Skip to content

Dormir com o gato

21/05/2012

Título com cara de revista “Capricho”? Sim! Estamos falando sobre dormir com o namorado? Claro que não! A história aqui é sobre dividir a cama com seu felino, algo que fica especialmente delicioso no inverno, quando a gataiada torna-se ainda mais ronronenta em busca da aconchego.

“Putz, tá meio cheio aqui. Por que você não dorme no sofá hoje?”

Amo (a-mo!) dormir com os bigatos, mas entendo que nem todos aprovem. Logo que os dois chegaram em casa, eu e minha irmã nos revezamos a semana inteira, durante a noite, tirando os dois da cama sempre que eles subiam. Eu estava obcecada em educá-los e a estratégia até funcionou durante um tempo. Mas, como sempre, eles me venceram pelo cansaço: comecei a gostar de dormir com eles e, hoje, estranho quando acordo sem nenhum dos dois por perto (bigatos geralmente dormem na sala e acordam na minha cama).

Tem a parte ruim, claro. Às vezes, para não estragar o encaixe de todos os envolvidos, evito me mexer (ridícula, eu sei). E, como meus pais insistem em dizer, esse convívio TÃO próximo pode piorar a alergia. Eles devem estar certos: neste final de semana, depois de uns 15 anos “limpa”, voltei a ter uma crise fortíssima de bronquite. No hospital, o médico deu as coordenadas: ficar longe tudo o que tivesse pó e também ácaros.

Enquanto eu super concordava com o doutor, pensava na quantidade de ácaros que esses lindos pelos brancos dos bigatos carregam. Mingau deve ter tantas dessas criaturas quanto um trem da linha vermelha do metrô, às 7h, tem de gente. Manjar, menorzinho, é um trem da linha verde. Mesmo ciente disso, voltei para casa ofegante, deitei na cama e fiquei esperando a companhia dos bigatos para eu melhorar. Que o médico não me ouça, mas funcionou. 🙂

E você? É a favor ou contra a cama compartilhada?

Por Juliana Copel

45 comentários leave one →
  1. bete permalink
    21/05/2012 9:27 PM

    Aieeeeoooo!! Essa eu TENHO que comentar, é claro que eu sou a favor de compartilhar a cama, inclusive faço como você, não me mexo para não incomodar as gatas, dono de gato é tudo louco mesmo….E se elas não vem dormir comigo logo, demoro pra pegar no sono, e fico chamando… Nina, Alice, Pretinha! cadê vocês? Beijos

    • 21/05/2012 9:48 PM

      Tenho uma Nina e uma Pretinha aqui também, bete.
      E só Deus sabe como minha vida seria triste e vazia sem eles… Amo de paixão!!!

    • Beth permalink
      22/05/2012 9:46 AM

      Eu tbem durmo com todos e olha que eu tenho 6 gatuchos e quando eles não vem fico chamando Gente hora de dormir, o bom que minha cama é de casal e cabe todo mundo
      Amo minha molecada

  2. 21/05/2012 9:28 PM

    Ju, aqui nós dividimos a cama com 8!!!!
    E como você mesma falou, eu amo! É uma delícia como eles nos aquecem no friozinho.
    No momento, enquanto digito deitada na cama, tenho dois de um lado da perna e 4 no meio delas. Também não me mexo à noite para não incomodá-los… rsrsrs

    • bete permalink
      21/05/2012 9:56 PM

      Oi Cris, aqui moramos eu, Nina Simone, Alice Maria e a Pretinha Básica, que chegou a pouco… perai, se tu tens dois de um lado, e 4 no meio das pernas, onde estão os outros dois para fechar 8? Beijos

      • 22/05/2012 8:29 AM

        Os outros dois estavam fazendo doce e dormindo no sofá da sala.. rsrsr

  3. bete permalink
    21/05/2012 9:28 PM

    Ah, e médicos não sabem nada do poder curativo dos gatos.

    • bete permalink
      21/05/2012 9:57 PM

      Bom , a não ser o meu médico, que é gateiro, tem 4 gatas, e recomenda gatos para tudo que é doença…

      • flavia permalink
        11/02/2013 10:05 AM

        adorei seu medico. depois vc me recomenda ele? quem sabe convenço meu marido a se consultar com esse medico e tirar algumas neuras? risos

  4. rmtakata permalink
    21/05/2012 9:33 PM

    Não divido, não. Não deixo nem entrar no quarto.

    []s,

    Roberto Takata

  5. Monica permalink
    21/05/2012 11:32 PM

    hahahahhaha Quer dizer que eu não fui a única a tentar educar os gatos para não subirem na cama? E que acabou desistindo, porque -né?- tarefa impossível!? Olha, eu não tenho muitos problemas em me mexer para não atrapalhar o encaixe. O que me impede de mexer é que, se me mexo, um sempre acorda, e o um sempre vai acordar outro, e aí já começa a pegação em cima da cama mesmo, e por cima de mim Também, que, afinal, não sou nada mais que uma peça de mobília…. :P… Mas eu AMO tudo isso!

    • Beth permalink
      22/05/2012 9:49 AM

      Monica adorei seu comentario é isso mesmo as vezes acordo em diagonal na cama de tando que eles se espalham e pra não acord a turma a gente faz qq coisa

  6. 22/05/2012 8:54 AM

    Lá em casa tbm ouve essa luta de não permitir os felinos na cama. A Ju não curtia a idéia dos felinos ficarem no chão e depois pularem pra cima, mas eu sabia que era uma guerra perdida, em favor dos felinos é claro… Hihihihihi
    Não tem nada melhor do que saber que teus felinos gostam de estar perto de vc no momento de descanço deles… 😉
    O Petit é tranquilo, deita em qualquer cantinho da cama onde possa se aquecer e ficar confortável, mesmo que esse lugar deixe eu e a Ju desconfortáveis, mas eles são os donos da casa né.. Hihihihi
    Já o Sushi tem a frescura de deitar no meu peito, se eu estou de lado na cama ele para do meu lado, senta e fica esperando eu ficar de barriga pra cima pra poder deitar no meu peito, ai quando ele se cansa, desce pro colchão e ai sim eu posso me arrumar como quero.
    Só sei que dormir com os felinos é tudo de bommmmmm.

    Beijos.

  7. liviaoliveira permalink
    22/05/2012 8:58 AM

    Ai, Ju, ainda bem que você não foi mais uma dessas que caíram nas conversas de médico: ‘Ah, vc tem tal doença, então vc tem que beber muito líquido, fazer exercícios físicos e se livrar dos seus animais!’. Detalhe, isso eles recomendam para praticamente todas as doenças, desde calo inflamado até queda de cabelo. Eu também tenho bronquite e sei que ela só me ataca depois de resfriados e gripes, não tem nada a ver com gato ou cachorro (aliás tem a ver com gente, né, pois eu peguei o resfriado de algum ser humano!). Então, faça como muitos que eu conheço: dê atenção ao médico só ao que realmente importa. Se ele começar a falar a palavra gato, comece a pensar na abertura do Star Wars, e nos seus gatos, claro!

  8. liviaoliveira permalink
    22/05/2012 9:01 AM

    Ai, Ju, ainda bem que você não foi mais uma dessas que caíram nas conversas de médico: ‘Ah, vc tem tal doença, então vc tem que beber muito líquido, fazer exercícios físicos e se livrar dos seus animais!’. Detalhe, isso eles recomendam para praticamente todas as doenças, desde calo inflamado até queda de cabelo. Eu também tenho bronquite e sei que ela só me ataca depois de resfriados ou gripes, não tem nada a ver com gato ou cachorro (aliás tem a ver com gente, né, pois eu peguei o resfriado de algum ser humano!). Então, faça como muitos que eu conheço: dê atenção ao médico só ao que realmente importa. Se ele começar a falar a palavra gato, comece a pensar na abertura do Star Wars, e nos seus gatos, claro!

    • karenine permalink
      21/10/2012 1:06 AM

      Muito bom! A liviaoliveira falou tudo! Pior é que muitas pessoas sem informação ainda fazem tudo o que os médicos falam, que muitas vezes é equivocado. Tenho três gatas, e aqui em casa é uma disputa enorme para ver quem dorme na cama de quem, ahahhaha.

  9. Day permalink
    22/05/2012 9:34 AM

    Sou TOTALMENTE a favor!! Amo dormir com a minha filhotinha na cama, não tem nada melhor… Mesmo qdo ela opta por dormir em outra parte da casa, lá vai a “Felícia” e mostra que o lugar dela é na cama, ao meu ladinho!! Até meu marido que não compartilhava muito da ideia, foi vencido pelo cansaço e hoje tbm não dorme sem ela!

    Eu amo sentir o calorzinho do corpinho dela e seu motorzinho trabalhando, sempre qdo a afago!!

    Bjs

    • 20/10/2012 9:28 PM

      há que coisa boa dormi com eles entre você e seu marido,no começo o seu francisco era contra gato na cama ai eu falei eles são nossos filhos hojenão tenho problema neum adoramos quando os cinco estão na cama e quando falta um, eu começo a chamar no inverno é muito bom pois eu acho que eles sente frio.Para resumir gato é tudo de bom e hoje não me vejo sem eles.

  10. 22/05/2012 9:39 AM

    Acho que a questão é que quando se tem gato, não se trata de ser a favor ou contra, eles chegam, deitam e pronto acabou!!
    Inverno aqui em casa significa que dormir de “conchinha” só no próximo verão, Iruka faz questão de deitar no meio, debaixo do cobertor e se esticar todo afastando a gente, acordo com ele colado em mim e o Leandro quase caindo da com um pedacinho de cobertor. Eu faço carinho nele e pergunto se esta frio, ele responde se esticando e voltando a dormir, pergunto para o Leandro, como ele pode deixar o gato fazer isso com ele e ele sempre diz: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”…

  11. Ju Gaspardo permalink
    22/05/2012 9:49 AM

    Simmmmmmm!!!!!!!! Somos sempre 4 na cama. Namorido, eu e as duas bolas felpudas. Aliás, não contentes em dividir a cama, elas me dividem. Morgana deitada da cintura pra baixo e Lisbela da cintura pra cima. Virei um colchonete e, o que é pior, adoro…
    Bjuuuus!

  12. meukoo permalink
    22/05/2012 10:03 AM

    nem passa pela minha cabeça não dormir com meus gatos. estou pouco me lixando pra minha alergia, que melhorou muito com o tempo. não tem nada que eu goste mais de fazer do que ficar deitada com meus pequenos! dormimos juntos sempre e quando eu durmo fora de casa sinto muita falta deles. aliás, odeio dormir fora de casa justamente por isso!

  13. suzana permalink
    22/05/2012 11:29 AM

    Sou super a favor!! Fico parecendo um pastel presa embaixo das cobertas pq um gato dorme nas curva de trás das minhas pernas e o outro dorme na parte da frente. E assim como vc, eu estranho quando não tem pelo menos um dos dois na cama comigo! E quando durmo fora de casa então, nem se fala. Fico igual tonta esperando aquele pesinho em cima das pernas que não vai vir!

  14. Alexandra Martins permalink
    22/05/2012 3:30 PM

    Meu gato Diego chegou aqui em casa faz um pouco mais de um mês….
    Ele dorme na minha cama, mas não ainda do jeito de eu gostaria -deitado do meu ladinho de baixo da coberta-. Mas cada noite ele deita mais próximo; no início ele quase caia da cama, hoje ele dorme encostado na minha coxa.

    E não se preocupe Ju, vc não é a única que não se mexe…Por mais que esteja ruim para mim não quero atrapalhar o sono do gato.
    Beijosssss

  15. Helda permalink
    22/05/2012 3:48 PM

    Definitivamente, somos loucas… mas adoramos os nosos gatos!
    Assim como toda mãe de gato, tentei “educar” meu fofucho para não dormir na minha cama. Acontece que ele dormia na sala, e pontualmente as 4:00, batia as patinhas na porta do quarto para me acordar. Geralmente eu colocava ração para ele e não dormia mais,pois ele nãose conformava em ficar de fora. Insistia batendo na porta até eu, louca para dormir mais um pouquinho, deixava ele entrar.
    Isto aconteceu por uns três meses, até que passei a dormir com a porta aberta e ele pudesse passar para a cama quando bem entendesse.
    Para encurtar a história: hoje são dois gatos dormindo comigo, desde a hora que deito até quando acordo; se vou dormir e eles não vem comigo, os busco na sala (fiquei carente!!!); adoro o Lorenzo dormindo nos meus pés ou encostado nas pernas e a Sofia enconstada nas curvas das minhas costas; também não mexo para não incomodá-los!!!
    Eu concordo que eles nos fazembem, pois sou a prova de seu poder “curativo”!
    Beijos

  16. Mônica permalink
    22/05/2012 11:20 PM

    Ai, Julianaaaa!
    amei encontrar teu blog há uns tempos. Também tenho um angorá delicioso e…também se chama Mingau, pô!! Mas meu mingau…péssimo companheiro de sonecas. Ele fica querendo brincar…leia-se: morder meu pé, por mais que eu tente esconder debaixo de toneladas de edredons. 😦

  17. 23/05/2012 8:41 AM

    Ahahahah! Essa de uma pessoa evitar se mexer durante a noite para não incomodar o sono sagrado dos gatos também acontece comigo e, até ao ponto de sentir as pernas adormecidas e nem as conseguir mexer…
    Eu compartilho a minha cama com os meus 4 gatos e também tentei educá-los colocando a cama deles ao lado da minha, mas não resultou e eu desisti. Petit Manuel e Napoleão Manuel vão sempre esperar-me na minha cama quando percebem que está na hora de deitar e lá ficam toda a noite. Lira Maria e Pipoca Maria ficam juntas em qualquer outra das camas felinas espalhadas pela casa, mas pela manhã… tenho os 4 em cima de mim!
    Felizmente não tenho alergias e dos ácaros tento nem me lembrar que existem…

    Beijocas***

  18. Glaucia permalink
    23/05/2012 7:43 PM

    Acho que é geral, quem tem gatos não resiste e acaba dormindo com eles, pq é mt bom!!! Eu tenho 3, mas só dois dormem comigo, a Linda Maria dorme com meu pai (ele não resistiu), acho q só tem beneficios, tem o calorzinho deles, tem o ronron!!!! Hummm

  19. Marcia permalink
    23/05/2012 9:41 PM

    Gato? Receito para tudo….o que dá alergia é poluição humana, estresse no trabalho, mau humor! Tem coisa melhor que gato como sinônimo de aconchego para um lar? Uma ronronterapia ao deitar renova o espírito e cura qualquer coisa.

  20. sistemafamato permalink
    25/05/2012 6:09 PM

    Preciosa também dorme todas as noites comigo!!! Minha cama é de casal e ela já sabe que o lado esquerdo é todinho dela! Quando chego em casa e deito na cama pra ver TV ela corre deitar na minha barriga! E qdo acorda ela já está acordada me olhando como quem fala: manhê, tá na hora de encher o pote de ração!!! Gatos são tudo de bom!!!!

  21. Tatiane permalink
    26/05/2012 2:03 PM

    Eu sou super a favor, e tambem vivo essa vida! se acordo no meio da noite e eles não estão na cama, começo a procurar por eles, e quando estão comigo, pricipalmente quando resolvem dormir bem nas minhas pernas, nem mecho para não correr o risco deles levantarem da cam !

  22. Beatriz Romani permalink
    28/05/2012 12:11 AM

    Sou contra, mas meu gatinho anda me vencendo na insistência.. os sofás não tem mais como tirar!

  23. Ninae permalink
    28/05/2012 11:07 AM

    A minha gatinha Maria teve uma fase que dormia no pés da cama… agora… acordo com ela muitas vezes mesmo em cima do meu peito quanto estou virada para cima – olhando para mim à espera que eu acorde, ou dormindo mesmo, ou então quando eu durmo de lado, com o braço em baixo da almofada quase colada na minha cara em cima do meu braço. Ela é uma fofura! não preciso chamar para ir dormir… ela anda atrás de mim feito cão, basta apagar a luz, que passado 5 minutos ela sossega. Se ela sai do quarto a meio da noite para comer? acho q sim, mas eu não dou por nada. Nota, não me privo de me mexer por causa dela. nunca me pareceu que ela se importasse de acordar, ou se acordada, ja que adormece logo de seguida, é como eu!
    Ela so começa a se mexer, quando o meu despertador toca, e nao me deixa ficar mais na ronha (eu é que sou mais teimosa que ela!)

  24. Patrícia permalink
    02/06/2012 7:13 PM

    Estamos com 2 filhotes que completam 3 meses hoje, são 2 irmãos lindos e que se amam muiiito, eles dormem conosco desde que fiquemos imóvel rs qualquer movimento eles correm para o sofá da sala e eu é quem vou atrás busca-los pq sinto falta rs.
    Só sei que estamos completamente apaixonados por esses bichanos, e o que anda me tirando o sono é a volta ao trabalho, por enquanto quando saímos de casa deixos ambos no banheiro pois tenho medo de se machucarem, alguém tem dicas de como deixar um apertamento seguro para dois bebes terriveis rs?

  25. Julia permalink
    04/06/2012 11:44 AM

    Minha gatinha (de dois meses e meio) chegou na minha casa ontem. Esta foi a primeira noite. Tentei deixar ela no meu quarto–mas não na cama. Não deu certo, ela pulou e quis dormir em cima do meu rosto. às 4 da manhã, ainda sem conseguir dormir, eu acabei colocando ela para fora do quarto (de maneira carinhosa, claro) e deixei a caminha dela no escritório. Ela não miou nem arranhou a porta, mas fiquei me sentindo péssima. Tenho essa ideia de que não quero que ela durma na cama comigo, então queria acostumar desde o início. Mas é maldade com o filhote deixar longe durante a noite (mesmo dando muito amor durante o dia)?

  26. Virginia permalink
    06/06/2012 11:59 AM

    Duro com 08 gatos, no inverno é uma delícia. Sinto muito frio e eles me aquecem.
    Não vou atrás de conversa de médico, o que dá bronquite, rinite, é cheiro de cigarro, pó, ácaros em casa mal ventilada e sem sol, etc… Tenho rinite, bronquite, e piora no inverno. Por que o gato é culpado se no verão não me ataca. O maior inimigo para mim é o ar condicionado, e tenho que trabalhar com ele.

  27. 12/06/2012 12:54 PM

    Depende do Gato, pois tem gato que arranha todo dormindo.

  28. Dávini permalink
    15/06/2012 5:45 PM

    Oiii, amei o seu gato. Achei super interessante vc compartlhar suas aventuras com os seus cat’s no blog. Eu tenho um gatinho branco, com detalhes amarelos e olhos azuis. A vaterinaria diz que ele é mistura de siames com outra raça. O nome dele é Léo, fica na casa do meu namorado, só o vejo nos finais de semana. Ele dorme junto com a gnt na cama de casal…durante a semana qdo estou em casa sinto a falta dele dormindo no meu travesseiro empurrando minha cabeça ou no meu pé. hehehehe Parabéns pelo Blog.

  29. Ricardo Werson permalink
    02/07/2013 9:02 PM

    Olá, por favor, qual a raça destes gatos brancos? Adotei um igualzinho e ele dorme em baixo do cobertor. Fico sempre olhando pra ver se ele não está sufocado!
    Obrigado,
    Ricardo.

  30. Ricardo Werson permalink
    02/07/2013 9:38 PM

    Sério?! São tão lindos! 🙂

  31. Isabel Santos permalink
    25/10/2015 4:38 AM

    Tive que comentar 😃. Aqui em casa é o Félix, meu siamês. No começo eu não gostava muito da ideia, mas no inverno ele vinha com aquela carinha de ‘coitadinho’, e tbm me venceu. Então deixei que ele dormisse nos pés, mas durou só um tempo, por que agora ele decidiu que quer dormir em cima com a gente, no nosso MEIO mais especificamente. Damos bronca nele pra ir pros pés (a gente tenta, mas no fundo gosta) e não tem jeito é ali que ele quer ficar, e como o bichano é esperto q só, deita grudadinho em mim kkkk ai não da outra, né ele ganha outra vez. E ele faz umas posições tão loucas e tão fofas dormindo que tbm mal me mexo pra não incomodar 😂 😍😍

  32. eedilaine permalink
    07/02/2016 12:12 PM

    Oi galera meu gato todo dia quer dormir comigo e todo verz que levanto prair no banheiro ele vai junto a noite e normal.

  33. Yasmin Amorim permalink
    19/07/2016 10:06 AM

    Eu tenho um gato e ele se chama Pepy, mas eu chamo ele mais de gato porque me acustumei e ele também. Toda noite ele quer dormir na minha cama, mas em baixo do cobertor não em cima, faz mau?

  34. Looh permalink
    06/09/2016 10:46 PM

    Vcs não sabem oq eh ter 12 gatos….
    E quando bate uma crise neles.. Vem uns 8 pra minha cama de solteiro dai a cachorra entra no meio… Impossível mover um dedo.
    E quando ta frio eles ficam quentinhos e eu no frio…
    Mae de gatos eh assim. Mto amor envolvido

Deixe uma Resposta

