Skip to content

Gatos mudam de comportamento no frio. Oba!

21/03/2013
Mingau, num momento de pura humildade motivado pelo frio

Mingau, num momento de pura humildade motivado pelo frio (espia a patinha guardada)

Começou o outono no Brasil e, com ele, tem início a temporada de submissão dos gatos. Sim. Sempre que a temperatura cai, os bichanos (aka reis) descem de seus tronos e deixam suas coroas de lado para se aconchegarem junto aos donos, dando longos shows de fofura. Ai, que delícia (falta só um chocolate quente)!

Na trilha sonora, muitos ronrons de agradecimento àqueles que, durante todo o verão e primavera, são vistos como verdadeiros bobos da corte – existem somente para servir. Mas está frio, o rei está nu e é hora de a gente ter o reconhecimento que merece por tanta devoção.

Eu, enquanto ex-boba da corte (condição temporária, porque o verão sempre volta), tirei os chapeuzinhos de guizo e estou aproveitando meu lugar ao sol (ou melhor, à chuva).

Durmo com a gataiada na minha cola, acordo do mesmo jeito e nem tomei um gelo no sábado à noite, quando voltei de uma viagem de quatro dias. Como a temperatura tinha caído, eles engoliram o orgulho e vieram receber todo o carinho e calor que eu tinha para dar. Chupa, bigatos! 😛

Seu gato também muda muito no inverno? Contaí o que ele faz.

Por Juliana Bontempo

34 comentários leave one →
  1. 21/03/2013 10:53 PM

    Ah, com certeza! Não vejo a hora do clima esfriar aqui no rio, pra voltar a receber todo carinho fofinho do Toth… Bjs!

  2. 21/03/2013 10:59 PM

    rsrs Só assim para a Lolinha dormir em cima de mim e me amassar rs
    Bjks

  3. 22/03/2013 8:33 AM

    Olá Ju!

    Ah, com certeza mudam!!!Esse tempinho mexe totalmente com eles!!!
    Eu tenho 5 e cada um com uma personalidade diferente!!! Mas nessa época todos eles querem ficar grudadinhos e disputar uma parte do corpo para se encostar e se aconchegar e tudo isso com direito a “poses” é muito engraçado!!! ADORO!!! Eles são muito fofos!!! Beijokas

  4. Luci Sanfer permalink
    22/03/2013 8:50 AM

    Ótimo post!
    O meu Filipo tem dormido solto ao invés de ficar no banheiro das onze da noite até as seis da manhã, por que ele sempre morde nossos pés ou nossas cabeças quando estamos dormindo. Mas esta noite ele precisou voltar para o banheiro, porque a temperatura não estava tão baixa…
    Gostei em especial desse trecho “Na trilha sonora, muitos ronrons de agradecimento àqueles que, durante todo o verão e primavera, são vistos como verdadeiros bobos da corte – existem somente para servir. Mas está frio, o rei está nu e é hora de a gente ter o reconhecimento que merece por tanta devoção.”
    Eu me sinto assim muitas vezes com o Filipo…

  5. permalink
    22/03/2013 9:25 AM

    Lá em casa a galera é sempre grudentinha, mas no frio eles conseguem dar um jeito de ficarem ainda mais pertinho. Glorinha dorme dentro do meu pijama! 🙂

  6. 22/03/2013 9:41 AM

    Eu estava achando muito estranho o meu Butch ficar coladinho comigo e dormir a noite toda ao meu lado srsrrs já com o Lion não senti tanta diferença,pois ele sempre durmiu coladinho comigo seja no sofá ou na cama..srsrsrrs

  7. 22/03/2013 10:20 AM

    Adoto também que eles não levantam da cama de manhã. Na “vida real”, eu acordo e os dois vêm junto comigo. No frio, acordo e eles ficam lá. Se tivesse legenda, ia ser: “Só mais cinco minutinho”

  8. Luciana permalink
    22/03/2013 10:40 AM

    Eu tenho 2 fofos… um deles é mais chegado sempre, independente se calor ou frio… ele é mais peludinho e fica horas no meu colo enquanto trabalho no computador… no verão chega a dar calor em mim… e algumas vezes tive que tirá-lo um pouco do colo de tão quente que fica! rsrsrs o outro já começou a chegar mais agora que esfriou o tempo. Delícia!

  9. 22/03/2013 11:37 AM

    A Cléo e chameguenta, está sempre por perto. Agora que esfiou um pouco, fica por perto se divertindo com as cobertas.

  10. Helda permalink
    22/03/2013 11:48 AM

    O Lorenzo e a Sofia são muito carinhosos e gostam de ficar por perto, tem sempre um deitado nos meus pés/pernas e a outra abraçada á minha mão…
    Mas no inverno o tempo de permanencia neste chamego todo é maior, reconheço!!!
    As dormidinhas embaixo do edredon e a manha para ficarem no colo também ficam mais constantes e demoradas… o que é muito bom!
    Um abraço a todos!!!

  11. Daiane Duarte permalink
    22/03/2013 3:24 PM

    A minha Nandinha dormi com a gente nas 3 estações, próxima as pernas e pés… Já no Frio, é um grude só (que eu particularmente ADORO) … O Tobias que é super grudento ao dia, mas sua noite tem que ser de solitário, no quarto dos gatos. No Frio tbm se rende e disputa espaço para ficar grudado e quentinho com a gente… Por isso que eu adoro o Frio!!

  12. Adrina permalink
    22/03/2013 11:50 PM

    Esses dias acordei com seis na cama, e ela é de solteiro. Claro que eu estava espremida num canto ocupando um espaço mínimo… Mas vale a pena, com certeza!

  13. 23/03/2013 8:05 AM

    ah….o frio! Em casa meus felinos amam o meu cobertor, então se quero deixá-los perto de mim, é só pegar o tal cobertor…
    Beijos

  14. 23/03/2013 2:45 PM

    Juliana, amo o seu blog e acho que você escreve muitíssimo bem, fazendo com que sintamos de perto as experiencias (mega legais) dos bigatos!!!

    Queria lhe pedir conselhos de como faço para minhas gatinhas se tornarem amigas como os bigatos.

    Tenho uma gatinha de 1 ano que se chama Lucy e trouce uma filhote (3meses) para ser irmãnzinha dela.

    Porém a Lucy e a Luna se estranharam logo no momento em que se viram (a Lucy solta na casa e a Luna dentro da caixinha de transporte).

    A Lucy ficou tão brava que rosnava e mostrava os dentes para mim (isso tem 2 dias) e ainda está muito brava.

    A Luna está isolada em outro quarto porque estou com medo da Lucy machuca-lá.

    o que faço?

    obrigada.

    Um abraço e parabén spelo lindo bolg!!

    Ludmila.

    • Deee permalink
      04/04/2013 11:25 AM

      Ludmila, é normal eles se estranharem por um certo tempo ate porque a mais velha estava acostumada em ser filha única =)
      o Topolino quando apareceu, só a chilli deu bola, mas depois de uns dias, eles aprenderam a conviver juntos numa boa, inclusive a lilith que é a gata mais birrenta do mundo. (ela pode até gostar, mas não dá o braço (pata?) a torcer).

      Enfim, vai aproximando aos poucos…tenta dar ração, aqueles bifinhos de gato ou até mesmo wiskas sache pras duas perto uma da outra, para não ter ciumes entre elas, só não forçar muito sabe…só dá um empurrãozinho no tempo delas kkk
      Mas fica tranquila porque dois dias é muito pouco pra elas se acostumarem, você vai ver que logo logo vai reinar a paz.

  15. Marília Andrade permalink
    23/03/2013 9:15 PM

    Morreeeeendo de inveja! Aqui em Alagoas não tem frio período nenhum do ano. Somos sempre ensolarados e encalorados, rsrsrs. Mas o ar condicionado tem atraído jack pra cama. Ele gosta de dormir encostado em mim e provocando meu marido, rsrs.

    • Ingrid permalink
      19/04/2013 5:07 PM

      Inveja fiquei eu de vc, Marília… A Marie e a Petit se enfiam no quarto comigo toda vez, mas é só elas perceberem que eu vou dormir, que começam a miar pra eu abrir a porta…
      Só não posso reclamar porque a Marie é meu gatocão fiel. Onde eu vou, ela me segue! Hehehe

  16. 24/03/2013 4:34 PM

    Junto com o frio vem a época de grudação felina!! É como uma temporada e dura apenas uns meses! Quem gostar, deve aproveitar muito, deixando o felino curtir um cobertor e travesseiro do dono!! E o colo também!!!

    Beijos!!

  17. bete permalink
    24/03/2013 5:57 PM

    Oie Juliana, a única coisa que dá ânimo para enfrentar os próximos seis meses de frio, chuva e serração que é o que a gente chama “inverno” na serra gaúcha, é essa humildade repentina das gatas. Adoro!Mesmo sabendo que é tudo interesse! 🙂

    • Maya permalink
      25/03/2013 10:06 AM

      Pois é, aqui em São Paulo é mais ou menos assim tb, bastante chuva, frio, tempo nublado e gatos humildemente se aconchegando na gente o tempo todo!! Tb adooooro, e se vc pensar, a gente tb vive nesse lance de interesse, rsrs, como quando meus pés estão gelados e minha gata deita em cima deles (toda noite…), e o meu gatão dorme no meu travesseiro, como se fosse um cachecol de dormir, kkkkk! Eu esquento eles e eles me esquentam! Então, os meus bigatos estão perdoados! =^.^= ♥♥♥ =^.^=

  18. Thaty permalink
    27/03/2013 1:14 AM

    Eu fico na expectativa só de o tempo fechar, pq sei que quando chove ou esfria é dia deles ficarem fofinhos !

  19. Clara Carvalho permalink
    27/03/2013 1:54 PM

    Olá Juliana, meu nome é Clara e através do Google conheci seu diário felino e dei altas risadas. Moro em um apartamento com meu marido e minha poodle Cindy mas amanhã virá 3 novos moradores…eu disse TRÊS, pois é, meus gatos Maricélia, Jorginho e Greicinha, todos castrados, moravam na casa da minha sogra e quando me mudei pro apê, eles continuaram por mais um ano lá mas por motivo de força maior, vão ter que vir para cá pois não encontrei a quem doar e em hipótese nenhuma largaria ao Deus dará. Hoje coloquei rede de proteção e futuramente irei forrar meu sofá e cadeiras da sala de jantar. Queria dicas de ter gatos em apartamento…amei seu blog !! 🙂 Abraços.

  20. Adriana Schnell permalink
    03/04/2013 9:51 AM

    Que delícia de blog, Juliana!!! Tenha certeza que está está sendo a primeira de muitas vezes que voltarei aqui! Sou Adriana, mamis boooba-boba-boba de três ronronentos muito amáveis e amados: o Theodoro Jones (cinco anos), o Benjamin Salin (quatro anos) e a Catarina Peach (três anos), todos adotados desde bem pequenos e que, a cada outono, enchem nossa casa de ainda mais doçura! Eu sou meio gata nesse sentido, porque amo o frio e, de alguma forma muito especial, o Outono… acho uma delícia sentir a temperatura caindo, voltar a ficar mais em casa, preparar comidinhas gostosas (e vegetarianas!), usar umas roupas mais elegantes, chamar os amigos pr´um vinho com bate-papo e, sobretudo, curtir boas horas com os gatinhos e meu marido, que é tão gateiro quanto eu! Aliás, estamos de férias desde o dia 1º de abril e o que mais estamos fazendo é afofar nossos peludos. E, ainda falando sobre as estações do ano e sobre o clima, sempre digo: os gatos são os melhores meteorologistas de que conheço, porque é só ir esfriando que eles vão viram bolinhas; do contrário, quando chega o calor, vão se esticando! E tudo com muita graça e precisão, bem ao melhor estilo felino de ser! Beijo em ti e nos teus gatitos!

  21. Nayara permalink
    07/04/2013 8:57 AM

    Stitch Dumbo Gremilin Gracek tá de mal de mim por causa da Lucy Ovelha Perereca Gracek (eles tinham só um nome e todos os apelidos, então, juntamos tudo) e Lucy tá meio triste comigo por causa das minhas tentativas de fazer o Stitch voltar a me amar… Lucy chegou em casa há exatamente uma semana e ODIOU o amiguinho (rosnava pro cobertor dele – aka minha blusa de lã- até dormir). Quando ela começou a gostar dele, ele desgostou de mim e ficou com ciúmes dela. Agora eles se entenderam e nenhum dos 2 me quer 😥 mas pelo menos a lucy ainda fica comigo antes de dormir… E o stitch eu compro com whiskas sachê (ainda não dou o temptations pela idade, stitch tem uns 4 meses e lucy tem 2). Não há frio que apazigue eles cmg!

  22. 20/06/2013 11:37 PM

    Muito fofo esses Gatos, de que raça eles são? Queria um desses branquinhos para mim também.

  23. 18/06/2014 1:27 PM

    Que lindos nos aqui adoramos!

  24. 29/07/2014 1:46 AM

    A minha querida Baby também fica toda quietinha! rs

  25. 13/03/2016 2:49 PM

    Nossa que legal espero que der tudo certo ,vou segui seus passos …

  26. 18/04/2016 7:02 PM

    Aiii que lindos, tenho 2 gatos e pretendo ter mais um

  27. Anderson permalink
    20/01/2017 7:42 PM

    Pois é. Ate estranhei. Achei a minha gatinha tava doente. Nunca ficava em casa, e agora ta no sofa direto durante todo o dia. Achei estranho e pesquizando encontrei a resposta. É normal no frio. Ufa q alivio. Alem de nao ter q correr pro veterinario ainda posso aproveitar mais ela. Kkkk

  28. Cristina Moreno permalink
    01/05/2017 11:43 AM

    A minha gatinha (princesa), sempre me ataca no verão, quer me morder e brincar, mas quando chega o inverno, ela fica super doce minado até as d mim, se eu faço psiu ela mia como se tivesse gritando querendo colo, e se na hora de dormir eu não à chamo ela vem próximo da minha cabeça e da uma lambidinha na ponta do meu nariz e se mesmo assim eu não levanto o coberto pra ela entrar ai morde a ponta do meu nariz. Vê se pode que mimo gente

Deixe uma Resposta

