Skip to content

Como educar gatos (e outras dúvidas/dicas sobre felinos)

15/07/2012

Manjar (esq) e Mingau em momento de pura calmaria

O post Saiba como educar seu gato, publicado depois de minha primeira visita ao veterinário (I mean: primeira visita dos bigatos ao veterinário) é um hit neste blog. Quando se fala em buscas no Google, equivale a “fotos de Sandy nua” do universo felino. E se tem tanta gente querendo educar gatos, é porque a tarefa realmente é árdua (tão ou mais difícil do que achar as tais fotos de Sandy nua).

Por esse motivo, decidi fazer neste blog uma série com dicas sobre educação felina (muitas delas baseadas nas dúvidas que os leitores do post sobre educação escreveram). O conteúdo será publicado paralelamente ao que já escrevo sobre Manjar e Mingau: uma coisa não elimina a outra. É tudo gato, minha gente. 😛

Este post será sempre atualizado com as dicas mais recentes, para que ele contenha todo o conteúdo do blog – se o post interessar, dê uma olhada nos comentários, que contêm várias dicas boas de donos de gatos. Espero, realmente, que ajude. 🙂

Como fazer gatos se darem bem (ou: como introduzir um novo gato)

–  Alergia a gatos: como #lhedar

  – Como conquistar um gato

–  O gato faz xixi fora da caixa. E agora?

–  Castrar ou não castrar?

–  Como cortar unha de gato

–  Saiba como usar  borrifador para educar  seu gato.

  Como colocar  gato na caixa de transporte.

–  Como fazer  gato beber água.

–  Como  escolher um veterinário.

–  Tecido para gatos  ou  Tecido antigatos.

–  Vale a pena trocar  areia  por  sílica? 

Como brincar com os gatos (dicas dos leitores)

–  Gato  deve  sair de casa  para  passear?

–  Lista de  problemas  que os  donos de gatos  enfrentam.

–  Gatos são independentes?

–  Quanto custa ter um gato 

–  Conheça Manjar, Mingau e Juliana.

Disclaimer: a autora deste blog não é veterinária nem especialista em comportamento de gatos. Todo o conteúdo aqui publicado é baseado em pesquisas (livros, sites confiáveis e as dicas do ídolo Jackson Galaxy) e também em sua própria experiência como mãe de dois gatos. Mas atenção: a autora admite ser completamente dominada por Manjar e Mingau, portanto muitas vezes não bota em prática os ensinamentos acima. :\

Por Juliana Carpanez

Anúncios
30 comentários leave one →
  1. Denise permalink
    17/07/2012 9:51 AM

    Eu tinha um blog e acabei apagando pq não tenho estômago para ler os comentários bizarros que algumas pessoas deixam nesse tipo de post. ‘Já perdi 15 gatos envenenados pela minha vizinha’, ‘meu gato está sem comer há 10 dias, o que eu faço?’, ‘o vet arrancou as unhas do meu gato e meu sofá está novinho’, etc. Isso sem falar nos idiotas que acham que a gente tem obrigação de resolver o problema deles… Espero que os leitores do seu blog sejam pessoas mais agradáveis e menos imbecis!

  2. Adrina permalink
    17/07/2012 6:15 PM

    Vou deixar minha experiência como educadora de gatos. Ganhei um mural daqueles de colocar fotos com ímã. Arrumei tudo muito lindo, mas a Cheetara achou que eram brinquedinhos para ela tirar e correr pela casa. Aí eu juntava tudo, grudava de novo no mural, e ela ia lá arrancar tudo de novo. Após semanas assim, desisti. Colei as fotos com durex e dei os ímãs para ela. Quem precisa deles, afinal?

  3. Marcia permalink
    18/07/2012 11:02 AM

    tambem fiz este curso, rsrsrssssss…..tirei 10 na matéria “casa q tem gato é do gato”….

  4. 18/07/2012 2:56 PM

    A D O R O seu blog! Leio sempre, mas alguns dos links q vc postou nao estão abrindo. será q eh inha internet?
    Beijocas em vc e nos bigatos lindos! P.S. aqui tbm temos dois branquinhos, depois mando fotos!!!! bjks Cristina Palma

    • Pryscila permalink
      09/11/2012 7:22 PM

      Olá boa noite… Adorei seu blog…. adoro gatos e acabei de adotar um. É um siames e tem 2 meses, estou com ele há 2 dias, mas so quer saber de ficar escondido e miando e quando tento pegar ele fica bravo… será que acostuma? è um miado de dar dó.. quero colocá lo no colo e fazer carinho, mas ele se esconde em locais apertado e nao deixa eu pego -lo… bjoo Pryscila

      • Ana Luisa permalink
        22/09/2016 8:03 PM

        Oi priscila não sou ela mas…então respondendo sua pergunta todo gato é assim,mas primeiro deixe ele(a) se acostumar cheirar tudo e tal no final você vai conseguir pegar ela e sempre carinho na cabeça se tentar fazer carinho em qualquer outro lugar ela vai te morder ou arranhar um exemplo a minha gata ela é uma gata extremamente dócil (a raça dela é persa ragdool) no começo ela me mordia agora ela deixa eu fazer carinho na barriga dela ou seja deixe ela se acostumar com a casa ou Ap espero ter ajudado

        bjs Ana Luisa

        fonte: eu mesma 🙂

  5. 20/11/2012 5:36 AM

    lugar de gato é dentro de casa sim… pode parecer ruim deixar o bichinho trancado, mas a verdade é que é tudo pela segurança deles… gato com acesso à rua o destino quase certo é uma morte precoce e provavelmente dolorosa, por atropelamento, envenenamento ou outras formas mais crueis causadas por gente que mata animais por prazer… gatos com acesso a rua vivem entre 3 e 5 anos, contra 12 a 18 anos dos gatos que ficam em casa… quanto ao lance de ser ruim ele ficar trancado o esquema é voce proporcionar o ambiente mais agradavel possivel, pra que ele goste de estar em casa, comida, brinquedos, muito carinho, certamente num ambiente repleto de amor ele nao se importara de nao sair pra rua… gatos gostam de ver o movimento da rua, entao deixar ele com acesso a janela é uma coisa boa, mas importantissimo ter tela de proteçao… pense no gato como uma criança, voce deixaria seu filho de 4 anos brincar na beira de uma janela sem tela? gato tem bom equilibrio mas tambem cai e nao vai adiantar nada a habilidade de cair de pé se ele despencar de um altura muito alta, ja se for um gato que vive e casa deve-se colocar tela nas grades e nos muros baixos que ele consiga pular…

    enfim, proporcione um lar agradavel e seguro pro seu bichinho que ele nao se importara nenhum pouco de nao ter a liberdade das ruas…

  6. Dani permalink
    02/02/2013 11:02 AM

    Gente, eu sempre tive cachorros e embora ache os gatos lindos, nunca foi algo que me interessasse muito, até ontem… Bom, o fato é que ao me casar deixei minha cachorra (Labrador retriever) morando na casa de minha mãe temporariamente, já que ia morar por 1 ano num apartamento (pequeno demais para um labrador), em Julho já devo estar em minha casa e vou buscá-la, é claro… acontece que ontem, encontrei uma gatinha na escola onde trabalho, me apaixonei e quero trazê-la pra casa… só q estou com muito medo, não faço idéia de como elas vão reagir uma a outra qdo me mudar… será q é possível adaptar uma cadela e uma gata adultas? a minha cachorra é bastante dócil, e qdo foi pra casa de minha mãe aceitou rapidamente a outra cachorrinha, q depois de algum tempo deu cria e ela tbem conviveu tranquilamente com os filhotes, mas com um gato tenho medo q seja diferente! Quero muito trazer a gatinha pra casa mas estou com medo q não dê certo… se alguém já teve alguma experiência do tipo me ajude por favor…Obrigada!

  7. Fabio permalink
    05/05/2013 8:15 PM

    Boa noite,
    estou desesperado e preciso de ajuda com minhas gatinhas.

    A 3 dias adotei outra gata com 2 meses de idade, a Bety, sem raça definida, uma gatinha sofrida que estava a duas semanas em uma casa com mais 5 gatinhos eperando ser adotada.
    Oque pensei que seria uma otima companhia pra minha primeira gata, se tornou minha preocupação, a Amy, morde a Bety, vai dormir em cima dela qdo a bety esta dormindo, coloquei potinhos separados pra elas de comida e agua, mas o pote que a bety usa a amy vai e usa tbm, geralmente empurrando ela, qdo a bety anda pela casa a amy pula nela abraça, começa a morde-la e empurra-la com as patas traseiras.
    A bety esta mais esperta, porem dorme muito, brinca pouco e qdo a amy agarra ela, a bety chora e empurra a amy, geralmente ela mia e rosna pra amy.
    A amy por sua vez, alem de atormentar a probrezinha da bety (que é menor que ela) nao esta mais brincando, qdo vamos fazer carinho nela, ela vira a cara e quer descer do colo, ou se for no sofa, ela foge da gente, nao da mais atençao pra gente, antes ela andava sempre atras de mim, agora ela nao me da nem bola.
    Estou muito preocupado com a saude da amy e com oque pode acontecer com a bety, como posso fazer as duas serem amigas? conviverem bem pelo menos.
    moro em um apartamento com 64m é um local pequenoe as gatas nao tem contato com outros animais.
    por favor me ajude, estou desesperado, e nao quero prejudicar nenhuma das duas, e se for possivel gostaria de ficar com as duas.

    • Roseli permalink
      13/04/2014 10:57 PM

      Olá Fábio, eu passei por este problema também, fiquei desesperada por dois meses, minha casa era um inferno, a mais velha rosnava para outra como se fosse um cachorro, verifiquei com dois veterinários e eles me aconselharam a vender uma delas, porque os gatos são muito territoriais, e alguns aprendem a se suportar mas eles não aceitam a presença de outro nunca, e isto se um dia acontecer seria em torno de 9 meses no mínimo, se eu não tivesse paciência eu deveria vender. Eu escolhi vender a mais velha e me arrependo até hoje, chorei por um mês inteiro. Aconselho a você, se você tiver paciência por 9 meses para que elas se adaptem, tudo bem, se não aconselho você manter a mais velha contigo.

  8. Robson Pinto Maia permalink
    27/11/2013 8:23 AM

    Bom dia
    gosto muito dos bichanos e possuo duas que foram abandonadas na rua. A pixolinha é muito educada, mas a pixolona é terrível. Faz suas necessidades onde der vontade e isso tá deixando o clima tenso aqui em casa. Minha esposa tá doida pra despachar ela e eu não gostaria de ver isso acontecer.
    caso alguém possa me ajudar , desde já agradeço.
    fiquem todos com Deus.

  9. laura permalink
    04/06/2014 6:03 PM

    oi, tenho tres gatos no ap,. sinto a mesma coisa, eles entediados, ja pensei em por em um abrigo bacana, acho q precisam de espaço, areia, viver. ai doe meu corção ve-los tristes. a veterinaria diz q não é legal passear com eles em praça. quado coloco a coleira um deles deita no chao, e não levanta de deixo nenhum.só sei q meu coração doe de ve-los tão presos.Queria uma orientação, obrigada

  10. 11/01/2016 3:34 PM

    Queria uma ajuda!!! Meu gato mora em casa e as vezes some mas volta. Agora vou morar em apartamento e estou com medo dele não se adaptar. O que faço amigos me ajudem!!

  11. 06/06/2016 4:30 PM

    Olá, adorei seu blog, cada ideia interessante. Tenho uma persa que é um amor, está com 7 meses agora, mas de uns tempo para cá ela sempre que vou ao encontro dela ela corre para tras do sofá, não chega a entrar, fica do lado arranhando o sofá, quanto ao resto é um amor e adora carinho (as vezes, qdo ela quer rsrsrs), adora deitar no meu peito e amassar meu cabelo. Só mesmo o outro comportamento que acho estranho e não sei o que fazer.

    • Chris permalink
      22/06/2016 3:49 PM

      Ana sabes me falar o que devo fazer pra que ele procure a areia pra fazer cacaca dele pq ele n faz

  12. Chris permalink
    22/06/2016 3:48 PM

    oi ganhei um gatinho ele tem quase um mes mais ele nao faz cacaca na areia o que eu faço?

  13. Tatiana permalink
    03/04/2017 1:31 PM

    Tem um gato castrado de quatro anos e ele anda com comportamento muito estranho em fazer xixi em piso por todo lugar ele dispensa a caixa de areia e faz até mesmo no painel de meu carro, estou desesperada não sei mais o que fazer porque com o cheiro de urina ataca muito a minha renite alérgica.

Trackbacks

  1. Dicas para colocar o gato na caixa de transporte « Diário de dois gatos
  2. Quem ama prende? « Diário de dois gatos
  3. Como fazer a onça (ok, o gato) beber água? « Diário de dois gatos
  4. Como escolher um veterinário? « Diário de dois gatos
  5. Tecido ‘blindado’ para sofá resiste a gatos « Diário de dois gatos
  6. Vale a pena trocar a areia por sílica? « Diário de dois gatos
  7. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos
  8. O pica das galáxias « Diário de dois gatos
  9. Joselita. Ela não sabe brincar? « Diário de dois gatos
  10. Como cortar unha de gato « Diário de dois gatos
  11. Castrar ou não castrar o gato? « Diário de dois gatos
  12. Problema: o gato faz xixi fora da caixa « Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: