Skip to content

Caixa ecológica para gatos troca areia por papel velho

19/01/2012

A Erica Furlan, super adepta aqui do blog, mandou uma ideia muito bacana para substituir a areia/sílica da caixa dos gatos. Em vez disso, ela usa papéis velhos (contas, lista telefônica, malas diretas…) que passam antes por uma picotadora.

A ideia surgiu por acaso. “Estava para levá-los ao lixo reciclável do prédio quando pensei em usá-los com os gatos. Na ONG de Campinas eles usam jornais picados nas caixinhas dos gatinhos e resolvi fazer o teste”, contou. “Coloco um caderno de jornal, que minha vizinha doa, e um monte de papéis picadinhos em cima.” Segundo Erica, os gatos aprovaram.

Olha só como funciona:

Blue, a irmã de Charlie e gata da Erica, é usuária do novo sistema de esgoto felino

Na foto, a caixa de areia sem areia. Os papéis, que a Erica diz trocar duas vezes por dia, estão sujos

Para fazer a troca, basta enrolar os cadernos de jornal ao redor dos papeizinhos como se fosse um rocambole. Usar luvas é legal

Depois, é só preparar a caixa de novo usando os papéis picados. “Outro dia, piquei uma lista telefônica. Papel jornal, super absorvente”, conta Erica

 

17 comentários leave one →
  1. 19/01/2012 7:45 AM

    e o cheiro? o papel consegue anular??
    bjo,
    Rebeca

  2. 19/01/2012 2:15 PM

    A minha gatinha foi acostumada com jornal, eu coloquei a areia, mas tenho que manter o jornal embaixo senão ela não entende que é para fazer na areia. E não sabe cobrir também….
    Eu sempre achei que a areia seria melhor que o jornal, estou errada?

  3. 19/01/2012 3:45 PM

    pois é, e o cheiro???

  4. Erica permalink
    19/01/2012 4:33 PM

    Não senti diferença quanto ao cheiro – nem piora nem melhora.
    Mas troco duas vezes por dia, pelo menos; quando estou em casa, até troco mais vezes.
    Não fico mais “caçando” os cocozinhos entre as pedrinhas e não tenho dó: jogo TUDO fora mesmo, e limpo a caixa com um papel absorvente, de cozinha, molhado em água sanitária.
    Sempre que recebo visitas pergunto se está cheirando – tenho medo de ter me habituado.
    Minha irmã – que não tem gatos e tem perfeccionismo por limpeza – continua vindo aqui. E até dormindo aos finais de semana.

    • permalink
      19/01/2012 7:32 PM

      com ou sem areia a gente tem que ficar sempre alerta… sinto cheiro de ‘cachorro’ em várias casas que eu vou e morro de medo da minha casa ser fedida também!

  5. permalink
    19/01/2012 7:31 PM

    Além do cheiro, fiquei aqui pensando em outra coisa: a pata deles não fica manchada com a tinta do jornal? Pode parecer idiota, mas meu adorável frajola que tem 2 patas brancas pisou uma vez no jornal molhado e ficou com as patas imundas, um inferno pra limpar. Normalmente uso a Easy Clean, que forma torrões bem durinhos, mas que precisa ser jogada no lixo. Nessa semana comprei a Limpicat, que é de trigo e pode ser jogada no vaso sanitário. Agora que não teremos mais sacolinhas de plástico nos supermercados, não vejo sentido em comprar saquinhos para jogar areia suja fora. Não pensei demais sobre o tema ainda e não cheguei a uma conclusão…

    • Erica permalink
      20/01/2012 9:22 AM

      As patas não ficam manchadas não – mas vc viu a cor do bichano? A irmã dele é cinza claro.
      Mas o jornal só forra a caixa.
      Os papeis picados são de origem variável, na maioria das vezes sulfite (só uma vez “piquei” uma lista letefônica).
      A caixa fica em cima do tapete. Há papeizinhos perdidos sobre este, mas bem menos do que as pedrinhas espalhadas pela casaanteriormente.

  6. 19/01/2012 10:03 PM

    Tenho 3 gatos maravilhosos de fofos!rsrs…É sempre bom atentar para as idéias novas!

  7. 20/01/2012 2:25 PM

    Umh… achei muita logística por conta da caixa de areia, ainda mais pra quem trabalha fora. Acho que isso só serve pra 1 bichano. Como eu tenho 3, tenho 3 caixas espelhadas pela casa. Imagina só ter que picar papel e trocar todas 2 vezes ao dia?

  8. Erica permalink
    20/01/2012 4:54 PM

    Pico o papel e coloco num cesto (o cesto é grande, de 20 litros; fico semanas sem picar papeis).
    Ao inves de pegar pedrinhas, pego os papeis.
    Garanto que tenho menos trabalho atualmente.

  9. 22/01/2012 8:00 PM

    Eu sigo colocando o jornal e a areia, pq qdo ela faz xixi em cima do jornal sem areia, forma uma “poça de xixi” e daí, além de sujar os “pezinhos” dela, que são brancos, ela pula da caixa e espalha gotas de xixi no banheiro. Com a areia ela faz o xixi em cima e não temos esses problemas. A tinta do jornal não sai, e , por incrível que pareça, não solta cheiro, só na hora que ela fez mesmo a caquinha…heheheh depois cheiro nenhum!

  10. 12/06/2015 2:52 PM

    Eu testei a maioria dos tipos de areia desde a mais barata até a mais cara, por fim estava usando jornal picado, mas para quem mora em apartamento e fica o dia fora, o cheiro fica terrível. Talvez quem pode trocar na hora funcione, pois a economia é grande vale a pena ralar os dedos picando papel.

  11. 11/03/2016 6:35 PM

    O problema é que o jornal ensopa muito rápido, além do cheiro que não disfarça e a tinta dele que é toxica

  12. 12/04/2016 7:53 AM

    Eu pico um pouco de jornal e misturo com uma areia baratinha. Achei que o jornal deixa o negócio todo mais sequinho, não fica aquela lambança toda.
    Mas usar só jornal acho que não rola, pra mim que tenho dois gigantes e fico fora das 6h Às 20h…

  13. Luiz Lamg permalink
    17/09/2016 4:07 PM

    Isso tem aparência de ser ecológico mas não sei se é realmente. Papel… Celulose… Picotadeira… Eletricidade… A totalidade do conteúdo da caixa é trocada 2x ao dia.
    Não me pareceu muito ecológico. Muito embora seja uma boa idéia. Vou até tentar… Mas sem o rótulo.

  14. Helena Souza permalink
    27/03/2017 7:00 PM

    Tive um gato numa época em que não existia ração para gatos. Areia para gatos!!! Então nem se fala. Morava num apartamento que tinha bide, forrava o bide com jornal e o meu gato fazia o xixi e coco muito bem. A limpeza era super fácil, bastava enrolar o jornal e jogar fora, lavava o bide com água e uma solução de água e álcool (não lembro a proporção), secava e colocava outra folha de jornal. Quando minha mãe resolveu fazer obra no apartamento e retirar o bide, fizemos um mini box para o gato no banheiro de empregada e lavávamos com a ducha higiênica.

  15. Rita de Cássia Nascimento Tavares permalink
    27/03/2017 10:07 PM

    Bem faço eu que não uso nada nas caixas, tenho 10 gatos e 10 caixas vazias. Fez xixi ou cocô eu retiro e lavo a caixa.

Deixe uma Resposta

