais no veterinário de novo (esses dois gastos enormes dentro de dois meses!)

    No final o que sai mais caro com gatos é aquilo que não se pode calcular.
    Se você se assusta com o valor normal de manutenção (alimentação+areia) e acha muito caro, então melhor nem cogitar ter um gato, porque o imprevisível é que nos fura os bolsos.

    Fora ainda os prejuízos que eles dão fora do universo felino: meu Nico derrubou meu netbook. Perda total. 900 reais de prejuízo em uma noite. Mas nem consegui ficar com raiva. Quem mandou deixar as coisas espalhadas de qualquer jeito? E fios mordidos? E minha rede destruída? E meus sapatos com mordidinhas (às vezes acho que eu tenho cachorros), como calcular?

    Mas olha, depois de ver um filho doentinho; depois de passar pela experiência tenebrosa de imaginar um de seus meninos indo pro céu dos gatos; depois de chorar como uma louca na volta do vet porque o bichinho ficou internado e vai se sentir abandonado, ou não melhorar; qualquer mil reais em cuidado para vê-lo destruindo suas coisas de novo vai ser bem pago.

    E acredite: a gente aprende a não se apegar muito a essas contas…

  5. 07/09/2011 3:11 PM

    Adorei ! Eu prefiro não fazer contas por aqui porque o meu marido ia pedir o divórcio ! Vejamos: tenho 4 peludos entre 14 e 12 anos (2 gatas e 2 cães, sendo que um deles é um labrador de 40 kg) todos já passaram por cirurgias e internações, comem ração de qualidade, vários sofás e cadeiras arranhados (gatas) e fedidos (cachorros), adestrador, passeador, anti-pulgas/carrapatos…vale contabilizar terapia ? Porque dá uma angústia muito grande enfrentar todos esses problemas e ainda mais quando chegam em casa com ratos/gambás/passarinhos vivos e eu sou obrigada, apesar de ter pavor, a caçar e despejar tais criaturas.
    Como os bigatos são gatinhos lindos e maravilhosos não vou ocupar todo o comentário com as centenas de objetos que o labrador já destruiu e continua destruindo apesar de ter arrancado 4 dentes este ano…
    Meus filhos cresceram cercados de peludos, passaram noites mal dormidas dividindo suas camas com as gatas, mas aprenderam a amar e respeitar não apenas os animais mas todos os seres vivos !
    Tudo isso não tem preço !
    Beijos

  6. 07/09/2011 4:04 PM

    Olha, aqui em casa com as bi-gatas eu gasto em média, no mês, uns R$ 210,00 entre comida (sao dois sacos de Royal Canin por mes) e areia de silica! Fora alguns whiskas sache, que eu dou nos finais de semana! Isso da um R$ 100,00 por mes com cada uma. Mas nao estou contabilizando veterinarios e uns ratinhos aqui e ali que acabo comprando,sem contar o gasto inicial qdo a gente adota: comedouros, brinquedos, caminhas, caixa de areia, 3 doses de vacina e castração. Mas para mim vale cada centavo!!! Conviver com elas é maravilhoso!!!

  7. 07/09/2011 4:06 PM

    Ah, esquecei de falar das telas nas janelas… vai mais uma graninha aí, mas esta é indispensáve!!!

  8. 07/09/2011 6:15 PM

    como eu tenho 5 gatos e estou sempre fazendo lar temporário, tive que aprender a economizar para não falir! vou dividir com vocês minhas “descobertas”:

    1 – ao escolher a ração, prefira sempre o maior pacote que existir! Assim o valor por quilo sai muito MUITO mais barato. aqui em casa eu compro o pcte de 7,5kg da royal canin por R$109 (o que dá +- r$15/quilo). se você não tem tantos gatos, sem problemas: encha um pote plástico com ração para o mês e mantenha o restante da ração na própria embalagem bem vedada.

    2 – no caso da areia algumas marcas e lojas fazem um preço melhor quando se compra o fardo

    3 – pesquise preço. até hoje não encontrei lugar mais barato que a cobasi, mas eu continuo pesquisando… pets de bairro, esquece!

    4 – nunca perco um retorno ao vet.

    5 – essa histó de comprar pctes maiores serve para os ratinhos também

    6 – seja muito crítico na hora de comprar acessórios. camas, por exemplo, normalmente são alvo do desdém felino – eles gostam mesmo é da nossa cama, sofá ou de uma almofada da casa mesmo.

    7 – muitas coisas vendidas em pet tem um correlato beeeemmmm mais barato no mundo real. por exemplo: quando troquei os comedouros de resina por louça vi na cobasi por R$25, mas num no carrefour tinha uma potes de cerâmica, para sobremesa, por R$4. adivinha onde eu comprei? outro exemplo: caixa de areia são simples caixas plásticas que encontramos maiores, mais profundas e infinitamente mais barato em lojas de material de construção.

    • 08/09/2011 8:07 PM

      Éverdade, eu sempre copro dois pacotes de Royal Canin de 2,4kg. mas acho que ainda não vi Kitten 34 de tamanho maior….será que tem???

      Obrigada pela a dica!!!

    • 08/09/2011 8:10 PM

      E aqui em Santos que não tem Cobasi??? Um horror, ainda bem que recentemente abriu um Pet Center Marginal… porque antes eram só os de bairro… bem mais careiros!!!

    • 12/09/2011 11:13 PM

      Essa dica de comprar sacos maiores de ração é muito boa mesmo! Mas bigatos estão comendo uma Royal (37 – sterilized) que eu só acho de 1,5 kg. Isso porque tide de mudar a ração: a Royal para gatos castrados de até 7 anos simplesmente sumiu. Escrevi pra eles falando que ia trocar de ração (pô, um saco de 1,5 kg dura pouco mais de uma semana com essas limas novas que tenho aqui!) e eles me ligaram, dando um telefone do distribuidor, que fala onde tem a ração que eu procuro. Ficou no trabalho esse telefone, mas amanhã eu coloco aqui. 😉

      • 18/09/2011 12:29 AM

        Ju,
        Acessei o site da RC e fiquei surpresa com a variedade de rações em pacote de 7,5kg. Olha o que eles divulgam ter no mercado: PERSIAN 30 (que é ÓTIMA! Apesar de só ter uma persa entre os meus 5 gatos, sirvo essa ração pq diminui sensívelmente a queda, evitando bola de pelo, não engorda e deia todo mundo sedoso e macio), FIT 32, KITTEN 34, BABYCAT 34, BEAUTY & FIT 37, STERILISED 37 (sim, eles dizem que existe http://www.royalcanin.com.br/sterilised-37/), SENSIBLE 33, EXIGENT 35/30, LIGHT 40.
        Particularmente, sempre vejo na cobasi: FIT 32, KITTEN 34, LIGHT 40 e PERSIAN 30. Talvez seja o caso de encomendar os outros “sabores” numa pet camarada…
        bjos,
        Rebeca

  9. 07/09/2011 6:18 PM

    mas a verdade é que a companhia de um bichano não tem preço… para todas as outras tem mastercad! hahahahahahha

    • 19/10/2012 7:02 PM

      é verdade ter gatos como companhia não tém preço para todas as despesas,tém visa eu tenho 5gatos bnão faço as contas quanto gasto mais sei que não é pouco tém um veterinario que vém em casa tenho o simba que este ano dascobrir que nestá com o seu coração um pouco grande cada exame de eco é 140, em fim prefiro não fazer contas o que basta é o seu bém está, pois é a minha obrigação cuidar b´m deles e isto me faz feliz muito feliz.

  10. 07/09/2011 6:53 PM

    Bom como na vida a gente gasta em tanta bobagem, acho que cada centavo gasto nos meus amores vale a pena. Se eu e meu marido sairmos um dia para um jantar mais bacana, e não digo chique, aqui em SP gastaremos mais que 60 reais com certeza. Então os gatinhos me fazem mais feliz. Acho que podemos encontrar formas de economizar e é claro cada um tem que saber suas limitações para poder dar uma vida tranquila para seu pet sem ficar pobre ou se apertar.

  11. Manu permalink
    07/09/2011 7:38 PM

    Bom meu Nino, é um gato, no geral saudável, mas tem uma otite que não nos abandona nunca… ai la vamos nós ao veterinário, remédio de pingar no ouvido, remédio pra limpar…. enfim. Nino come relativamente pouco, com 5 meses come 1 pct de 2,5 de raçao. Usa 4 pct de silica, sou meio paranóica com a silica…….ai temos banhos, a luz da fonte de água entra na conta? Essa semana chegou o sofá novo…não dou sachê wishsky, acho que tem sal e gordura demais,[ sou um tanto paranóica], então para os almoços de domingos de Nino, o cardápio é papinha da nestlés, enfim esse mês que acabaram as vacinas, eu quase que peço pro RH da empresa, depositar meu salário na conta da Vet., enfim ainda tem castração e cuidados. Sem falar a inveja que eu tenho da Juliana pela brancura de Manjar e Mingau, Nino é branco também, mas quando eu chego em casa ele sempre escapa para o quintal, resumo, sempre ta meio encardidinho….Ultimamente a quantidade de protetor solar só aumenta…Já to quase chegando nos meus 50 reais da cobasi, as pessoas lá me chamam pelo nome!!!!!!!! Mas é a alegria da minha casa, com as palhaçadas e bagunças dele. Vale cada centavo, semana que vem faço a primeira viagem depois que ele chegou, e ainda não decidi qual a melhor opção para ele que vai ficar, se alguém tiver dicas vou adorar.

    Manu

    • 08/09/2011 8:13 PM

      Eu tbm sou paranoica com a silica, Manu!! Eu acho que de jeito nenhum aquilo dura um mês!!! E olha que ja coprei de varias marcas e preços diferentes!! Pra mim é um pct por semana!!!

    • Rebeca Vieira permalink
      09/09/2011 8:11 AM

      Manu,
      A melhor opção para 99% dos gatos é ficar em casa. Gato é muito territorialista, não curte htelzinho nem acompanhar o dono. Você pode contratar uma catsitter, se estiver em sampa tenho pra indicar.
      Bjs
      Rebeca

  12. 08/09/2011 9:19 AM

    Olá Ju!!!

    Eu lamento informar, mas eu não gastei com o sofá, pois o meu gato só arranha um vaso de concreto… nunca estragou nada! Hehehehehe e ele custa 2 banhos no pet shop por ano, ( R$ 50,00 ) e uma vacina anual ( R$ 40,00 ) DAE ração / areia / whiskas sachê. dá +- R$ 50 por mês.

    Muda de SP que tá muito caro aí! hehehehehhehe

  13. Celia permalink
    08/09/2011 10:16 AM

    Já tive altas despesas…hoje as coisas andam bem tranquilas.
    no começo qdo adotei a Lilica ela era super sensível e sempre precisa ir ao vet, tomar remédios e tal. Depois que adotei o Lew, parece que ele foi o santo remédio que ela precisava. Mas tive que passar um susto quando o Lew apresentou problema urinário, ficou internado, tomou muuuito remédio, mudei a ração para uma de melhor qualidade e de lá pra cá só as vacinas e vermifugos é que fazem parte da nossa rotina.
    Hoje também não fico indo a tôa na cobasi para comprar brinquedinho, arranhador, almofadinha, caminha nova…já vi que tudo isso é bobagem e eles não estão nem aí!
    O orçamento familiar deu uma boa melhorada, mas se precisar estamos aqui para o que der e vier. Afinal familia é familia.

  14. permalink
    09/09/2011 12:08 AM

    Ai, ai… Poderia eu ter achado dona melhor do que você para os docinhos? 🙂

  15. Adrina permalink
    09/09/2011 1:18 PM

    Comprar coisas em grande quantidade é uma boa, por que não tem saco maior que 7,5kg? Ah! Se tiver alguém de Curitiba, recomendo a Casa do Produtor da Engenheiros Rebouças, normalmente o preço deles é imbatível.

  16. 12/09/2011 11:15 PM

    A conclusão é unânime: não. tem. preço. 😉

  17. Ana permalink
    11/08/2012 10:26 PM

    Nossa, bem caro, minhas 3 bebês não saem tudo isso por mês não, até porque estou desempregada. Elas comem a ração mais baratinha, e vivem roubando minha comida. Eu não ligo, porque não costumo comer tudo mesmo, assim não desperdiço. Banho somente em casa, e nem adianta gastar com isso, porque a que dorme comigo logo após do banho rola na terra, é um caos. Tem que tomar banho quase todo dia. E nunca foram aos veterinários, a não ser a castração que consegui de graça. Resumindo, dá para gastar bem menos, eles se importam mais com o amor que damos para eles, do que com o dinheiro que gastamos com eles. São a minha felicidade!

  18. Mayara permalink
    02/10/2012 3:20 AM

    Olá meninas tenho que assumir aqui pra voces que meu ÚNICO gasto com meus animais Charlie o gatinho, minhas cachorrinhas Lua uma Lhasa Apso e Sophia uma pit bull é o veterinario mais nada.
    Morram de inveja é o sonho de qualquer apaixonada por animais, brincadeira pessoal, mais vou contar como consigo isso, eu e meu marido trabalhamos num pet shop que é do meu sogro, assim fica bem facil manter os bichinhos com toda mordomia, mas lendo esse post parei pra contabilizar quanto eu gastaria em média por mês…
    Charlie come golden filhotes custas 18,00 o saco de 1kg são mais ou menos 5 por mes sem contar os sachês de whiskas e mimos como bolinhas, ratinho e sua coleçao de coleirinhas coloridas e uma de prata que eu mandei fazer, Lua come Premier acima de sete anos que custa 56,00 com 2,5kg são dois ou tres por mês, fora a coleçao de lacinhos e coleiras, Sophia come golden que custa 103,00 o saco de 15kg e sao dois por mes, sem contar tudo que ela ja distruiu (encanamento, sapatos, vassouras, roupas e etc…) e cerca de tres duzias de banana por semana mais vitaminas como aminomix 3 potes por mes custando 18,00 cada e adestramento 50,00 por dia 15 dias por mês mais o adestrador é cliente nosso e nao cobrou ou seja, uma base de incríveis R$ 1.300 + R$ 150 dos mimos, sem contar o Vet, tendo em mente que como mãe coruja eu procuro oferecer o melhor a eles em tudo, eu sou mesmo uma psicótica. Kkkk’
    Conclusão: Obrigada meu Deus pelo trabalho que eu tenho senão meu salario ia todo para os peludos da casa. Kkkk’
    É meninas ter peludos é o mesmo que ter filhos afinal.

    • Fabiana Miranda permalink
      15/02/2013 6:35 AM

      Tenho 3 SRDs e 1 Maine coon, não gosto nem de pensar o quanto gasto com eles.ração 180,00, areia uns 7 pacotes cada um em torno de 15,00 e agora Revolution para todos, mas vet sempre levo para fazer alguma coisa…..ai ai…deixa pra lá, estar com eles vale muito mais!!!!

  19. maria rosa permalink
    18/02/2013 9:19 AM

    Bom dia ?
    Espero quer vc possa me ajudar tem um gato da vizinha que todos os dias atravessa a rua e vem fazer coco nos vasos de minha irmã as flores estão morrendo.
    O que posso fazer para tirar esse vicio do gato da vizinha?
    Obrigado pela atencao

    • Bi@ permalink
      20/02/2013 9:32 AM

      Oi, primeiramente, respondendo à Maria Rosa, não sei se resolve 100% mas já ouvi dizer pra espetar palitos de churrasco nos vasos de plantas, assim eles não teriam como cavar e logo perderiam o interesse em usar os vasos como banheiro…pode colocar também um pouco de pimenta do reino na terra, dizem que o cheiro os afasta…mas por favor, não maltrate o gatinho ok? Agora sobre o post, bem, não sou radical, concordo que os nossos bichinhos valorizam mais o amor e atenção que lhes dispensamos, mas também não dá pra esculhambar né!? O mínimo aceitável é que se use uma boa ração de supermercado, tipo Catchow, Friskies ou Whiskas (pra quem confia?) e que venha bem embalada em pacote fechado e com grande prazo de validade…areia, até pode ser a mais baratinha, mas pessoalmente acho que estas não valem o custo X benefício, menos que uma PipiCat não rola…. As de cilica ainda são as melhores e pra quem mora em SP vale a pena comprar na Pet Love online, antiga pet Supermarket, o preço deles é bom, tem desconto pra quem compra em quantidade, e parece que pra SP o frete ainda é grátis…mas mesmo morando no PR ainda deixo acumular algumas necessidades pra comprar bastante coisa e compensar o frete… Que mais…? Ah, veterinário, olha, vacinas e vermífugo é essencial, ninguém vai querer ver seu gatinho com uma doença grave que poderia ter sido evitada se eles tivesse sido vacinado… Existe uma corrente de pesquisas naturalistas que defende que atualmente existe um excesso de vacinação para cães e gatos… então o ideal é que se faça, pelo menos o esquema completo para os filhotes, o primeiro reforço anual e depois vacine, pelo menos, de três em trêrs anos no veterinário, com vacina importada…. vermífugo é de seis em seis meses e acredito eu, que para quem mora em Ap. o Revolution pode ser duas ou três vezes por ano…. o que encarece mesmo a criação é quando eles precisam de cuidados específicos, minha miau terá que fazer fisioterapia e acumpultura para se curar de uma sequela de um atentado a espingarda de pressão na coluna…. sei que nessa vai pelo menos uns R$ 600,00 e vou me virar pra pagar, porque prefiro investirr agora na recuperação dela do que mais tarde ve-la com algum problema de saúde mais sério em virtudde da falta de cuidados…enfim, essa história é meio compkiucada, mas enfim… amor conta muitos pontos sim, mas gatos bem tratados também dão menos gastos com veterinários e se não tiverem acesso a rua também evitam problemas com vizinhos e outros gastos com veterinários…é isso, quem ama cuida! Não esperem o pior acontecer pra só então tomar os cuidados necessários… parabens Juliana por semr tão atenta aos seus gatinhos! Bjos, Bi@

  20. Pietro Kaiser permalink
    01/03/2013 5:39 PM

    Amar um bicho é muito caro veja meu exemplo: Tinha uma gata e 1 gatinho de rua(na verdade de condomínio) que eu e minha mãe alimentávamos, o filhotinho foi atropelado, ficando abandonado mais de 16 horas na rua antes de eu conseguir socorre-lo,ele perdeu 80% da cauda(só sobrou o cotoco) e ficou com um rasgo que ia do anús até a barriga(isso passando por cima da pata traseira direita e por baixo também), além de inúmeras fraturas na bacia, patas traseiras e coluna…(issso tudo com menos de 4 meses de vida). Conclusão : + de R$ 1.000,00 gastos para tentar salvar a vida do bichano…. Com a misericórdia do Criador ele foi para um lugar melhor….a minha casa,onde vive muito bem e por verdadeiro milagre leva uma vida perfeita, se quer paraplégico ficou apesar de perdido a sensibilidade da parte de trás por um tempo.Gastei uma pequena fortuna com ele, e agora é meu garotão, tem avida que todo pet merecejunto de seu irmão Adolf(4 anos e meio) e os mais novos membros da família Galã(4 meses) e “Mudinha”(4 meses), seu nome é Jimmy e ele tem 2 anos e meio atualmente. Gasto uns R$50-70 mensais com eles, tirando os eventuais gastos com veterinário. Meu face book é Pietro Freire Moreira(pietro.freire@hotmail.com), quem quiser dar uma olhada vou colocar foto deles lá……

  21. 15/09/2013 5:44 PM

    eu acho melhor pegar um na rua e ainda e de graca hehe 🙂

  22. Animal Pet permalink
    12/10/2013 3:07 PM

    Gato é barato. O problema é que o pessoal gasta muito com um monte de besteira, e começar a tratar o bichinho como se fosse um bebê humano. Gastando só com o básico, e cuidando dos problemas veterinários, não sai tão caro assim. O resto se resolve com muito carinho. 🙂

  23. Bi@ permalink
    15/10/2013 2:55 PM

    Hummm, fora o problema que tive com minha primeira gatinha, que acabou virando estrelinha, acho que gatos no geral não dão muita despesa, aliás acho que dão mais despesa que cachorro, porque sua ração custa mais caro, e ainda tem a areia… Bem, agora estou com 4 felinos em casa, dois meninos e duas meninas… Comecei este mês a usar o pacotaão de 10 kg da Golden, e vou ver se dá para o mês… Peguei uma superpromoção da Meu Amigo Pet (loja online) que entregou na minha cidade sem custo de frete, o pacote saiu por R$ 75,00 fora isso preciso comprar agora o Advocate ou Revolution, o que dá mais uns R$ 160,00, por mês vai uns seis pacotes de areia sanitária da kelko, alterno entre a Putz e a Pipicat, o que dá uns R 40,00… Somando então com uns R$ 15,00 de sachês a conta fica aproximadamente (75+160+40+15=290/4=72,50), na média o mesmo que a Ju gasta com cada bigtato, mas deve ter algo errado na minha conta, seria a areia? ehehehe, gostei bastante da silica, ma é tão caro e não dura tanto tempo mais que a outra….enfim, acho que dá pra criar um gato com R$ 50,00 por mês, se formos considerar que o Revolution não precisa ser aplicado todo mês…. ehehe, fora a conta de veterinário, para outros gatos, onde usamos Mastercard ehehehehe vale mais a pena criar os gatinho em pares, ou seja o custo de um gato sozinho é maior que o de dois e o de três é quase o mesmo que de quatro, passou disso tem outras questões de logística, espaço e etc…ehehehe..,. mas o carinho deles não tem preço!

  24. 10/01/2014 10:54 PM

    Tem pouco mais de 2 meses que tenho meu gato Dexter. Por sorte, foi adotado num ótimo abrigo, que deu a castração e a primeira dose da vacina…como “mãe de primeira viagem” comprei horrores tbm antes dele chegar em casa!
    Mas pequei logo de cara na ração! Me disseram que a Cat Show era boa, rs!
    No primeiro mês, ao levá-lo pra 2a dose da vacina, a vet viu tártaros, estava com um péssimo hálito (que já tinha percebido e por isso pedi que ela olhasse) e lá vai antibiótico…o barato sai caro! Já tinha comprado um saco da Golden, achei q por não ter corante não faria mal…diarréia e prisão de ventre faziam parte do dia a dia!
    Não pensei mais…Pro plan antes que acabasse a golden. De fato, é investimento na saúde, não condigo entender como alguns donos criam seus gatos ao “deus dará”….com a pior ração, (já me disseram q dão uma que custa R$ 7,00 o kg, e era a cara, pois tem de R$ 5,00!) não consigo conceber!!!!

    Pesquisando muito, encontrei um equilíbrio…
    A pro plan 7,5 kg sai a R$ 109,00 c/ frete grátis, sendo 14,50/kg
    com 2,0 kg R$ 80,00 sai por absurdos 40,00/kg!!!!

    já a areia, experimentei qse todas, comecei com sílica (chalesco), não durou mais de 10 dias! o cheiro ficou insuportável!
    testei uma de argina, feel cats, sujeira e mau cheiro…
    comprei a mais barata, e ruim tbm…
    achei o meio termo, PIPICAT, pra mim ajudou,a Floral! 10,00 o saco aqui no ES…dura mt, mas acabo trocando com no máximo 12 dias pois fico louca com a caixa de areia toda marcada de torrões. Acredito que um saco dure pouco menos de 1 mês pq não economizo.

    Sai caro, dá trabalho, mas qndo eles nos olham com aquela carinha compensa tudo…

  25. ANNA LÚ permalink
    10/06/2014 7:24 PM

    VALE A PENA CADA CENTAVO. NÃO GASTO MUITO NÃO. APENAS AS VACINAS, CASTRAÇÃO. RAÇÃO MINHA ANITA COMIA GOLDEN: 23 REAIS O KG, MAS PREFERI TROCAR PELA PREMIER PET: 25 REAIS CADA 500 GRAMA. DA MESMA MARCA, PORÉM SUPERPREMIUM E SENTI UMA MELHORADA NO PELO E COCO. AREIA USAVA PIPICAT 7,50 NO EXTRA AQUI EM CUIABÁ. MASI MINHA GATA NÃO GOSTAVA, E ACABAVA FAZENDO NO BANHEIRO. AI TROQUEI PELA SILICA, DA CHALESCO, E MELHOROU, ACHO QUE ELA NÃO GOSTAVA DE SUJAR OS PÉS NA LAMA QUE FICAVA. ECAA. BOM, NÃO CUSTA MAIS QUE 100 REAIS POR MÊS MINHA GATINHA. HEHE

  26. 29/07/2014 9:44 PM

    Sou suspeito pra falar. Quando criança não gostava de gatos, depois percebi que é o animal que tem a personalidade mais próxima da do ser humano. Felino requisita espaço e respeito, assim como qualquer pessoa; além de ter vontade própria. A infelicidade é que em casa nunca gostaram de gatos e por decorrência lógica nunca pude ter um. Hoje moro sozinho, contudo as despesas mensais não condizem com a possibilidade de adotar um felino. O resultado: encontro um felino na rua e já tento mexer com o bicho e fazer um agrado. Vontade não falta de carregar pra casa, mas a situação financeira não possibilita.

  27. Letícia permalink
    01/08/2014 9:08 PM

    Oi pessoal! Meu marido que fez essa conta! A Mabi também custa em torno de 70,00 por mês fixo, o banho no pet nós já desistimos, ela já foi “expulsa” de vários por mal comportamento… é uma mocinha de personalidade forte… então eu aprendi a dar o banhozinho em casa, como ela não suporta ser agarrada (só quando ela quer) eu protejo os ouvidos com algodão, entro no box com ela, deixo ela andando no chão a vontade e vou atras lavando com a mangueirinha… Ela usa a areia tidicat que é mais clarinha e não forma aquele barro no fundo, eu coloco meio pacote de cada vez, tiro o cocô todos os dias e troco toda semanalmente, cada pacote custa ( em Porto Alegre-RS) 14,90 uso 2 por mês e a ração é whiskas para gatos castrados (39,90 3kg), sei que não é a melhor marca mas segundo os vets daqui é a de melhor custo benefício. Quando ela era bem bebê, logo que peguei da rua, teve uma diarréia horrível, nem conseguia chegar até a caixa de areia, nesse episódio gastamos bastante, ela tinha que comer royal canin para filhotes misturada com carne moída cozida sem tempero, tomou reconstrutores da flora intestinal e tal, foi a vez que mais gastamos, fora os brinquedos, casinha, transpet e essas coisas que compramos mais pra nós do que pra eles né!! Mas uma vez meu marido me fez uma pergunta segundo ele “para testar meu amor por ela”, ele me questionou até quanto eu pagaria de resgate se ela fosse sequestrada eu respondi sem pensar que venderia tudo que eu tenho se fosse preciso!! É um amor impagável!!

  28. 31/12/2014 4:47 PM

    Belo artigo, pena que o blog acabou.

    O cálculo está bem feito, vale a pena cada centavo gasto para ter um gato. É um animal fantástico.

  29. Monica permalink
    22/02/2015 3:03 AM

    Vou deixar aqui uma dica que recebi e passei a usar – a caixa sanitária de meus gatinhos recebe farelo de trigo (sim, aquele para ração de bovinos etc)… eu compro um fardo de 40 kilos e vou abastecendo as 6 liteiras. E tudo poderia ser jogado o vaso sanitário… mas jogo em sacos plásticos mesmo… Não fica qualquer outro cheiro que não seja o de trigo… passei a economizar bastante… e é atóxico e biodegradável! Espero que aproveitem.

    • Leticia Araújo permalink
      12/01/2016 10:15 PM

      Monica, achei muito interessante sua ideia, mas quando vc tira o coco e xixi ficam igual na areia?

  30. Aline Odriosolla permalink
    08/03/2015 11:38 AM

    Acho que eu gasto um pouco menos que isso… Depende do lugar onde se mora. E sofá aqui em casa nunca precisei trocar não. Eles não costumam arranhar tudo. No começo, tinham um arrranhador, mas não gostavam. Agora, afiam as unhas em uma daquelas “tripas” de areia, que se coloca na parte de baixo da porta para não entrar água quando chove. Ou então, no carpete, mas não estragam nada.

  31. 14/11/2016 4:42 PM

    Obrigado pelas dicas me ajudou muito mesmo. Principalmente com o exemplo de uma TV a cabo 😄😄😄😄. Obrigado.

  32. Aline Pires permalink
    18/01/2017 3:56 PM

    Tenho 6 gatos e 2 cachorros (todos vindos das ruas) procuro economizar na medida do possível, mas dou ração premium e duas vezes por dia, misturo a ração com o patê da whiskas. Ainda alimento outros de rua e ajudo outros criadores mais pobres. Por mês, só de alimentação gasto 250,00 com os oito. Não é muito se comparado com o gasto de muitos aqui com bem menos animais, talvez porque moro no interior da Bahia e as coisas aqui sejam mais baratas e também porque compro sempre sacos de 20 kg. Somando veterinário, remédios e alimentação, anualmente gasto em torno de 3.500,00 reais, para 8 animais, não é muito

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  2. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

