Saltar para o conteúdo

Joselita. Ela não sabe brincar?

26/08/2010

Sem rodeios: não sei brincar com meus gatos. Se você acompanha o blog, deve saber que eles têm um monte de brinquedos — boa parte deles foi guardada no armário, junto com os Whiskas sachê, enquanto o resto decora a casa. Depois de diversas tentativas #fail, comprei até o tal do laser — este aqui, com formato de borboleta e tudo –, mas não rolou (sim, tomei cuidado com os olhos deles). Tem a história do papel amassado, de “qualquer barbantinho serve”, de “a vida é uma festa”, mas nada disso está colando aqui em casa.


Bigatos estão sempre comigo, mas é num clima mais preguiça: se aconchegam quando estou vendo TV ou no computador, por exemplo. Quando tento brincar, tenho a nítida sensação de que eles me olham com uma cara de “pra que isso?”. Aí me sinto meio ridícula, coloco a viola (ou o laser, a varinha, o ratinho) no saco e volto à vida normal. Eles brincam entre eles, correndo um atrás do outro. E até pouco tempo atrás tinham seus brinquedos favoritos: Manjar com os ratinhos, Mingau com os elásticos de cabelo. Depois desencanaram e não adotaram substitutos.

E agora é aquela hora em que a cobrança vem forte para que você deixe seu comentário. 🙂  Sou eu que não sei brincar? São eles que estão ficando adultos? Tem gatos que não gostam de brincar com os donos, mesmo? Tem uma brincadeira infalível, que eles jamais resistirão? Qual a brincadeira que seu gato mais gosta? Você passa/já passou isso com seu gato? É possível que eles postem um anúncio na internet procurando uma casa mais divertida? Ah, ajuda aí, vai!

Aqui você encontra mais dicas (preciosas) sobre gatos

Por Juliana Joselita

85 comentários leave one →
  1. rebeca vieira permalink
    26/08/2010 9:39 PM

    Poxa, Juliana, não se culpe tanto. Não conheço os bigatos, mas acho que eles não gostam de brincar, porque se gostassem simplesmente brincariam – independente das suas habilidades como animadora.
    Eu digo isso porque os meus gatos brincam muito, qualquer lateral de correspondência (aquele picote) vira uma aventura incrível. Mas eles bricam a maior parte do tempo sozinhos ou entre eles, comigo é só 10% das vezes.
    Resumindo: acho que eles estão mais para Garfield do que pra Simon’s Cat. Relaxe e curta a preguiça!
    bjs,
    Rebeca

    PS: eles caçam? tchipo assim: quando aparece uma mariposa ou uma lagartixa eles ficam doidos para pegar??

    • cida permalink
      02/04/2013 3:17 PM

      Tenho um gato de raça angorá, ele foi criado com minha mãe, que é muito rígida.
      tem seu lado positivo: come no pratinho dele,ele faz suas necessidades na caixinha e cobre. é muito exigente se a areia estiver com xixi ele pede pra trocar pra poder usar novamente. lado ruim não é muito carinhoso. come, dorme, acorda querendo brincar no meio da noite e fica com raiva se não acordarmos. a brincadeira preferida dele é de se esconder e sair correndo atrás da gente, o brinquedo que ele mais gosta é um cinto ele pensa que é uma cobrinha, tampa de perfumes rolo de papel higiênico s/ o papel é claro, são brinquedos inusitados. comprei bola, bola de lã….. mas ele nem olhou e começou a brincar com essas coisas e deu certo… espero ter ajudado. eles são muito fofos!!!!!!!!!!!!

    • jacira permalink
      27/05/2013 12:19 PM

      Adotei minha “filha” já adulta… No começo ela não gostava de nada!!! Hoje em dia ela já gosta de brincar… mas tem brinquedinhos que invento e outros que incremento e percebo que ela não gostou muito… aí eu retomo do jeito que era antes… a minha gosta de brincar com um ratinho de borracha que pendurei com elástico… ela fica puxando o ratinho horas e horas… brincando de morder, bater… até cansar…

  2. Amanda permalink
    26/08/2010 9:51 PM

    Aiin, difícil dizer. Eu já tive dois gatos ki brincaram durante pouco tempo da infância deles, ou seja, pod ser ki bigatos já naum achem mais mt graça nisso, porém eles brincam entre si, entaum pod ser ki no momento certo vc achará a melhor forma d entrar na brincadeira. Eu meio ki passei a msm coisa com esses meus dois gatos, brincavam durante um tempo depois inúmeras vezes fiz papel d idiota tentando fazer c ki eles brincassem kkkkk Já o Jhuny, hj c 2 anos amaaaaa brincar, sab d kê ? Esconde-esconde. Ele se esconde, eu finjo ki naum o vejo ( pq ele sempre deixa o rabo p fora do esconderijo) daí dou umas cutucadas nele, ele sai correndo, eu corro atrás dele, daí é a minha vez, eu me escondo, ele me acha ( na maioria das vezes levamos sustos ao encontrar um ao outro), eu saio correndo, ele corre atrás d mim e por aí vai ( sim, eu sei, parece loucura, mas é mt bom). Bom, essa é a brincadeira dele, brinquedinhos tbm naum fazem fama aki em casa. Mas, é só fikar tranquila, uma hora eles vão te mostrar o jeito certo d entrar na roda ;).

    • 04/08/2013 3:07 PM

      oi, minha Salomé só brinca com os cabos do computador. Gosta também de brincar de se esconder. Ela adora quando eu a procuro pela casa. Bjs.

  3. 26/08/2010 10:06 PM

    Ju,
    Eu tenho 6 gatos, e eles têm personalidades completamente diferentes. Os que já estão maiores, com mais de 1 ano, brincam pouco. Os últimos dois que eu resgatei, têm entre 4 e 6 meses, e brincam mais. Mas não comigo… rsrsrs Eles brincam muito entre eles, mas eu represento pra eles somente a pessoa que faz cafuné, dá colo, dá ração, troca a água, serve de arranhador… não parte da brincadeira.
    Mesmo em relação aos brinquedos, os menores adoram bolinhas com guizos dentro. Os maiores, às vezes, brincam com um ou outro ratinho. Mas também não curtem loucamente. Eles preferem um bom rolo de papel higiênico ou então subir na geladeira para derrubar os imãs. 🙂
    Fique tranquila. Eles devem ter um temperamento mais calmo e estão ficando mais velhos, não é nada pessoal. 😉

  4. Ane permalink
    26/08/2010 10:23 PM

    É que agora eles já estão ficando “rapazinhos”, não querem mais ser bebês, rsrsrs. Isso é normal, alguns gatos quando vão ganhando idade perdem por completo a vontade de brincar, já outros continuam gostando até com mais idade.

  5. luísa Santiago permalink
    26/08/2010 10:35 PM

    Estão crescendo. Logo logo chega a fase da rebeldia ><

  6. Desireé permalink
    26/08/2010 11:27 PM

    Ah, não, Juliana! Brincadeira boa é a de dormir, uai! 🙂 Durma com os bigatos! Eu gosto demais.

  7. Erica permalink
    27/08/2010 12:43 AM

    Eu acho que é como relacionamento com mãe e irmãos. Há coisas que vc gosta de fazer com um ou com o outro.
    Temos brincadeiras já bem estabelecidas entre nós, mas meus gatos se divertem muito mais entre si (correndo, mordendo, etc). Não me estresso com isso não.

  8. 27/08/2010 12:49 AM

    aaiinnn Juu.. relax!!!!! gatos sao assim msm, a maioria das xs sao de lua.. ficam loucos sozinhos brincando sozinhos e algumas hrs kerem carinhos/brincar c a gente… gatos sao independentes e tem humor igual a nos… uns gostam de carne outros sao vegetarianos.. nem tds sao iguais e os animais idem… vc deve aproveitar esses dois peludinhos da maneria que vc sentir melhor, agarrando eles no colo, apertando, acarinhando.. eu faço isso c os meus, a miya eh xata ao extremo xega a rosnar qdo faço isso (sai bufando e resmungando)e assim que a coloco no xao ela fica td derretida… ela nao sabe diferenciar o que ela gosta ou nao(ela viveu 3 anos desde que nasceu, dentro de uma gaiolinha igual passarinho) ae comprei ela e ela eh assim, adora carinho mas no tempo dela e do jeito dela… ja o maru eh safado ao extremo.. adora colo, carinho, cafune, apertoes… e qdo nw faco ele fica bravo, revoltado e triste… a lylika nao aceita os outros gatos, p ela td eh dela e soh p ela, exclusiva a folgada!!!dorme o dia tdinhu qdo nao fica cuidando da casa pros outros nao entrarem… a yuki eh dakelas que vai c tds da familia, c tds que frequentam a casa e estranhos tbm mas esses ela nao deixa pegar no colo, soh fazer carinho… tds tem personalidades diferentes e ao msm tempo iguais…aproveite o humor deles a seu favor…e conforme ficam mais adultos ficam mais calmos e mais carinhosos.. bjus a vc e boa sorte!!!!!(ah e o melhor brinquedinho daki d cas asao as bolinhas de papel, caixas de papelao, fios de linhas como barbante e lã)eles gostam mais das coisas mais baratas msm… faca bolinhas c papel tipo akeles de embrulhar pao…rsrss

  9. 27/08/2010 12:57 AM

    aahh e a amanda sabe das coisa…. a miya ama brincar d esconde esconde tbm!!!!!!! juuu, logo xega sua hr viu!!!!rsrsrss aii vc vai reclamar ki tah mto cansada p correr c eles rsrsrsrsrs

  10. permalink
    27/08/2010 1:48 AM

    mingau sempre preferiu um carinho a um brinquedo. o manjar brincava com qq coisa que aparecia na frente dele (lembra dele escalando a minha perna no video?). os dois cresceram e, graças a vc, cresceram juntos, o que faz com que a sintonia entre eles seja perfeita. aqui em casa a galera (gigi não faz parte da galera, ok?) se ama tanto que eu sinto que estou sobrando muitas vezes. é essa sensação que vc tem?
    relaxa, mulher. vc tá fazendo tudo certo! deixe os dois brincarem e ofereça a eles o que vc faz melhor: carinho!

  11. Felipe Lemos permalink
    27/08/2010 8:48 AM

    Ehehehhehee, eu sei o que é isso. Como pai de 4 filhotes que ficaram com a mãe na separação (os gatos eram da minha ex), aprendi bem como eles brincam e também um pouco de pesquisa ajudou.
    Gatos gostam de brincadeiras que simulam uma caça, isso é bem obvio, por isso eles ficam loucos quando veem uma varinha, balançando devagar no chão, em movimentos repetidos (é necessário ficar de olho para onde eles estão olhando), um pedacionho de um gravetinho grande já ajuda. O segredo é se ligar se está chamando atenção do gato…
    Agora é engraçado eles não terem gostado da varinha, geralmente eles adoram esse tipo de coisa… Quer deixa isso mais interessante? Num tem aqueles colares com uma estrela que distribuem em festas? Com um monte de leds super-coloridos? É só por um desses na ponta da varinha e balançar na frente deles, eles vão tentar pular para agarrar ela, elehehehehe, só num indico fazer isso sem uma varinha, minha ex foi fazer e a fera das 20000 léguas submarinas, Yoshi, pulou e na descida agarrou sem querer na perna dela, ganhando um arranhão de brinde, ehehehehe.
    Eu tinha um estranhamento, erva do gato não deixava nem Yoshi, Winnie e cia doidões… Eu havia encontrado uma bolinha, do formato daquele esqueminha que vinha no Kinder Ovo para proteger o brinquedinho, só que com um material mais pesado, grosso e verde (gatos veem apenas uma parte do espectro da luz e se atraem por certas cores, se não me engano, verde é uma delas). A bola quando caia no chão fazia um barulho alto, como um seixo caindo no chão, mais ou menos, só que mais leve, claro (eles gostam de brinquedos que fazem barulho também, atiçam a curiosidade) e Yoshi corria feito um louco atrás dela.
    Bem, é bom frisar que gatos enjoam rápido de certas coisas, essa diversão pode durar menos de 10 minutos, por isso é bom variar os brinquedos.
    Acho que algo legal pra se ver como se brinca com gatos é assistir os vídeos de Maru (http://sisinmaru.blog17.fc2.com/), o famoso gato da caixa (http://www.youtube.com/user/mugumogu#p/u/0/hPzNl6NKAG0)… A don@ (não sei se é homem ou mulher), brinca bastante com ele em certos vídeos e tirinhas. Alias, as tirinhas dele são ótimas.
    Eheheheh, essas são minhas experiências como pai divorciado de 4 filhos (1 gato e 3 gatinhas).

  12. Renata Lakatos permalink
    27/08/2010 9:55 AM

    Olha, Juliana, eu tenho um trio felino em casa e um é TOTALMENTE diferente do outro…
    O Junior, meu gatinho branco, simplesmente dorme o dia todo e tá nem aí pra brincadeiras (será mal de gato branco? haha). O Bebê, meu gordinho sialata, brinca com qualquer coisa que ele possa usar pra fazer charme e ganhar carinho, como paninhos e pernas… Agora o Guilherme, meu amarelinho infernal, brinca com qualquer coisa! Mas qualquer coisa MESMO… de araminho de fechão saco de pão de forma até elaborados brinquedos de gato, passando por panos, ração, colheres, dinheiro, moedas e até o leitinho que ele ganha às vezes… Então, vai do gato mesmo, eu acho rsrsrs

  13. 27/08/2010 10:06 AM

    MEEEEU, quanta coisa legal!!!!! Eles não brincam comigo, but you do. =D Vamos por partes.
    – Rebeca: Garfield é a definição. Ainda mais pro Mingauzinho, cujo prato preferido é lazanha. Ele só não sabe disso! 😛
    – Amanda: Como assim você brinca de esconde-esconde tão avançado com Jhuny? Onde vc comprou esse chip? Eu quero? Muito legal, nem sabia que dava pra brincar disso. Hahaha.
    – Cris, Ane, Luísa: acho que é isso, eles são mocinhos. As brincadeiras já não são mais tão legais e BRINCAR COM A MÃE É O FIM DO MUNDO!
    – Desiree: Minha brincadeira favorita, mas aí eles vão perder sempre. Pq como diz minha bio do Twitter, ninguém dorme melhor do que eu!
    – Erica: tá certíssima. Pelo que li aqui, não tenho que me estressar com isso mesmo.
    – Lu: tem que respeitar, mesmo. E na verdade tenho é que agradecer, porque sou zeeeeeero agitada. Se meus gatos não parassem de brincar, num estilo labrador, talvez eu dormisse fora três vezes por semana. Hahahahahaha. Agora fiquei chocada com a história da miya, tadinha. Gaiola??? Muita dó!
    – Dê: Verdade, no vídeo é o Manjar que sobe na sua perna. Por isso que o gato escalator é o magrinho da casa, enquanto o gato preguiçator é o gordinho! Eu sobro muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, Dê, mas só nos momentos de gato (tipo correria ou banho). De resto, eles me deixam participar. 😛 E a sintonia deles é linda mesmo, essa foto do post mostra tudo, né?
    – Felipe: você é o retrato da família moderna, aquelas capas da Veja, sabe? Hahaha. Eles gostam de caçar, sim. Aqueles mosquitinhos de banheiro são os brinquedos favoritos deles (alguém sabe onde vende????). =) Vou ver os vídeos, sim, valeu pela dica!!
    – Renata: fechada a questão. É personalidade, igual gente. Então não preciso me preocupar, muito menos atormentá-los para que façam algo que não queiram. Senão serei a monitora de acampamento chata, que vai querer que eles brincam quando querem dormir (e quando na verdade EU quero dormir).

    Gente, super valeu. Mesmo.
    Muito bom receber tanta resposta!
    E agora vocês querem brincar de quê? 😛

    • rebeca vieira permalink
      27/08/2010 7:55 PM

      ah, juliana, se nem depois dessa terapia em grupo sua carência/frustração passar, eu gentilmente (rs) posso convidá-la para ser babá do frank (meu ruivo). Todas as manhãs ele está tão carente e solicitando brincadeira que parecer que não nos vemos há meses.
      E eu, como você diz, sempre pontualmente atrasada, tenho que me virar para tomar café jogando ratinho; secar o cabelo dando tapinhas na bunda; etc.
      Caso contrário, ele abre o miador e fica na porta impedindo a minha saída. Dá uma dó… Então você já sabe, qualquer terça-feira destas, apareça lá pelas 6h30/7h, brincadeira não faltará. 😛

  14. Regina permalink
    27/08/2010 10:38 AM

    Oi, Juliana.

    Não se culpe, apenas aceite a máxima que diz: “O melhor brinquedo para um gato é um outro gato”. Sim, eles nos amam quando, além da comida, damos uma caixa de papelão vazia para se distraírem, mas eles só precisam deles mesmo. Eles se bastam. Uma verdade simples e cruel, para nós meros humanos carentes de feedbacks. Tenho cinco gatos em casa e a mim cabe apenas admirar a capacidade deles em serem depreendidos, leves, independentes e fofos!.

  15. Bruna permalink
    27/08/2010 11:09 AM

    Eu tenho uma gata de aproximadamente 4 anos e ela corre atrás de qualquer barbante que esteja solto pela casa.
    Adotei ela já adulta e achei que ela não brincasse, mas quando amassei um papelzinho de bala ela ficou me olhando alucinada! Mas de manhã ela nunca tem vontade de brincar… Quer só crinho e deu… De noite sempre é mais agito…
    Acho que barbantes e cordinhas são sempre uma opção boa… quando ela está dentro da caixa de papelão eu fico puxando uma cordinha por fora ou por baixo da caixa… ela destrói tudo…
    Mas também já tive gatos que brincavam 10 segundos e depois dormiam… vai de cada um também…

    Espero ter ajudado…
    Bjs

  16. Ju Gaspardo permalink
    27/08/2010 12:27 PM

    Oi Ju!
    Olha, eu sofro com isso tb, rs. Agora tenho duas gatas lá em casa – a Lisbela (já falei sobre ela aqui) e a Morgana (recém adotada). Agora uma só quer saber da outra, ficam numa luta livre sem fim (que eu morro de medo que se matem) e só lembram de mim na hora de dormir 😦 Deve ser normal, hahahaha.
    Bjs

    • 27/08/2010 7:24 PM

      É a verdadeira cat fight! =) Ótima decisão de adotar sua segunda gatinha, pois assim Lisbela não ficará só. Não imagino Manjar sem Mingau e vice versa!

  17. Yumi permalink
    27/08/2010 12:27 PM

    Oi, Juliana, conheci o seu blog pela Denise. Eu ainda sou meio novata em assuntos felinos, mas quando um dos meus gatos não queria mais brincar, a Dê me deu as seguintes dicas: é só balançar um fiozinho na frente deles, que eles vão ficar tentando pegar; e compre um túnel, que segundo a Dê, era o brinquedo preferido dos gatos dela, né não, Dê? Deu super certo! Viva o fiozinho e o túnel! Beijos!

  18. Amanda permalink
    27/08/2010 12:41 PM

    Realmente isso é variável, de acordo c o temperamento dos gatinhos. Como eu disse meus outros gatos depois d uma certa idade naum queriam mais brincar. Por isso até hj me assusto quando Jhuny faz akela cara tipow do gato de botas do Sherek rsrsrs quando ker brincar… de esconde – esconde ( só rola pq eu sempre me escondo no msm lugar kkkkk ). Aaaah! Jhuny gosta de chamar minha atenção nos momentos em ki estou mais ocupada, daí desenvolvi uma tática ki eskeci d mencionaar acima hehe. Nesses momentos geralmente tô andando feito barata tonta em kasa, entãooo…. amarrei um fio de linha no meeu chineloooo haha, enquanto eu fazia td ki tinha d fazer, Jhuny se divertia c a linha ( e eu mais ainda vendo isso por sinal ), tente fazer isso quando os dois estiverem brincando entre si, parece besteira ( eu sei, eu sei ) mas vem dando certo. Suuuper beijo pra vc e seus belos felinos, amoooo seu blog.

  19. Gabi permalink
    27/08/2010 4:28 PM

    Bom, minha gata tem um comportamento bem inusitado, e dele vem o seu nome: Chatice. Ela já é adulta, mas DESDE PEQUENA quando apareceu em casa já era meio anti-social. A gente não podia chegar perto, e pra conseguir fazer um carinho nela foi – sem brincadeira – mais de um ano de tentativas frustradas. Hoje vivemos em harmonia, desde que eu não ocupe o espaço dela na cama. hahaha…

    Assim como os bigatos, ela ignora totalmente todos os milhares de brinquedinhos que comprei.

    Mas, mesmo sendo chata, ela tem uma brincadeira infalível: ela ODEIA o tapete de casa, mas somente quando ele está enrolado. Tchipo assim: tapete esticado – best friends, tapete enrolado – pior pesadelo. É a maior diversão, e ela fica completamente louca quando enrolamos o tapete (a qualquer momento do dia).

    A gente acaba sendo parte da diversão, porque uma vez dentro do buraco do tapete, ela só sai depois de algum estímulo externo (tipo um pé cutucando o tapete).

    Vale a pena a tentativa, se você tiver uns tapetes por aí dando sobra….rsrsrs..

    boa sorte!

  20. Carmem Maria Pereira permalink
    27/08/2010 9:09 PM

    Olá Juliana, na verdade os gatos fazem o que têm vontade, tenho dois gatos, Dunga com 12 anos e Sofia 5, adoram brincar juntos, mas a Sofia quando quer brincar, ela já descobriu onde guardo as sacolas plásticas, vai lá, pega uma e trás para eu fazer bolinha e jogar para ela.

  21. @LuGamaSoprano permalink
    27/08/2010 10:34 PM

    Gatos gostam de brincar de esconder, tipo, vc se esconde atrás ou sob algo, e fica botando um dedo, ou os olhos pra fora, indo e voltando… até ele ficar doidinho pra te pegar! Tb adoram caixas, bolinhas de papel, mãos embaixo do cobertor e realmente… detestam esses briquedinhos que a gente compra com tanto amor!! rsrsrs

  22. Andreza permalink
    28/08/2010 4:59 PM

    O único brinquedo que a Nina e o Floco não resistem é aquela varinha com uns penachos na ponta…. aaaaaaaaaaaamaaaaaa aquilo!!!!
    Bjos

  23. 29/08/2010 8:12 AM

    E pensar que esse blog tão bacana está prestes a ser dizimado sem piedade…

    Foi bom enquanto durou, né, pessoal.

  24. 30/08/2010 9:47 AM

    Juliana, adorei seu blog!
    Em casa eles adoram os ratinhos e as varinhas com preguetinhos na ponta!

  25. Mariana permalink
    30/08/2010 11:08 AM

    Oi Ju,
    Tenho duas gatinhas, já com 10 anos, a Luna sempre foi brincalhona desde novinha, ama uma bolinha daquela pererequinha, ama um arranha gato e o laser, já a Mila vê a bolinha passando do lado dela e no máximo sai do caminho, nem olha o laser e não dá a menor pro arranha gato, mas ama brincar com a lulu, realmente o melhor brinquedo de um gato é outro gato, mas semana passada inventei um brinquedo que as duas amaram e os gatos da minha mãe também. Amarrei em barbante na ponta de uma varinha de madeira e na ponta do barbante amarrei um chumaço de fitas, quando balancei de um lado para outro todos adoraram, inclusive a Mila. Consegui brincar com elas horas e agora toda vez que elas escutam o barulho das fitinhas elas vem correndo, muito fofo, tenta vê se eles gostam também e depois me conta. Bjs BOA SORTE

  26. karina permalink
    30/08/2010 7:05 PM

    Olá! É a primeira vez que entro no seu site. Bem legal!
    Olha, minha Jade tem quase dois anos e brinca muito, com quaquer coisa.
    Mas o brinquedo preferido dela é uma varetinha pesca-gato, sabe? Só que ela prefere sem o ratinho na ponta, rs, só a varetinha com um fiozinho 😛
    Boa sorte com seus preguiçosos!

  27. marisa permalink
    31/08/2010 11:47 AM

    ju , já tentou fazer cóceguinha na barriguinha deles?
    Só esteja protegida com alguma luvinha de lã ou com a manga coberta,porque com meus gatos
    é infalível,eles não resistem e atacam mordendo e chutando( de “brincadeirinha” lógico) a mão
    da gente!

  28. Filipa permalink
    04/09/2012 9:42 PM

    P’ra brincar com o meu gato eu apenas me escondo… ele fica me procurando até encontrar e ae depois ele começa tricando me e arranhando me (apenas a brincar)
    Não se preocupe . A maioria dos gatos gostam de brincar mas eles são preguiçosos … faz parte da natureza deles c:
    Boa sorte e continue com o bom trabalho do blog.

  29. 11/09/2012 10:39 PM

    Pegue o ratinho abra-o ponha um fragmento da erva Catnip e ele se viciará no ratinho (obivio feche o ratinho pois os gatos ao consumir a erva dao efeitos desagradaveis)

  30. 20/11/2012 6:03 AM

    alguns nao gostam de brincar mesmo, a minha eh uma que eh muito raro querer brincar, e qdo isso acontece é bem rapido e geralmente sem interaçao de humanos… fazer oq ne… acho que varia da personalidade de cada gato… a minha eh mais chegada em dormir tambem…

  31. 07/12/2012 8:05 AM

    OI TENHO UMA GATA DE DOIS MESES E MEIO ELA E BRANCA COM OS OLHOS AZUL E VERDE DA RAÇA KHAO MANEES NUNCA TIVE GATOS ALGUEM TEM DESSE GATO PRA ME DAR MAIS INFORMAÇOES VALEW

  32. Ana Carolina. permalink
    15/12/2012 12:25 PM

    Assim como os seres humanos os seres bichanos têm temperamentos e personalidades distintas. O meu Lilico Pena está um rapaz de 13 meses e ainda brinca, aliás, qualquer brincadeira serve. Costumamos brincar de pique-esconde, ou seja, ele se esconde atrás das portas, debaixo das camas no corredor e quando passo fingindo não vê-lo ele corre e eu mais ainda rsrsr é hilário !

  33. Gaby permalink
    03/01/2013 2:29 PM

    Tenho um gatinho de
    5 meses ele se chama Edward,mas todos chamamos ele de Dudu,o Dudu não gosta de brincar com aqueles ratinhos de mentira ele preferi uma varinha que tem uma bolinha que faz barulho e tem umas penas em cima (parecido com uma peteca,só que com uma bolinha),ele estourou o fio da vara,dai eu coloquei um cardaço no lugar, e amarrei na bolinha da vara,o Dudu se mata de brincar,agora com ratos,brincadeira de mão assim,ele não gosta,então Juliana o problema deve ser os brinquedos,que eles talvez não gostem,ou estão ficando adultos,e não gostam mais desses brinquedinhos!ou então é só a personalidade dos seus gatos que preferem brincar entres eles,gato pra gato,eles devem se divertir mais brincando entre si,brincando com animais vivos!!!

    Espero ter Ajudado!!

  34. lorena maria pires dos santos permalink
    08/01/2013 7:48 PM

    poxa eu ganhei um gato de dois meses e não sei como brincar com ele eu jogo bolinha para ele ele brinca e depois corre,ai eu vou pegar ele, ele corre do mesmo jeito e quando consigo pegar ele o bichano começa a rosnar e me da uma zunhada o que eu façoooooooooooooo??????

  35. Viviane permalink
    10/01/2013 3:19 PM

    A Hanna brincava de pequena, quando era filhote ai ela aproveitava!!!!!!! mas depois ela ficou chata e seria, acho que não é muito deles brincarem, mas quando esta de bom humor, ela gosta mesmo é de caroço de feijão! isso mesmo! feijão, ele quica no chão e faz barulho ela sai correndo e pisa nele e ele entra por entre a pata e ela tira com a boca e ele cai no chão novamente e ela sai correndo!!!!!!! às vezes tb. quando vejo que ela esta bem brincalhona ela me chama pra brincar com ela… é quando ela me vê e arrepia toda e sai correndo… ai vou correndo atraz dela fingindo pegar ela, … e um verdadeiro pique e pega!!!! ai de vez enquando pego ela e faço carinho! mas esses momentos são muito raros!

  36. Larissa B. permalink
    24/01/2013 7:55 PM

    Sabe o que pode ser também? Eles podem brincar sim, entre eles. Mas a noite. E ai durante o dia eles só querem saber de dormir, pra recuperar as energias e brincar mais ainda, só que de noite mesmo 😀

  37. Talita permalink
    31/01/2013 8:46 PM

    Acho que os gatos sozinhos brincam mais com a gente … os que tem amiguinhos brincam entre si!! O meu ama brincar de bolinha, papelzinho, nossos braços e tudo que a gente der, inclusive corre atrás da bolinha e trás de volta, é um Gachorro!! rs. As vezes aparece no quarto ou sala com a bolinha na boca para jogarmos para ele pegar. Não descartamos a ideia de adotar outro bichano!! Nossos braços agradeceriam de tantos arranhões!!

  38. Géssica permalink
    24/02/2013 12:41 PM

    Aiiin eu ja tive um gato assim , depois que cresceu nem quis saber de brincar. Hoje tenho uma gatinha siamês, ela ja tem 3 anos e não para ! Seu brinquedinho favorito é uma bolinha de papel. Ela brinca ate cansar comigo, vivo arranhada rsss

  39. Auricelia Araujo permalink
    27/03/2013 1:34 PM

    Oi, eu comprei vários brinquedos para o Yuri, mas só tem um que deixa ele elétrico e cansado de tanto brincar é a perereca, uma bolinha de um real que tem nas bancas de jornais, pois bastam duas pulando pela casa e ele se torna um jogador, elas não podem ficar parada que ele vai perturba las, ai quando se cansa comer, bebe água e vai para sua toca, toca que eu mesma fiz com uma caixa e jornal e um tapete macio ele adora deixo em lugar estratégico próximo ao arranhador, pois sempre que acorda se despreguiça e vai logo pro arranhador. As pererecas são ótimas até para educa los, tipo quando ele faz algo errado eu não dou a perereca. Pense em uma bolinha, santa distração para ele, ela me ajuda até acalma quando ele quer sair,pois somente com 8 meses vou pensar em castra lo se realmente houver necessidade, por enquanto as bolinhas estão dando conta.

  40. Thaiane permalink
    22/04/2013 2:23 PM

    Olha só…comprei bolinhas com catnip…brinquedos..petecas….bom meu gato NÃO se importou….os brinquedos que ele quer mesmo são “coisas que brilham no escuro”..tipo controle remoto!….cadarços dos tenis!..meu próprios cabelos quando estou andando…kkkkkk…e fitas em geral de roupas! rs…

  41. 05/06/2013 9:42 AM

    minha gata mama na mamadeira; e não gosta da gata nova, a nova e filhote e raparam o pelo dela ,queimaram o bigode ,passou fome , passou frio voceis prezisam ver que judiação da gata, minha gata antiga e brava vaidosa e manhosa mas mama na mamadeira a pequena não não mama; uso o borrifador ele e otimo sempre que a bela minha gata mais velha faz grassa e borrifada agora quando uma das 2 comessa a fazer grassa dai eu não preçiso borrifar nelas e so eu borrifar na parede mas se isso não funcionar eu borrifo na cara dai elas para, ela come carne cru agora e quase impossivel faser ela parar

  42. Laís permalink
    06/06/2013 8:14 PM

    Sou novata na área dos felinos, minha gatinha só tem um mês e meio comigo, mas já deu pra conhecer um pouquinho… Por exemplo, comprei brinquedinhos super elaborados, próprios para gatos com aquelas sinetas dentro e ela… simplesmente ignorou (frustração total). Mas descobri que qualquer outro objeto, como minhas molinhas de prender cabelo, papel amassado e até restos de embalagens plásticas fazem sua alegria. Mas o que ela gosta mesmo, é de brincar com umas bolinhas de miçangas, aquelas dos colares que partem. É SUCESSO!!!

  43. 17/06/2013 10:59 PM

    minha gatinha tambem era assim, mas ai arrumando o guarda roupa achei um cordao de ouro (pescoço) tive a ideia de colocar nela dei um instante fui pro outro sofa depois de um minuto ela tirou e em sua boca trouxe a mim desde entao ela e minha amiga e nao largo de mim

  44. 29/07/2013 1:32 AM

    Tenho duas gatas. A Clarinha (Gorda, Gordinha, Godi) de 13 anos que sofre com bico de papagaio e a Renatinha de 1 ano e 5 meses de pura energia e vivacidade. A Renatinha ganhou diversos brinquedos e gosta de brincar com todos. A Godi como já é bem mais velha e tem problemas de mobilidade, não brincava há anos. A Rentinha insiste em querer brincar com a Godi, pulando nas suas costas doloridas. Ela fica muuiitooo P da vida com o comportamento da Re e dá-lhe espirrar para a pirralhinha. Mas para meu total espanto, compramos um brinquedo com catnip para a Renatinha e a Godi simplesmente ADOROU. Brincou e ficou toda refestelada na caminha, agarrada ao brinquedo. Depois disso compramos catnip em spray e borrifamos nos brinquedos. A Godi fica toda feliz brincando por alguns minutos. Para uma gata que estava bem paradona e engordando muito, foi uma grande mudança em seu comportamento. Foi um alento vê-la se movendo e brincando novamente sob o efeito do bendito catnip!

  45. 04/08/2013 3:09 PM

    Oi, minha dica é q vc adote outro gatinho. Quem sabe esse vai ser mais brincalhão. Li q nem todos os gatinhos gostam de brincar com a gente. Depende da personalidade. Abração.

  46. 13/08/2013 6:47 PM

    Oii..Ja tive vários gatos e cada um com sua personalidade. Amo gatos e eles tendem a ficarem mais adultos quando aparece um filhote na área…O meu parecia pai..mesmo nem tendo completado 1 ano ainda rs. Esse filhote brincava muitooo.mas cresceu e ficou mais preguiçoso que o normal, ainda mais depois de castrado. Agora que me casei adotamos um pequeno. Elétrico, ligado no 220. Num para de brincar e seu brinquedo favorito são bolinhas de papel. Mas dono de gato sofre…eles são independentes….não é voce que lhes da carinho…eles te dão. Eu acho isso o máximo, mas nao fique decepcionada. Um dia vc verá como só eles sabem retribuir o amor que voce da….mas eles sao pirracentos..quanto mais voce insiste para fazerem algo, menos eles fazem.

  47. Dani Luz permalink
    28/08/2013 7:46 PM

    Tenho uma gatinha, a Sissi. Ela foi abandonada no portão da casa de praia dos meus pais, bem novinha, olhinhos fechadinhos ainda. É o amor da minha vida! É uma espoleta, adora brincar com bolinhas de papel, ou qualquer papel de bala que cai no chão! Já os brinquedos que eu comprei pra ela o que ela gosta mais é a bolhinha de lã, mas só gosta qndo eu jogo pra ela, adora pular bem alto pra pegar. Às vezes até traz de volta, mas só qndo quer. O bom é q já faço um exercício!! Mas acho que muda de gato p/ gato, depende da personalidade mesmo! Uma coisa que me frustra na Sissi é q ela não gosta muito de carinho… se faço carinho ela já sai andando. Mas amo de paixão a minha pretinha! Abraço!!

  48. Ro Zany permalink
    05/09/2013 1:11 AM

    Ola boa noite..estou lendo varios artigos a respeito de comportamento felino e acabei parando aqui no blog e lendo o que voce escreveu e tenho um comentário. Uma amiga qeu cuida de muitos, muitos gatos, me explicou para nao utilizar o lase com os gatos, mas não somente por conta dos olhos, mas pela frustaçao de causada
    O gato ao perseguir o lase está tentando pega-lo e se nao o deixamos, cria frustação. Lembre-se gatos tem instinto de caça se nao consegue gria um lamento, tédio, entao a brincadeira tem resultado negativo.

  49. 18/12/2013 12:00 PM

    Engraçado vc fazer esse post, tem 4 dias que adotei uma mini gata (3 meses) e ela é muito endiabrada, principalmente a noite, brinca desesperadamente e quer destruir a árvore de natal, a planta etc! Eu estou rezando para que essa fase passe logo e que ela se acalme.
    Beijos

  50. Fernando permalink
    02/01/2014 12:27 AM

    Olá. Eu tenho uma gatinha chamada Flokinho que adora brincar de correr da gente pra gente correr atras dela e de bolinhas de papel.
    Ela fica doidinha quando me ve amassando uma bolinha de papel.
    Já comprei vários brinquedos, alguns caros e ela nem olha prá eles mas se ver alguém aqui amassando papel fica ligada esperando que joguem prá ela!
    Então, cada caso é um caso. Cada gato tem um temperamento diferente do outro!

  51. Clara permalink
    14/01/2014 1:44 PM

    Minha gatinha (Mia Maia) ainda é um bebezinho…descobri que ela adora brincar de morder os dedos do meu pé, especialmente quando estou deitada na cama e com um lençol por cima deles…ela faz um pouco de pressão mas não chega a machucar e faz uma cosquinha deliciosa! Ela também gosta de brincar sozinha com o ratinho dela…e gosta de brincar sozinha de se esconder e se achar a si mesma! Auto pique-esconde! Ela é demais!

  52. Michele M. Malta permalink
    22/01/2014 10:06 AM

    minha gata tem 3 anos… nada faz ela mais feliz que aquele arame que vem fechando o saquinho de pao de forma, sabe? srsr

  53. nathaly amorim dos santos permalink
    01/02/2014 12:00 PM

    minha gata Mya gosta muuuito de brincar! vc ja tentou a ” vara de pesca ” é só balançar pra minha gata que ela fica maluca da até pra pegar uma peninha de pato ou galinha pindurar nim fio e amarrar a pontinha do fio numa varetinha! espero que você consiga fazer sua gatinha brincar boa sorte!

  54. talita waltrick permalink
    01/02/2014 12:06 PM

    tenho um filhotinho bem pequenininho chamado bily ele gosta de brincar de tudo principalmente quando mkinha enteada esta aqui!

  55. Livia permalink
    03/02/2014 8:43 PM

    Acho que os gatos devem ser incentivados desde pequenos a brincar com os humanos (seja com bolinhas, ratinhos de pano, varinhas, fitinhas, etc.). Se a gente acostuma desde cedo, eles ficam bem brincalhões quando adultos. Isso é bom, é uma atividade anti stress pra eles, além de deixá-los sociáveis conosco. Mas, já observei, raros os casos de gatos que não brincam, mas é bem raro. Os gatos da minha irmã brincavam enquanto filhotes, principalmente entre eles, mas, depois que eles cresceram deixaram de brincar e ela não incentivou mais, daí eles ficaram preguiçosos. Mas, maioria se diverte muito e gosta de brincar e interagir. Os meus sempre gostaram e até miam pedindo brinquedos!!!

  56. Maria Cristina Schmatz permalink
    05/03/2014 10:29 AM

    Minha gata adoraaaaaaaaaaaa brincar com rolhas. É lindo de se ver.

  57. Nathalia permalink
    07/03/2014 9:52 AM

    Ju, primeiramente gostaria de parabenizar seu blog. Seus posts e comentários são show de bola! Achei esse blog por acaso no Google e já li tudo!
    Bem.. tenho dois gatos também: um rapazinho de 8 meses (Fred) e um xodó de 2 meses (Bob).
    No começo, quando adotei Fred, achei que já seria o suficiente. Aos poucos ele foi mostrando ser um gato muito, mas muitooo carente! Não gostava de brincar só, sempre procurando alguém pra distraí-lo. Estou cheia de tatuagem de gato da época em que ele era sozinho. Hehehehehehe. Procurei na internet meios que pudessem fazer com que ele parasse de me morder e brincasse mais com seus brinquedos (que não são poucos). Até que vi a tal erva milagrosa CATNIP. Corri num petshop e comprei uns ratinhos de pano que tem a catnip dentro. Até que foi bom. Mas só até a danada da erva perder o cheiro. Aí já era! Enjoou e não quis mais. Foi quando me vi na obrigação de adotar mais um, pra fazer Cia. Até porque nos finais de semana mal passo em casa. Aí foi quando veio Bob. Pronto! Problema resolvido. Os dois passam o dia inteiro brincando juntos. Apesar de Bob ser bem mais novinho que Fred, os dois não desgrudam. Antes de Bob chegar, Fred não podia ver uma brecha na porta ou janela que pulava pra fora de casa (chegou a fugir 2 vezes). Depois de Bob, deixo as janelas e portas abertas e ele nem tenta sair. No começo até senti um pouco de ciúmes… Fred só queria saber de Bob! Hahahahahaha Mas hoje agradeço a minha amiga que me deu o toque, igual ao que a nossa amiga postou ali em cima: o melhor brinquedo de um gato é outro. Dito e feito!
    Beijinhos ;*

  58. Patricia permalink
    20/05/2014 2:06 PM

    Nossa, não sei se digo que vc tem muita sorte ou se eu é que tenho muito azar! O meu adora brincar comigo, se bem que ele ainda é meio filhotão, 8 meses. Não que eu não goste de brincar, aliás amo, mas ele exige minha atenção 24 horas e não dá, né? Dizem que essa fase passa. Ele tb tem vários brinquedinhos que comprei para estimula-lo a brincar sozinho, mas ele não sabe ou não quer. Às vezes me acorda de madrugada, leva todos os brinquedos para a porta do meu quarto e fica lá miando me chamando pra brindar. Já até pensei em pegar um outro gatinho pra ele ter um companheiro de diversão e não ficar tão dependente assim de mim, mas morro de medo da adaptação e dele não aceitar um outro gatinho. Adoro seu blog!

  59. Beatriz Vigo permalink
    16/08/2014 3:55 PM

    Hoje adotei um gatinho de 2 meses,o nome dele é Miguel,chegou em casa estranhou um pouco por 1 hora no máximo,depois ja conhecia a casa inteira!! não queria brincar de nada ,até encontrar uma bolinha de papel…e corre pra la corre pra ca e é uma alegria!!

  60. 30/08/2014 8:20 PM

    a minha gatinha “mel” nao gosta de brincar comigo, alguem tem uma dica para como eu posso brincar com ela

  61. Dani permalink
    01/10/2014 3:43 PM

    Ju eu compro o monte de brinquedos para o meu gato e ele olha pra mim com cara: “você quer que eu faça o que com isso?”. O meu gato gosta de comida e cama macia, as vezes bolinha de papel

  62. matheus permalink
    07/10/2014 5:19 PM

    Bom ju, sou novo no seu blog mais to sabendo já do seus dois gatos e vim falar q eu tenho uma gatinha nn sei ao certo qual a raça,achei ela na rua,ela aparenta ter meses ainda,ela broca de qualquer coisa mas eu reparei que ela gosta mais da bolinha de lã q eu fiz eu pindurei a bolinha na parede e agora ela brinca com a bolinha todos os dias,nn sei se vai dar certo com seu dois gatos mas….tenta ae

  63. luana permalink
    26/10/2014 7:45 PM

    Juro que li achando que seus gatos brincavam muito e acabavam te machucando. Meu gato não para quieto, não me deixa nem dormir rs. Queria saber o que fazer pra ele ficar mais quietinho.

  64. Marilia permalink
    30/12/2014 2:14 PM

    Meus gatos como são muitos brincam entre eles , só vem pra mim quando estão carentes precisando de carinho !

  65. Cristiano Glufka permalink
    06/02/2015 1:36 PM

    Oie… olha, minha Katy Perry tem apenas 4 meses de idade, é uma vira-lata, adotamos de um pet shop. Meu companheiro brinca HORRORES com ela rsrsrs… ele diz que “está ensinando ela a caçar” por que moramos em um apê hahaha vê se pode… Enfim, ela corre muito pelo apartamento, tipo aquele vídeo “crazy time” do Simon’s cat, e também não pode ver um barbante ou um papel de bala no chão que ela se acaba… Já ouvi falar que os gatos perdem o interesse com o tempo, principalmente se você não estimula eles a brincarem. De repente é só você persistir um pouco, talvez eles voltem a se interessar por algo hehe

  66. Cinara De Andrade Silva permalink
    26/05/2015 8:10 PM

    Eu observei q os gatos tem determinadas horas q são mais ativos como de madrugada e de manhã bem cedo e tb cada um tem um tipo de interesse em brinquedos e brincadeiras como enconde-esconde em cx de papelão, bolinha de papel, barbante, lutinhas…Mas é verdade q com a idade eles vão mesmo diminuindo a vontade de brincar. Já experimentou sair pra passear com eles de coleira?

  67. raysa permalink
    15/07/2015 9:39 PM

    comigo e diferente e só passar a mão rápido na barriga dele e ele começa a morder e a puxar, o meu gatinho acho que ele e filhote mais ele e muito brincalhão e isso que tenho para falar do meu gato

  68. raysinha permalink
    15/07/2015 10:03 PM

    o meu gatinho tem hora que ate nos assusta porque nos andamos na minha casa e ele pega e sai correndo atras do nosso pé e muito fofo

  69. Gigi permalink
    19/07/2015 8:37 PM

    Se eles brincavam quando menores e agora não querem mias, é por que já amadureceram o bastante pra achar os brinquedos já não tão interessantes, eles cresceram, e gatos são mesmo meio desinteressado e distantes, as vezes é só uma fase, ou preferem brinquedos diferentes, existem mil possibilidades pra eles nãos estarem brincado kkkk é só você descobir qual é.

  70. Cristiane Alves permalink
    12/03/2016 1:18 AM

    Olha, eu sou nova com gatos, na verdade eu nem gostava, até que o meu padrasto faleceu e deixou o gato dele órfão, tive que adotá-lo. Só que o safado fugiu e não voltou mais, morro de saudades dele, o Shoyo. Daí, resolvi adotar o Shitake (Takinho para os íntimos). Ele A-DO-RA brincar com qualquer coisa, tudo vira brinquedo. Ele adora brincar com as alças das minhas bolsas, com cintos, elástico de cabelo, papel amassado, enfim, tudo vira brinquedo. Mas tem uma coisa que ele gosta mais do que brincar: Ficar grudado comigo, só quer saber de colo o tempo todo, e dorme abraçado comigo (detalhe, ELE me abraça). E diferente do que ouço por aí, dos gatos que acordam os donos, sou eu quem tenho que acordar ele, e ainda assim ele insiste pra eu ficar mais um pouco na cama com ele. Pode? hahaha Ele é uma figura!

  71. Gabriela permalink
    20/04/2016 5:10 PM

    A minha gatinha desapareceu sexta feira e eu achei que ela não iria mais voltar então resolvi pegar outro gato a que desapareceu era gata e eu peguei um gato.logo de tarde a minha gata apareceu e eu já estava com o outro gato procurei ela por todos os lugares mais felizmente ela apareceu.O que eu faço a minha gata não aceitou o meu outro gatinho me ajudem por favor.
    O que devo fazer a respeito.
    Tenho 11 anos quando eu crescer serei
    veterinária e pegarei todos os animais abandonados da rua

  72. 27/04/2016 3:51 AM

    Meu gato tem 4 meses e gosta de brincar com bolinhas de papel bem amassadas, meias enroladas e aquelas bolas de piscina de bolinhas. Eu toco longe e ele sai bem louco pra caçar elas,
    Comigo ele brinca de caçar quando eu escondo minha mão em uma camisa e fico arranhando a cama. Só que assim eu vivo com as mãos arranhadas :v

  73. Miriam Cristina Costa permalink
    10/07/2016 3:40 PM

    Achei super legal o jeito como vc conversa com seus leitores sobre seus gatinhos… sempre bem humorada … é muito gostoso de ler …
    Minha Mel gosta de brincar comigo … pra ela funciona qualquer coisa que balanço na frente dela … barbante … fita de cabelo… até algo firme como um lápis … até meu dedo indicador se eu passar na minha perna ela brinca… mas o problema é que usa a unha … aí já viu né … ?!? A brincadeira machuca … então evito … sempre uso um acessório qualquer pra chamar sua atenção …
    Mas o que eu acho curioso na Mel … é que ela gosta de brincar de esconde-esconde e pega-pega comigo…. E é ela que pede …
    Em horas às vezes inapropriadas … tarde da noite … ou quando acordo e estou atrasada pra sair … mas não resisto e acabo brincando só um pouquinho … rs
    Minha casa tem corredor … ela mia e sai correndo … sabendo que eu vou correr atrás dela … quando eu a alcanço no outro quarto ela continua miando e eu falo: “Vou pegar o gato…” acho que ela entende pq sai correndo pelo corredor e entra em outro quarto ou no banheiro e fica esperando que eu vá atrás dela novamente … ela não se cansa … eu é que depois de umas 3 ou 4 corridas paro com a brincadeira … eu adoro … 😍

  74. Roger Correia permalink
    26/12/2016 8:20 PM

    Deve ser porque eles já brincam um com o outro e que não precisam de um outro alguém para se entreter. Eles gastam todas as suas energias um com o outro e acabam se cansando sem mais nenhuma vontade de brincar com o dono. Eles já estão acostumados a brincar juntos. Diferente de um gato único que necessita de alguém. Isso é bom, porque se vc estiver bastante ocupada tem alguém pra fazer companhia ao seu felino. É preciso que deixe-os a vontade e não forçar nada. Bjs e parabéns pelos lindos felinos!!!

  75. Naiara Nunes Rira permalink
    05/01/2017 10:49 PM

    A minha quando era pequena era assim e muito medrosa , mais ai apresentei o famoso cadarço do tenis pra ela , Meu Deus ela ficou doidinha adoora ! fizemos atè um brinquedo pra ela arrastar pela casa pelo cadarço ja esta grande e nao resiste quando ve…

  76. Cristiane silva permalink
    18/03/2017 11:32 AM

    Tenho um gatinho siames ele tem 2 meses nao brinca sofica quetinho num cantinho quando vai pegar ele ele corre come normalmente mais se isola de todos..ai tem a irmanzinha dele com 2 meses tambem mais ela brinca de mais sem para ele so olha fico triste sem saber o que fazer 😟

Trackbacks

  1. Interrompemos a programação… « Diário de dois gatos
  2. Joselito: ele não sabe brincar! « Diário de dois gatos
  3. Como educar gatos (e outras dúvidas sobre felinos) « Diário de dois gatos
  4. Saiba como educar seu gato « Diário de dois gatos

Deixe um comentário