Saltar para o conteúdo

Torta de climão

28/12/2011

Os últimos dias foram bem difíceis em casa. Difíceis no sentido #classemediasofre, mas enfim… não tá fácil, não.

Não sei qual foi o motivo: um banho de gatos na quarta-feira, uma viagem que fiz dias antes do Natal, os fogos da temporada ou qualquer outra coisa que só os bichos sabem. Mas Manjar recentemente teve um surto (posso escrever psicótico?), que ninguém conhece a origem. Voltei de uma viagem de três dias ele estava estranhão, mas isso já era esperado. Só que ele não voltou ao normal e a esquisitice chegou a seu pico no dia 25. Presentão de Natal. #not

O gato passou então a se lamber alucinadamente, miar alucinadamente e de noite (25 para 26) ficou na varanda lambendo/miando/sofrendo. Tudo muito. Tudo alucinadamente. Eu e Alê conseguimos trazê-lo para o quarto e ele se acalmou quando entrou na gaveta de meias – lugar inexplorado, até porque eu havia cortado o benefício do armário recentemente.

Armários estavam proibidos. Mas Manjar, em surto, conseguiu espaço na gaveta de meias

Ele passou a noite inteira na gaveta e só saiu de lá na tarde do dia 26 (mas ainda volta toda hora). Só que Manjar fora da gaveta era Manjar se lambendo alucinadamente. Até que a veterinária veio em casa (ela trabalha com o último veterinário: ele é especializado em doenças de pele, ela saca mais de comportamento felino). Fisicamente, tudo bem. Ele também tinha comido e usado o banheiro na vida fora da gaveta. Mas o bicho estava alucinado, super incomodado e aparentemente com medo, porque só queria ficar em lugares onde se sentisse protegido.

A solução que ela deu foi um corticoide, caso ele estivesse incomodado com alguma picada, e também um borrifador chamado Feliway, com o melhor slogan do mundo: “o segredo dos gatos felizes” (tem pra gente?).  Pelo que a veterinária explicou e li depois, esse spray indica que o ambiente é seguro e faz com que o bicho não se sinta ameaçado. O combo de remédios melhorou a situação: ele parou de miar e se lamber feito doido, mas ainda está morando na gaveta (feito doido).

Passada a fase mais crítica, estou com muita dó do Mingau – a versão Johnnie dos gatos (Johnnie é o cachorro do Alê, toooodo trabalhado na bondade). Toda chance que tem, o gordinho lambe seu irmão, que nem dá bola pra ele. E tenta brincar com Manjar, que também não liga. E fica olhando de longe para o Manjar, que… ai, não tá fácil, não!

Mingau, toooodo bonzinho, tá arrasado com a crise do irmão

Update
Também não sei o que foi. Talvez minha volta ao trabalho (o excesso de amor da Dona Florinha pode ser prejudicial ao Kiko). Talvez a bronca do Alê, que sentou em frente à gaveta ontem à noite e falou: “chega, Manjar. Deixa de ser fresco. Se você ficou assim por causa de foguinhos de Natal, vai morrer agora no Ano Novo”. Talvez as boas vibes enviadas por quem leu este post. Talvez o combo de Felyway com corticoide. Talvez essa mistura toda. Fato é que ontem à noite ele já estava melhor e acordei hoje com Manjar em minha cama, ao lado do Mingau. Como deve ser. Brigada mesmo pela força (eu tava arrasada) e dou notícias sobre o desenrolar aqui nos comentários. Ufa, ufa, ufa!

Hoje acordei assim. Como deve ser (apesar do meu pai discordar de bicho dormir na cama) 🙂

Por Juliana aos Pedaços

21 comentários leave one →
  1. permalink
    28/12/2011 10:04 AM

    Mas que coisa! 😦
    O que será que deu no pequeno? Espero que seja só um surto de fim de ano e que passe rápido!

  2. Rebeca Vieira permalink
    28/12/2011 11:08 AM

    Que dó!!!
    Acho que todas as situações que aconteceram quase juntas estressaram o fofinho…

  3. 28/12/2011 11:22 AM

    Putz, a única explicação é que foi a mistura disso tudo, mesmo. Ao mesmo tempo, não acho que seria motivo suficiente para tanto. Hoje voltei ao trabalho, talvez eu saindo de cima a situação se autorresolva. 🙂 Torçamos.

    • Carolina Dorrough permalink
      28/12/2011 12:10 PM

      Ju, ele nao ta no cio? Pq meu gato quando entra no cio fica surtado.

      • 28/12/2011 12:46 PM

        Ele é macho e castrado. Como é que pode? 🙂

      • Carolina Dorrough permalink
        02/01/2012 1:08 AM

        Ah… entao nao sei 😀 mas vamos continuar investigando…

  4. márcia permalink
    28/12/2011 4:25 PM

    Beijinho daqui prá sarar aí! smack! 🙂

  5. 29/12/2011 7:00 AM

    tadico, ju!!!!

  6. Katia permalink
    29/12/2011 7:57 AM

    Pelo que você comentou neste e em outros posts, Manjar parece ser bem sensível a qualquer alteração no seu ambiente. Não tenho idéia, mas será que existe algo homeopático para alcamar o bichano?? Quem sabe…….

  7. 29/12/2011 10:25 AM

    Atualizei o post com boas notícias. 🙂 Brigada mesmo pelos comentários, mesmo. E Katia, é verdade. Ele é super sensível, se abala com pequenas mudanças (pequenas para mim, néam?). Respeito bastante, é da natureza dele. Já tentei dar homeopatia quando ele estava no auge da cocação, também aparentemente por ansiedade, mas não senti muita diferença. Eu gostei bastante desse feliway: a mudança foi visível. Mas valeu a dica: se isso deixar de funcionar, não vejo problema algum em voltar pra homeopatia. O importante é ele ficar bem. Beijos, brigada sempre!

  8. 29/12/2011 10:56 AM

    “esse spray indica que o ambiente é seguro e faz com que o bicho não se sinta ameaçado” = LSD para gatos.

    Só não foi melhor que a parte da bronca do Alê, sobre morrer no ano novo e tals. hahahaha

  9. Desiree permalink
    29/12/2011 5:25 PM

    Nossa, que bom que deixei pra comentar mais tarde e encontrar novidades boas! 😀

    Beijos e tudo de bom! ♥

  10. Marcia permalink
    30/12/2011 6:14 PM

    Nossa, não quiz nem comentar o primeiro post, já passei por coisa semelhante com o Fred e sinto na pele o que voce passou…na época nem existia o Feliway e o vet acabou mandando um tarja preta… funcionou, 1/4 de comprimido para o Fred e 1 para mim…
    Esperamos, todas nós, gatas e humanos que a situação volte ao normal, e sejam felizes. Diz prô Alê não pegar tão pesado, afinal gatos são mais sensíveis que humanos! E nada mais gostoso que uma caminha cheia de gatinhos!
    Feliz Ano Novo!

  11. 02/01/2012 5:37 PM

    Adorei o tarja preta #todostoma, Márcia. 🙂
    Manjar está ótimo, voltou a ser o Manjar de sempre — que se equilibra na minha perna para dormir e brinca com o Mingau. Estou muito aliviada: só de ver essa foto dele na gaveta me deu uma pontada no estômago.
    Beijos e muito obrigada pela força

  12. Sueli permalink
    17/01/2012 11:33 PM

    É .. hoje meu gatinho Noel ficou miando querendo ir para a cozinha a todo custo! Depois ficou no meu colo mas miando (coisa que ele raramente faz: miar) e aí adormeceu. Será que ele estava com frio (meu quarto é mais gelado que a cozinha) ou será que as colherzinhas de leite com farinha láctea não fizeram bem pra ele e ele ficou com dorzinha de barriga? 😦 Nunca mais vou dar. Ele bebe todas as noites o leitinho dele (leite morninho) e fica sempre muito feliz. Hoje inventei de dar colherzinhas de leite com farinha láctea e ele adorou. Será que faz mal? Não pretendia dar sempre, agora estou pensando em não dar nunca. Ele não defecou por causa disso… acho que era manha, está aqui todo preguiçoso no meu colinho com o edredón. Beijos!

  13. 22/12/2013 8:18 PM

    normal gente, quem nunca surtou num fim de ano que atire a primeira pedra 😛

  14. André permalink
    03/09/2014 1:29 AM

    Me ajude?
    Eu trouxe um filhote de 30 dias q achei abandonado pro meu apartamento o PAÇOCA, mas minha filha mais velha (6 meses) a PANDORA, parece não ter aceitado ele. Ele faz barulhos estranhos e ate sopra quando ele chega perto, nao fica mais próximo da gente (eu e minha noiva) e se excluiu… Ajuda??? O q eh faço? Estou quase doando o PAÇOCA… :/

    • Sara Borzi Forte permalink
      16/09/2017 8:32 AM

      Amigo, ja fazem 3 anos!!!! Rsrs mas seu problema foi resolvido? Espero que sim. Estou hoje com o mesmo problema que vc. Minha gata n aceita a outra gatinha q eu trouxe. Rsrs obrigada

      • Ana Alexandra Barbosa Ferreira permalink
        27/08/2019 6:24 PM

        Estou com o mesmo problema 😭

Trackbacks

  1. Como fazer gatos se darem bem (ou: como introduzir um novo gato) | Diário de dois gatos
  2. Apaixogato | Diário de dois gatos

Deixe um comentário