Skip to content

Dicas para colocar o gato na caixa de transporte

11/01/2012

Teje preso!

Se você me visse colocando Manjar e Mingau dentro de suas caixas de transporte, acharia que estou de brincadeira com este post. Mas sejamos justos: por mais que eu me estresse, demore, saia coberta de pelos e descabelada desse desafio, no final da história estão os dois devidamente enjauladinhos. Hohoho. Essa missão pode ser bem mais fácil, no entanto, quando envolve Alê. Enquanto eu demoro uns 15 minutos para colocar bigatos nas caixas, ele faz o mesmo em menos de um minuto. Sério.

Palavra do especialista: “Tem de pegar o gato com segurança, sabendo que ele vai entrar na caixa. Você manda nele, não o contrário. Não pode vacilar”, diz o (meu) especialista em encaixotar gatos. Essa é a dica filosófica – que realmente funciona. Agora vamos aos conselhos práticos que podem ajudar.

Berenice, segura!

– Vire a caixa com a “boca” para cima. A gravidade estará a seu favor, nesse caso.

– Coloque a bicharada em um local onde os gatos não poderão fugir ou se esconder. Acredite: o estresse é menor se você não sair correndo atrás deles.

– Você terá de segurar as patas do bicho, senão elas serão usadas como ferramenta de fuga. Aí vale o conselho do Alê: pegue com cuidado, mas com firmeza.

– A veterinária já deu essa dica (que nunca segui). Não apareça com a caixa só no dia da consulta veterinária: deixe eventualmente o trambolho pela casa e coloque uns petiscos dentro. A ideia é que o bicho não associe a caixa a algo ruim.

Palavras do Dr. Pet, que também é Alexandre. “Dê alguns tapinhas em cima da caixa de transporte para chamar a atenção do gato e jogue um petisco dentro dela. Deixe-o entrar e comer. Com o tempo, bastará dar os tapinhas na caixa para o gato entrar correndo, interessado na recompensa, que poderá estar no interior da caixa ou ser dada assim que ele entrar.” Eu acho difícil, mãs…

– Quando carregar o gato dentro da caixa, tente não chacoalhar muito. #berenicesegura

– Por mais difícil que seja colocar um gato na caixa, ela é importantíssima para o transporte, garantindo que o bicho não fuja. Não desista!

E aí, quem tem mais dica?

Essa calma toda, minha gente, só aparece na hora da saída

Aqui você encontra mais dicas sobre gatos

Anúncios
40 comentários leave one →
  1. 11/01/2012 11:09 PM

    acho que sua lista de dicas está muito completa, gostei!!

    eu só queria era conhecer um gato ensinado a entrar na caixinha…
    pobre humano: – tuntun (barulho da mão batendo na caixa)
    gato: – oi?!? (acompanhado de longo bocejo)
    hahahahahahahahaha

    O engraçado (pelo menos aqui em casa) é que qd eu apareço com a caixa os gatos somem, ninguém sabe qual será a vítima, melhor não vacilar. Mas quando volto da rua com a caixa e deixo displicentemente na sala todos querem dormir nela!

    • 11/01/2012 11:20 PM

      Hahaha, vi a cena. Aí, depois do bocejo, o gato pergunta: “isso aí é dica daquele mané do Dr. Pet, né? Senta lá, Claudia”

  2. 11/01/2012 11:12 PM

    ah, uma dica, que não é de colocar o gato na caixa, mas está no tema. Como vou ao vet de carro, coloco a caixa no banco de trás COM cinto de segurança. Acho que pode evitar muita coisa no caso de uma batida ou até freada brusca.

    • 12/01/2012 9:11 AM

      Boa. Eu não colocava o cinto, mas passarei a. E sempre coloco os dois no banco de trás, com as duas caixas “olhando” uma para outra. Assim os prisioneiros podem se comunicar.

  3. Adrina permalink
    12/01/2012 9:06 AM

    Eu uso a dica de deixar a caixa com a boca pra cima e a de deixar a caixa por aí pra eles se acostumarem. Funciona bem, eles não tem medo da caixa, pra eles é tipo uma “caminha”

    • Juliana permalink
      16/05/2013 12:36 PM

      Minhas gatinhas também não tem medo da caixa, e diariamente fazem de caminha, então na hora de levar fica bem tranquilo, nunca tive trabalho com isso.

  4. 12/01/2012 10:53 AM

    Eu sou como o Ale, pego com firmeza e enfio dentro da caixa, afinal a minha Rutha já tem 15 anos e eu tenho muita experiência no assunto…ou melhor…eu deixo a caixa ao lado do carro e levo as pestes no colo fazendo carinho e conversando baixinho com elas, já deixo a caixa aberta e só empurro pra dentro e fecho a portinha. Ajuda muito quando se mora em uma casa e não precisa deixar a caixa muito à vista.
    Depois de uma consulta deixei a caixa com um edredonzinho na sala e a Pink (12 anos) tem usado como caminha o dia inteiro ! Nunca pensei que ela entrasse lá dentro por vontade própria ! Ela está fazendo tratamento para insuficiência renal e tem ido muito à clínica veterinária. Espero que com o tempo ela se acostume, mas não é fácil.
    Lambidas para os Bigatos lindos !

  5. Viri permalink
    12/01/2012 12:25 PM

    Eu não costumo colocar a caixa de “boca para cima” eu coloco em algum lugar alto (tipo sobre a maquina de lavar) e depois levo minha gata no colo, sem q ela veja a caixa, e a coloco “de costas” na caixa… Fazia isso com meus outros gatos e dava certo rs… mas a “longa viagem” até o dr. Pet é sofrida… ela mia sem parar desde q entra na caixa até a volta pra casa…. =/ bjs

  6. Helda permalink
    12/01/2012 3:00 PM

    As dicas que vocês dão são realmente válidas, pois há anos faço isso com a Sofia.
    Meu gato mais velho, o Lorenzo, não suporta a caixinha de transporte e desde novinho uso uma sacola de viagem para transportá-lo, pois notei que ele ficava tranquilo “escondido” lá dentro (ele entrava lá sempre para dormir, pois ela fica no armário ao qual ele tem livre acesso!!!). Já viajei até de ônibus com ele sem ter problemas, pois ele se sente tão bem que dorme profundamente. Reservei esta sacola para seu tranporte por esta ter umas partes de telinha, permitindo que ele respire. Dá tão certo que ás vezes a vaterinária o atende alí mesmo, quando é só para dar vacina,por exemplo.
    Como vocês disseram, basta colocá-los com calma e segurança, além de deixar a caixinha ou sacola á mostra com mais frequencia.
    Um abraço a todos!!!

  7. permalink
    12/01/2012 7:17 PM

    Aqui em casa tem gente que entra numa boa, outros fazem drama. Eu respiro fundo e enfio logo o gato na caixa, seguindo a ideia do Alê. 😉

  8. 13/01/2012 12:57 PM

    Bem, acostumei a minha gata desde cedo a ser transportada na caixa, pois trago ela para o trabalho…tem dias que eu to me arrumando e falo “Petit, vamos pro trabalho?” e ela ja entra sozinha na caixa…no caso dela é MUITO facil…sem problemas…

  9. Erica permalink
    13/01/2012 9:15 PM

    Eu uso a técnica “de boca para cima” e sempre começo pelo mais difícil: o Charlie.
    Mas tenho uma caixa grande em que cabem os dois juntos.
    Também ponho no banco de trás, com o cinto.

  10. Aimée permalink
    13/01/2012 9:33 PM

    Esse lance de deixar a caixa pela casa e etc não funciona com a minha Sophia… É pegar a caixa antecipadamente (isso uns 10 min antes de sair) e deixar em cima da mesa da sala. Depois que for a hora do “vamos embora”, é pegar a fifia pelo cangote que nem as mamães gatinhas fazem e colocar ela lá dentro, com a caixa de boca pra cima e arrumar as patinhas dela com cuidado. Não leva mais que 1 minuto. A dica do Dr. Pet do petisco deve funcionar sim, desde que os gatos sejam estimulados sempre e desde pequenos rsrsrs! Mas uma dica dele deu certo comigo uma vez! O borrifador de água no gato no momento que eles estão aprontando é tudo de bom. Nunca mais minha gata subiu na pia. E isso não é nem um pouco agressivo.
    O cinto de segurança é ótimo, e levo a Sophia no banco do passageiro ao meu lado, assim ela fica metendo a patinha pra fora quando eu vou passar a marcha do carro e tenta me pegar. (Acho que ela não fica assustada assim) 🙂

  11. Marcia permalink
    14/01/2012 3:44 PM

    Aprendi com um camarada das Forças de Paz que tem um cão de resgate: deixe as caixas pela casa, sem drama ou grandes emoções. As bichaninhas chegam a brincar e dormir dentro delas. Uma vez por semana, no dia da limpeza geral, é só falar: ” p´ra casinha!” e elas vão! Quem duvidar mando um vídeo…
    Cachorro tbm é cultura!
    Parabens para Débora que falou a respeito de colocar no cinto de segurança, a vet das gatinhas fica a 50 km daqui, rodovia de duas pistas. Graças ao cinto não nos metemos em uma bela encrenca uma vez!
    Só não consegui resolver o problema da miação desesperada…uma hora na ida, outra hora na volta, ai….

  12. Marcia permalink
    14/01/2012 3:50 PM

    Quando eu tinha o Frederico, era “mãe” de primeira viagem e mais estressda que ele, e sem a manha de hoje. Precisava de uma caixinha ( se existisse ) com duas portas: um empurrava pela frente e eu puxava por traz….

  13. 15/01/2012 9:59 AM

    Aqui em casa é relativamente tranquilo, sigo a linha do seu Alê, firmeza e falta de opção para os gatos. Eles entram reclamando mas sem muitas dificuldades. E no caminho até que miam pouco, só o Shake que parece que vai ter um ataque de tanto que fica ofegante.

  14. Ana Carina permalink
    15/01/2012 11:20 PM

    Ju, fico passada com seus comentários sobre a caixa de transporte! Os meus dois miaus entram na boa e tranquilos na caixa! E olhe que é uma pros dois….smepre foi assim….

    Eu abro e peço para eles entrarem……os dois entram e eu fecho, sem agonia, sem terror,,,,,,morro de pena do teu relato!! VOu filmar um dia e te mandar…..

    Agora, uma vez lá dentro, miam sem parar ….hehehhe….

  15. Marcia permalink
    16/01/2012 10:41 AM

    Ju, uma ideia que talvez deva ser levada em conta: compre um transporte novo, bem diferente do que voce tem. Borrife generosamente com Feliway e deixe num canto da casa como se não estisse nem aí…. já se disse que a curiosidade…..fez o gato entrar na caixa? Bjos e paz. Adoro seu blog, por isto me atrevo a dar papites.

  16. Patrícia permalink
    24/07/2012 7:36 AM

    Os meus entram sozinhos por enquanto né (só tem 4 meses e meio) rs, são uns fofos, ficam doidos para entrar, eu coloco a almofadinha da caminha deles e pronto entram e já se ajeitam para dormir he he, ainda consigo carregar os dois em uma só, mas já estão bem gorduchos e vou precisar de outra logo logo. Tudo bem que a caixa até hoje só foi usada para passeios pq meus Vets são domiciliares e vão em casa então talvez por isso não estressam né.

  17. ISABEL permalink
    02/11/2012 2:00 PM

    QUEM SABE O Q FAZER QUANDO ESSES PININHOS Q TRANCA A PORTA DA CAIXA SE QUEBRA? TEM COMO COMPRAR???? UMA MIGA TEM 2 CAIXAS NOVAS MAS C ESSE PINOS Q TRANCA QUEBRADO!

  18. Petrô permalink
    10/01/2013 7:55 AM

    Vim de férias do Rio para a região serrana, meus gatos estavam sofrendo muito com o calor… Colocá-los no carro (são 5, aliás 4 gatos normais e uma JAGUATIRICA)
    Ifoi uma operação de guerra com muuuuito suor e até lágrimas!! Mas como valeu à pena, eles estão über felizes “vivendo” numa casa com gramado!!!

    • Renata permalink
      14/10/2016 2:59 AM

      Jaguatirica mesmo ou gato Bengal?Meu SONHO é ter uma Jaguatirica(não Bengal).Como vc conseguiu ela?Como domesticou?Ficou mansa?Por favorrrr me conta tudoooo!!!!

  19. Fernanda Cristina permalink
    27/01/2013 9:12 AM

    Olá, sou mamãe de primeira viagem e adorei o blog, vai ser de muito ajuda. Quando fui comprar a caixa pra trazer minha Anita pra casa com 3 meses, apesar do conselho contrário do vendedor, optei pela bolsinha acolchoada, até pra usá-la como caminha (doçe ilusão rs). É uma opção viável ou devo comprar a caixa de plástico mesmo? Mais pra frente quero levá-la pra viajar pra minha cidade natal, e sei que essa bolsinha não é aceita nos ônibus… Abraço!

  20. Maysa Rodrigues permalink
    22/03/2013 5:00 PM

    Olá!
    Sou mamãe de primeira viagem e meu gatinho também se chama Mingau. Sempre tive uma tática muito mais simples para levá-lo ao veterinário: tente usar o laser (aquele com a luz vermelhinha) para atraí-los para dentro da caixa transportadora. É batata! =)

    Boa Sorte!

  21. Nani Dutra permalink
    22/03/2013 9:26 PM

    Adorei o site, e tenho q compartilhar a ótima experiência com minha Bela, uma persa cinza, fofura da minha vida!…a caixinha de transporte fica guardada no quartinho dela, quando está no dia de ir tomar banho, pego a caixinha e já deixo na sala, já deixando ela avisada. Perto da hora de ir, chamo ela, dou uns carinhos e beijinhos nela e coloco ela na portinha da caixa, ela entra e fica fofíssima, linda e maravilhosa dentro da caixa!!!.

  22. Line permalink
    31/03/2013 9:44 AM

    O meu bebê morre de medo da caixinha, fizemos uma viagem de 5hs, e na primeira meia hora deu diarréia nele, dentro da caixinha… tivemos que parar num posto, lavar ele, e deixar ele solto, que foi dormindo o tempo todo no tampão do carro e no meu colo!

  23. Ida Lopes permalink
    18/05/2013 5:42 PM

    Basta colocar a caixa de transporte com a portinha aberta que Nuno entra e fica por lá até a hora de sair. Já Catita não entra voluntariamente; é colocada, sem brigas, mas mia até a hora de voltar para casa.

  24. Ana Flávia F. Viegas. permalink
    26/11/2013 3:57 PM

    É a 1ª vez que vou viajar com meu gato no carro e estou com muitas dúvidas? A viajgem é bem longa de Rondônia pro Maranhão (3 dias); Me ajudem por favor!!!
    Não sei o tamanho da caixa?
    Será melhor Ele (meu Jururu) ir na mala com os bancos arriados para ele nos olhar e nós olharmos ele? Ou ir no banco com o cinto?
    E minha preocupação será as necessidades, pois ele só faz o número 2 na caixa de areia! Me ajudem!!!! Socorrooooo!!!

    • Tânia permalink
      19/01/2014 10:31 PM

      Eu coloco o wc dela (q é daqueles com portinha) no banco de trás, e tb um colchonete coberto com pano, e o pratinho com comida e outro com agua nao muito cheio pra nao derramar nalguma freada imprevista, mas tudo bem se molhar pq cai no colchonete, os 2 bem perto da porta do carro, o mais longe possível da portinha do wc, e coloco ela numa cestinha de pano do meu lado. De vez em qdo passo a mão nela, principalmente qdo ela mia, e converso e ponho música calma no cd player. Qdo ela quer pula pra trás, vai no banheiro e come, sobe no tampo do maleiro e fica olhando pra fora. Na boa. Gostaria de coloca-lá na cx atras com cinto, mas ela estressa muito, mia que mia desesperada, então fiz assim e deu certo, este ano fui e voltei de sp a rio, na volta foram NOVE horas e foi tudo na boa.
      Tem amigo q fala q eu devia deixa-la em casa pra não estressa-la mas eu num guento ficar longe da minha fofis, sinto muito… Onde vai a corda vai a caçamba… Essa é a dona q ela tem…

  25. Rosa permalink
    03/07/2014 8:29 PM

    Oi, sou mãe nova de um gatinho. Ele me encontrou na rua. O veterinário disse que ele tem aproximadamente dois meses. Logo que resolvi ficar com ele, comprei uma caixa, pois minha mãe não gosta muito de gatos, portanto, a caixa seria a casinha dele. Ele rapidinho associou a caixa a dormir…tá com sono…corre pra caixa, assim como faz quando quer fazer suas necessidades corre pra caixa de areia. Ele gosta da caixa, até brinca com ela e quando quer dormir se aninha nos paninhos dele. Coisa mais linda!!!

  26. amanda leal permalink
    22/01/2015 8:53 AM

    a minha me da trabalho para tira-la da caixa, é só aparecer com a caixinha que ela ja começa a miar e ular em cima de mim, quanto eu coloco a caixinha perto dela, ela vai até o brinquedo preferido dela ( que é uma bolinha dessas de piscininha de bolinha) leva até a caixa e lá começa a festa

  27. Laís permalink
    04/12/2015 5:01 PM

    Aqui em casa deixo a caixa de transporte em um lugar acessível pra Capitu, com o paninho dela lá dentro e sem a grade da frente… No começo ela morria de medo da caixa, depois que comecei a fazer isso ela simpatiza mais pela caixa, as vezes coloco uns petiscos lá dentro, sem que ela veja, surpresinha mesmo. Tem dado certo, ela não reclama mais pra entrar e nem pra ficar, as vezes até dorme lá 🙂

  28. 16/01/2017 1:20 PM

    Eu coloquei meu gato na bolsa de transporte agora, e ele está tentando sair e esta todo nervoso como posso fazer para acalma-lo?

  29. 16/01/2017 1:24 PM

    Acabei de colocar meu gato na bolsa de transporte ele está tentando sair e está nervoso oque posso fazer para acalma-lo
    Dica: ele não gosta de ficar preso!!!
    me ajude por favor!!!!!!!!!😘😘😘😘

    • tania permalink
      19/01/2017 6:38 PM

      pros meus funciona muito florais de bach (rescue – walnut – aspen – mimulus, coquetel motovov…) , mais o estresse pet (4 bolinhas na direto na garganta). Eles ficam calmos também quando cubro a bolsa com um tnt preto – se eu nao vejo ninguem me ve, rsrs

  30. Eliene permalink
    26/05/2017 11:27 PM

    Eu consegui que o gato entrasse por causa da ração mas fui fechar mas a caixinha é tão frágil que não trancou como deveria e o gatinho espirrou dela.Essas caixinhas deveriam ser mais reforçada.

    • Tania permalink
      05/06/2017 9:06 PM

      eu sempre coloco 4 bolinhas de Estresse Pet na garganta dos meus, antes de tentar, e aí eles entram de boa… Esse Estresse pet parece prozac de gato – eles ficam hiper zen rsrsrs

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  2. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: