Skip to content

Alergia a gatos

01/07/2013
tags: ,

Meu nome é Juliana, tenho 34 anos e sou alérgica a gatos. Essa alergia já poderia ser prevista, considerando que passei boa parte da vida com asma e bronquite. Mas ela só foi confirmada mesmo na primeira semana de bigatos, quando eu tive tanta coceira no olho quanto poderia ter (minha alergia se manifesta principalmente no olho, veja você).

Imagem

Atchiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!

Lembro do momento em que caiu a ficha sobre minha alergia a gatos. Eu estava me debulhando em amor por eles. Paralelamente, meu olho estava quase caindo. Foi então que eu associei uma coisa à outra – quanta sabedoria, não? 😛

Naquele mesmo momento, apertei um botão chamado foda-se e decidi que todos seríamos parte de uma grande família feliz: eu, Manjar, Mingau e a tal alergia. Eu já fui alérgica a outras coisas, mas dessa vez seria por um ótimo motivo. 🙂

Às vezes, fica insuportável. Por isso, no ano passado, procurei uma homeopata especializada em alergia – e melhorei MUITO. Não me lembro de nomes ou especificações, mas as primeiras bolinhas que ela me deu pra tomar tinham no rótulo algo tão explícito como “alergia a pelo de cães e gatos”. Melhorou. Daí eu parei, piorou. Agora voltei a tomar, melhorou. E assim vamos vivendo: eu, os gatos e minha alergia (apesar dos conselhos de um otorrino sem coração, que me “proibiu” de dormir com os bigatos).

Como #lhedar
A saída que encontrei para amenizar o problema foi esse tratamento homeopático, basicamente. Algumas coisas também podem ajudar, como aquela limpeza (boa) da faxineira (boa). Eu não sigo outras recomendações, mas essas dicas aí embaixo podem – quase literalmente – passar um pano no problema.

– Limite o acesso do gato aos quartos onde as pessoas dormem.

– Use filtros de ar nesses ambientes acima citados.

– Limpe a casa com frequência, de maneira adequada.

– Opte por móveis com menos possibilidade de “abrigar” os elementos causadores de alergia (almofadas não vão ajudá-lo, por exemplo).

– Castre os gatos (mais embaixo você entenderá por quê).

– Dê banho nos gatos ou “limpe-os” com frequência.

– “Penteie” os gatos, para remover os pelos soltos.

– Lave as mãos depois de mexer no animal.

– Converse com seu médico sobre o problema, para encontrar a melhor forma de tratá-lo (isso pode incluir medicações específicas, como foi meu caso).

Imagem

Eu e Mingau, durante a produção deste post, obedecendo às instruções do otorrino. #soquenao #naotempreco #espirromesmo

Por que acontece?
Especialistas da Acaai.org (American College of Allergy, Asthma and Immunology) afirmam que o problema é causado por alergênicos (elementos que induzem à alergia) presentes principalmente na saliva do gato. Daí eles se lambem inteiros e já viu, néam?

Esses especialistas dizem ainda que os gatos machos, quando não castrados, produzem um monte de alergênico que soltam pelo ar, dificultando ainda mais a vida daqueles que espirram. O drama seria maior, também, no caso de felinos de cores escuras (thanks, bigatos albinos).

Para acabar
Minha irmã, Luísa, é MUITO alérgica. Muito. Quando ela vem na minha casa, toma um Allegra e espirra tanto, mas tanto, que o nariz dela se transforma no de um elefante (ou algo assim). Agora ela está fazendo intercâmbio, toda pimpona, e na casa onde mora também tem um gato. Outro dia, a gente conversando pela internet, eu perguntei:

Juliana – Você também tem alergia a esse gato, né?

Luísa – Não.

Juliana – Vaca.

Amor de irmão. 🙂

Por Juliana Allegra

Anúncios
48 comentários leave one →
  1. Juliana permalink
    01/07/2013 8:17 AM

    Adoro o blog, por favor continue postando *-*

  2. 01/07/2013 9:28 AM

    Tb sofro do mesmo problema e tenho dois em casa. Foi na primeira semana da alice em casa que eu pensei que perderia os olhos. Quando me acostumei com ela, resolvi que precisava de mais um gato e chegou o Chico. Nos primeiros meses foi lindo, mas quando ele entrou pro time dos solta pelos, mais uma vez, achei que ia morrer! E com ele foi pior ainda. Dizem que gatos pretos têm mais alergênicos, não me perguntem pq, mas meu corpo pode dizer que sim! Mas sigo algumas dessas recomendações: meu quarto é território proibido (nem sempre, eu quebro as regras de vez em quando), minha vida não seria a mesma sem o aspirador de pó e, sim, homeopatia funciona! Nos dias em que coço os olhos por um minuto seguido sem pausas (o que é proibido uma vez que já passei por cirurgia) o que salva é um antialérgico derruba elefantes… Mas tudo vale a pena por eles!!

  3. 01/07/2013 10:00 AM

    Me passa o contato desse dermatologista? Desde que adotei meus dois gatinhos, meu olho também não para de coçar e me livrar deles não é uma possibilidade hahaha.

  4. 01/07/2013 12:16 PM

    Adorei! Também sou alérgica a pelos de gatos e cachorros, mas nunca me impediu de ter um monte deles! rsrsrsrsr, vivo alérgica, nariz entupido, coçando e espirrando, mas vivo feliz com meus filhotes! kkkkkk

  5. Luciana permalink
    01/07/2013 5:02 PM

    Oi Juliana! Quando adotei minha primeira gata, ignorei totalmente minha rinite alérgica. Nos primeiros meses não houve reações anormais… mas depois de algum tempo de pêlos espalhados e do cheiro da areia higiênica por toda a casa, tive que começar a me preocupar com as constantes corizas… O acesso ao meu quarto já era proibido à gata – mas daí eu comecei a ficar enclausurada no quarto, enquanto a gata podia passear livremente pelo resto do apartamento. Também passei a incrementar a limpeza e a usar mais o aspirador de pó, mas as corizas não passavam. Assim, depois de algumas experiências que não deram certo, tive que partir para uma medida drástica: me mudei para um apartamento de 2 quartos e transformei um dos quartos num gatil: lá, minha gatinha tem tudo o que ela precisa para comer, beber, dormir, brincar e usar a caixinha de areia o quanto ela quiser. Nos primeiros dias, ela reclamou um pouco (na verdade, muuuito!!!), mas depois ela se acostumou. Agora, tudo corre na mais perfeita ordem: nada de corizas, gatinha feliz (agora com uma nova companheira) e dona saudável! Ufa!!!!

  6. Sabrina permalink
    03/07/2013 4:47 AM

    Meu nome é Sabrina, tenho 20 anos e tenho alergia a gatos E asma. Hahaha
    Sempre tive, sempre terei, mas a quase 2 semanas eu adotei a Wendy, de 1 mês e poucos dias. Como eu ia ver aquela bolinha de pelo e resistir? Os 4 primeiros dias foram a base de anti alérgico e inalação, hoje eu to a quase 24h sem espirrar graças a magia do lenço umedecido pra gatos! Super recomendo, ela odeia mas a mamãe de primeira viagem ama! Hahaha
    Seu blog me ajudou muito, e me diverte muito também!
    Beijossss

    • Beth permalink
      07/08/2013 5:33 AM

      O que sao esses lenços umedecidos para gato e onde comprar?

  7. Alexandra Martins permalink
    03/07/2013 1:57 PM

    Ainda bem que não tenho nenhum tipo de alergia se não morreria de tanto espirrar e talvez meus olhos saltassem!kkk
    Tenho 4 e a coisa que mais gosto é pegar no colo e cheirar os gatinhos até eles ficarem bravos..hehe

    Saudades Ju.Beijos

  8. 04/07/2013 12:31 AM

    Minha experiência é um pouco diferente, há anos tinha um gato, o Kiko, que era um vira lata que achamos na rua e praticamente não me dava alergia (tenho rinite).

    Depois que ele morreu peguei 2 irmanzinhas, de um veterinário criador, que são mestiças de Abssínio (raça que nunca tinha ouvido falar) com RagDoll e aí descobri o que era alergia!

    Mas não me importo e vivo agarrando as duas, mesmo com a coceira nos olhos e espirros depois… afinal, temos a medicina aí pra ajudar né?! 😉

    Adoro seu blog, por favor escreva com mais frequência!!!

    Bjoss!!!

  9. 04/07/2013 4:06 PM

    kkkkkkk, que tudo esse post!! Meu esposo também é alérgico, mas ainda não sabemos exatamente de quê. É algo que varia, às vezes é de produtos de limpeza, às vezes é de poeira… às vezes ele fala que é de gato. E eu ataco na brincadeira: ih, então vamos ter que doar as gatas! E ele, pegando uma delas no colo: de jeito nenhum, já até melhorei! kkkk!!

    Beijinhos!!

    • Alexandra Martins permalink
      04/07/2013 4:56 PM

      Ai que fofo o que o seu marido faz!!
      kkkkk
      bjs

  10. 06/07/2013 10:31 PM

    Juju!
    (posso ser intimo?)
    tava zapeando por aih, me deparei com essa materia: http://www.legatos.com.br/dicas-e-curiosidades-alergia.php e lembre desse post seu imediatamente.
    vim aki linkar pra vc 🙂

    bjo, bom fds!

  11. 07/07/2013 11:30 PM

    Suspeito que meu marido também seja alérgico a gatos. Tem dias que ele está super bem, mas quando chegamos em casa os olhos dele começam a coçar e só mesmo um antialérgico pra melhorar a situação. Digo suspeito porque no geral meu marido tem um quadro de rinite crônico que já existia bem antes da chegada dos felinos.
    Beijos

  12. Maria Virginia Zermiani Moreira permalink
    12/07/2013 11:23 AM

    Sou alérgica a tudo que cheira, solta pó, e outras coisas. Para que me privar de ter esses lindos, se o maior causador de alergia é poluição, cigarro, e os cheiros dos limpadores que usam aqui na universidade que trabalho. Procuro ter a casa com tapetes só de sisal, além de não guardarem pó servem de arranhadores, persianas e nada de bichos de pelúcia e muitos livros no quarto. A felicidade de ter esses bichanos compensa toda alergia.

  13. 02/09/2013 11:34 PM

    aqui temos dois, já velhinhos e tbm castrados, somos eu e minhas duas filhas ( as donas dos gatos) e todas alérgicas, mas como moramos n num prédio q fica numa rua principal e de muitíssimo movimento de carros, ( haja poiera de asfalto beeem preta em ksa) ahi os médicos sempre falaram q a alergia seria da poeira! Viva os gatos! no meu face tem fotos dos dois. Aliás, a foto dos gatinhos em forma de coração é tudo!beijocas pra vcs e pra eles!

  14. Luiza permalink
    26/09/2013 5:06 PM

    quando eu adotei o meu gato em 2011 eu tinha muita, MUITA alergia a ele. sério mesmo, não dava pra dormir em casa praticamente porque eu ficava com os olhos inchados e a cara toda coçando. pra piorar, quando ele era filhote o bichano tinha mania de dormir perto do meu rosto e ele adorava me afofar, então vocês podem imaginar como eu acordava de manhã.

    não procurei tratamento (por pura preguiça, pra falar a verdade), e depois de algum tempo as alergias sumiram, e hoje posso dormir tranquila com o meu ronron. a minha prima me disse que ela também era assim com os bichos dela mas de tanto se expor a eles acabou se acostumando, então acho que o amor e a insistência ganharam nos dois casos, rs.

    de vez em quando eu tenho umas crises de espirro ou fico com os olhos coçando depois de brincar com o gato, mas é raríssimo. e realmente, depois que eu castrei ele a situação melhorou bastante (:

  15. Isabela permalink
    04/10/2013 3:19 PM

    Queridos,
    Quando meus dois gatos chegaram em casa a dois anos atrás meus olhos viviam inchados e meu nariz não parava de escorrer.
    Solução encontrada: duas vezes por semana lavo a caixinha de areia com cloro e troco totalmente o granulado, claro que agora só compro areia das mais baratinhas……
    Desde então nunca mais espirrei por causa dos meus fofuchos!!!
    Espero que possa ajudá-los.

  16. alex permalink
    05/10/2013 11:34 AM

    ola,estou na duvida se fiquei alergico do nada pois ate 5 anos atras tinha 2 gatos comigo,e jamais tive nenhum problema (apesar que praticamente os 2 tomarem banho dia sim dia nao,pois eles gostavam de agua quente e banheira;nao sei o porque ate hj rs)
    e agora um bichano adotou meu ap como albergue que nos dias quente eu a deixo na varanda e nas noites frias ou chuvosas ela fica na cozinha. e nesses dias o nariz comeca a cocar.
    outra coisa estranha e que essa bichana nao parece ser sem dono pois esta sempre limpa e quando esta dentro do ap ela pede p/sair sempre no mesmo horario. parece que ela vem aqui apenas p/dormir rs. so que se eu saio ela tmb sai e volta so dia seguinte no mesmo horario.
    vai entender ne

  17. 18/12/2013 12:55 PM

    Eu morria de alergia quando ia para a casa do meu namorado, e lá tem um cachorrão. Fui na alergista, fiz exames crente que daria alergia a cachorro e não deu, deu a ácaros e mofo. Ela explicou que o pelo dos animais podem carregar ácaros e com isso a pessoa tem alergia. Que eu acredito que seja meu caso, pois ele é bastante peludão.
    Beijos

  18. Carol Santos permalink
    17/10/2014 4:10 PM

    Oi, eu sempre tive e amei gatos mas recentemente (ontem) eu descobri que tenho alergia a eles e mais um monte de coisas. Assim como você, o amor é tão grande que eu não me importo de espirrar, mas a minha alergia é na pele também e ta tão ruim que ta parecendo que eu tenho sarna de tanta coceira. Eu to sem chão porque não aguento mais não conseguir dormir e nem ter que frequentar semanalmente o posto de saúde pra tomar remédio na veia. Não sei oque fazer, não quero dar minhas gatas e nem continuar nessa situação :/
    Mesmo assim, obrigado pelas dicas. Só de ver que, assim como você, eu posso viver sem ter que dar minhas gatas ja me deu grande alívio e esperança. Obrigado e se cuida ^^

  19. Joana Nery permalink
    19/12/2014 10:53 AM

    Meu marido vai sofrer com a gata que chega agora em dezembro, mas seguirei as recomendações, nada de gato na cama ou no quarto! Escovar, dar banhos e ficar muito aspirador de pó na casa para sumir com os pelo e pano úmido! =D
    Seremos felizes!!!!

    Adorei o post sobre como educar os gatos, e saquei que nada de dar pedacinho inofensivos de carne. 🙂
    Amei as dicas, obrigada!

  20. Deborah permalink
    05/01/2015 10:13 AM

    Bom dia, sou uma alérgica daquelas e acabei de adotar uma pequena que foi abandonada na rua, bom alem de alérgica também estou gravida rs, mais ontem que foi o primeiro dia dela em casa foi muito difícil, mtos espirros tanto meus quanto do meu marido, mais passamos um pano na casa e melhorou bastante.. combinamos de fazer o possível e o impossível, vamos procurar tratamentos homeopáticos, acupuntura qualquer coisa 🙂 beijos a todos

  21. Bianca permalink
    22/02/2015 9:55 PM

    Juliana,
    Não tenho como agradecer este post, tenho uma gatinha linda e descobri q a minha filhota pode ter alergia… Luz no fim do túnel, vou procurar um homeopata e começar a tratá-la

    • 09/03/2015 4:00 PM

      Fico feliz de ter ajudado, Bianca. Eu ainda sofro (quando volto de viagem, por exemplo, sinto o baque da alergia). Mas a homeopatia reduziu MUITO o problema. Boa sorte!

      • flavia permalink
        04/02/2017 12:28 PM

        Pesquisando sobre alergias a gato, me deparei com o seu post. Que h! omeopatia é essa? Qual é a formula?? !Me ajude por favor!

  22. Rodrigo permalink
    10/05/2015 9:41 PM

    Oi, Juliana.
    Depois de muita procura, achei seu post, e fiquei esperançoso em ter gatos mesmo com alergia.
    Ontem fui a uma feira de doação e pedi para carregar uma gatinha justamente para ver se eu era alérgico. Ela subiu no meu ombro, me espetando com as unhinhas, e deu uns miadinhos agudos no meu ouvido. Me apaixonei na hora, e ela chorou quando tive que me separar dela.
    Saindo da feira, meu nariz ficou um pouco ruim, mas minha pele ( principalmente onde teve contato com a gatinha ), ficou inteira vermelha. Apareceu pontos vermelhos por todo meu rosto.
    Fiquei decepcionado, pois eu estava muito ansioso para ter gatos.
    Agora que vi seu post, acho que posso recorrer a homeopatia, ou até mesmo a um alergista, para resolver meu problema.

  23. Jennifer permalink
    06/07/2015 9:49 PM

    Simplesmente amei ,sou alérgica ao pelo de bichanos e cães ,mais amo+amo gatos e quero muito um bichano em casa e não sabia mais o que fazer pra resolver o problema da alergia.
    Post muito legal adorei…valeu pelas dicas…Obs: seus gatinhos são lindos :3

    • 10/07/2015 5:22 PM

      Oi, Jennifer. Há anos tomo homeopatia e o problema diminuiu muito. Se fico alguns dias fora de casa e volto, sinto o baque: passo muito mal. Mas depois acostumo de novo. Vale a pena! 🙂

  24. livia permalink
    12/10/2015 9:43 AM

    Oi Juliana, tudo bom? Será que você poderia me ajudar? Meu namorido é louco por gatos (na casa dos pais dele tem 7) e ele quer por que quer adotar 2. Eu tenho alergia, meu olho não coça mas sim meu rosto, e forma umas patacas vermelhas com bolinhas (urticaria ja constatada por médico) problema é que eu tb me apaixonei por esses gatinhos e decidimos trazer pra casa. Voce poderia me dar mais dicas ou criar um post com dicas completas de como controlar essa alergia? Eu nao queria viver tomando anti alérgicos então esse homeopático parece bem interessante, poderia passar mais detalhes sobre ele? Não existe um remédio que poderíamos dar pro gato por exemplo? Desculpas mil perguntas e obrigada!

    Livia

    • 22/10/2015 2:34 PM

      Oi, Livia.
      Tudo bom? 🙂 Apesar de o post ser antigo, mantenho as dicas dele. A homeopatia me ajudou MUITO a resolver o problema. Mas eu ainda vivia com o nariz entupido (e sempre escorrendo) até que a homeopada deu um ultimato: PARE DE DORMIR COM ELES. Outros médicos já haviam me dito isso, mas eu achava impossível colocar em prática. Depois de muito resistir, fiz isso e adivinha? Melhorei MUITO. Eles não entram mais no meu quarto, que vive agora com a porta fechada. Se quero dormir com eles, durmo na sala. O quarto virou um lugar sagrado da casa, livre de pelos. Minha qualidade de vida melhorou muito, e juro: os gatos continuam me amando. 🙂

    • Cristiane permalink
      30/01/2017 10:51 AM

      Oi Livia! Eu e meu marido também ficamos com as placas vermelhas na pele, que coçam muito, após brincar com nosso gato… acho q é dermatite mesmo. Adorei a ideia da homeopatia dada pela Júliana. Vou tentar.

  25. Maryane de Angelo permalink
    11/01/2016 8:01 PM

    Que legal que você melhorou :3
    Eu tenho a mesma alergia que você, ela se manifesta nos olhos.
    Vou ver se procuro um médico pra tomar o remédio, eu não tenho gatos mas tenho muitos amigos que tem.
    Obrigada pela dica :3

  26. Naiara permalink
    30/01/2016 10:28 AM

    Juliana, por favor, passe a fórmula deste remédio homeopático. Preciso muito. Tenho três e muita alergia. Obrigada!

  27. 25/03/2016 8:42 PM

    Owwwwnnn seus gatos são mega lindos e seu blog bem divertido. Sou alérgica mas tenho 4 “meninas”, dormiam na minha cama, mas ai o namorado chegou e é meeeeeeeeeeega alérgico, as pobrezinhas ficaram proibidas de entrar no quarto. O alegra me da dor de cabeça, o histamin me deixa “lezada”, rss. Enfim gatas e namorados ficaram comigo, cada um no seu espaço. Parabéns pelo blog. Mauuu

  28. 08/06/2016 9:31 AM

    olá! tudo bem? qual foi o médico homeopata que vc foi? obrigada!!

  29. Eduardo permalink
    15/06/2016 7:41 AM

    Oi Juliana, eu acho q tbm tenho alergia a gatos, mas a minha é diferente, só tenho reação quando pego no gato (fico me coçando, mas n tenho espirros nem nada).
    Eu queria mt adotar um gatinho, mas n sei se tem como, vc saberia me dizer comp funciona essa minha alergia e se tem cura?

  30. Janine permalink
    09/12/2016 11:13 AM

    Também tenho alergia a gatos! Qual o nome do medicamento que você toma que possa melhorar essa situação?

  31. Cristiane permalink
    30/01/2017 10:45 AM

    Oi! Você também fica com a pele vermelha, marcada com as unhas e toda coçando? Eu e meu marido ficamos assim, após brincar com nosso bichano… será q isso é normal?

  32. Flávia permalink
    27/02/2017 1:40 PM

    !Pesquisando sobre alergias a gato, me deparei com o seu post. Os seus bebês são lindos!! Qual é a formula da sua homeopatia?? Nao consigo achar um homeopata na minha cidade. Me ajude por favor!!

    • 06/03/2017 4:16 PM

      Oi, Flavia. Essa fórmula é bem antiga, nem tenho mais. E acho que homeopatia é muito personalizada, teria de ser algo para o seu caso. 🙂 Um abraço.

  33. Nathalie Fantoni permalink
    09/03/2017 10:19 AM

    Olá!
    Sei que a postagem é antiga, mas estou com o mesmo problema que vc: alergia às minhas filhas.
    Qual remédio homeopático vc usa/usava?
    Já fui no alergologista, que fez aquele teste de alergia e não deu alergia ao pêlo deles. Mas continuo com crises alérgicas com eles, o que me leva a crer que tenho alergia àquela proteína da saliva felina. Aí fui ao homeopata, que me deu um remédio que, além de eu não conseguir achar, é justamente para alergia ao PÊLO de gato… Aí fiquei perdida…
    Obrigada!

    • 19/04/2017 11:54 AM

      Oi, Nathalie.
      Não tenho mais essa receita, mas lembro claramente que no rótulo estava escrito alergia a pelo de gatos. Continuo tomando homeopatia, que foi a única solução a longo prazo que encontrei. As outras eram muito pontuais (tipo alegra). Ainda tenho alergia (quando volto de viagem geralmente durmo super mal), mas esta bem mais controlada. Tente a homeopatia, sim. Me ajudou muito. 😉

Trackbacks

  1. Como educar gatos (e outras dúvidas/dicas sobre felinos) | Diário de dois gatos
  2. Saiba como educar seu gato | Diário de dois gatos
  3. Apaixogato | Diário de dois gatos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: