Saltar para o conteúdo

Sofá antigato

10/05/2011
tags:

Depois da mudança, o Alê já repetiu algumas vezes a seguinte frase: “que bom que eles pararam de arranhar o sofá“. A afirmação acima:

( ) Mostra total controle da dona sobre a educação de seus felinos

( ) É mentira bagarai

Acertou quem optou pela segunda alternativa (apesar, ironicamente, de muitos chegarem até este blog por causa do post “Como educar seu gato”). O milagre do não arranhamento chamasse ultrasuede, um tecido que me indicaram depois de os bigatos terem detonado o sofá da outra casa e picotado as antigas cadeiras – estas, agora reformadas, também estão todas trabalhadas no ultrasuede!

Não sei quanto tempo o milagre dura (veja aqui a segunda parte dessa história: tá durando mesmo!). Sei que, enquanto o tecido durar, vou insistir em educar a bicharada, com um NÃO bem bravo a cada unhada no sofá novo. Vamos ver quem cansa primeiro…

Aqui você encontra mais dicas sobre gatos

Por Juliana Suede

34 comentários leave one →
  1. rebeca vieira permalink
    10/05/2011 9:05 AM

    nossa estou com o mesmo dilema… meu sofá está pavoroso por causa dos arranhões, preciso trocá-lo, mas dá um medinho gastar uma grana tão alta num “arranhador” novo que tb serve pra sentar e ver tv (rs). Valeu pela dica!

    PS: você chegou a pesquisar o efeito de um sofá de couro em felinos?

    • 26/05/2012 7:32 PM

      Eu tenho OITO gatos e dois sofás de couro PURO, praticamente intactos, um deles há mais de 3 anos. Eles não se interessam, simples assim. De qualquer forma queria reformar umas poltronas que tenho de CHENILLE por algo diferente e por isso estou pesquisando o ultrasuede. Bjux meninas, e boa sorte!

      • Andrea permalink
        29/10/2016 11:41 AM

        Olá, Júlia. Nossa família felina é um pouco maior (são 10!) e estamos (meu marido e eu) pensando em adquirir um sofá de couro. Os seus continuam em boas condições?
        Abraço,
        Andrea

  2. Monica permalink
    10/05/2011 10:03 AM

    Olha, Ju, o “não” bem bravo até que funciona lá em casa…. O problema é que eu fico a maior parte do tempo fora. Entonces…. enquanto não tem ninguém pra falar “não”, as trigatas deitam e rolam (e unham) no sofá!!!!

  3. 10/05/2011 2:10 PM

    Opa!!!Dá umas dicas…Tu mandou cobrir o sofá com esse tecido ou tu comprou um novo?e assim, pergunta indiscreta, tu gastou mais ou menos quanto?
    Aqui em casa já tô até com vergonha de receber visitas de tão estraçalhado que está o sofá…hehehe
    Enquanto não compro um novo, ou mando cobrir, já pensei em comprar uma capa pra sofá (que eu detesto) pq a situação está periclitante….hehehe

    • 10/05/2011 9:42 PM

      Oi, Mirna. O sofá é novo, não mandei cobrir o velho, não. Mas mandei cobrir as cadeiras com ultrasuede: ficaram bem bonitas. O sofá é o preço de um bom sofá (bigatos, comportem-se!) e várias lojas já vendem com esse tecido. Não é algo que tenha de ir no submundo da gatolândia, não. 🙂 Vc não deve encontrar na Etna, Tok Stok, mas em loja só de sofá é bem fácil. Por enquanto está valendo a pena, eu recomendo. Se quiser esperar mais um pouco, eu escrevo aqui caso a história mude de rumo. Ou me pergunta mais pra frente.

  4. Márcia permalink
    10/05/2011 8:42 PM

    Não sei bem se é o fato do meu gatinho Fred não ficar muito dentro de casa… mas me parecia que o sofá de couro, geladinho, não tão fofo, não chamava muito a atenção dele… ele gostava mesmo era de ficar no tapete. Ah, pessoal, vocês já viram um sofá pequeno para crianças? Quem sabe não é a saída, tem uns muito bonitinhos e como são pequenos acredito que os gatinhos iriam adorar! Ficadi-k! Bjos!

  5. Márcia permalink
    11/05/2011 9:29 AM

    Ah, lembrei de mais um detalhe… toda vez que o meu gato queria ficar no sofá eu colocava uma caixinha, daquelas de sapato mesmo, e ele ficava nela, todo contente… gatos adoram essas caixinhas… pode testar que funciona! Até na hora de arranhar… eles arranham o papelão da caixa. Boa semana para todos vcs e bjos carinhosos para estes gatinhos maravilhos!

  6. Amanda permalink
    11/05/2011 9:31 AM

    Akii trocar pelo couro resolveu o problema como um passe de mágica. rsrsrs

    * Juh, dá um apertão nos bigatos lindos estilo Felícia por mim… 😛
    rsrs

    • Adrina permalink
      13/05/2011 1:10 PM

      Eu optei por um couro sintético que ficou terrível, pois em vez de fiapos tem buracos de unha. Em apenas uma semana eles descobriram que se cavassem um buraco atrás da almofada do encosto dava pra entrar lá dentro, e que era um esconderijo muito bacana. Aí já viu pra onde eles iam na hora de tomar remédio, né? Num dia me revoltei, virei o sofá e arranquei todo o fundo dele. Resultado: agora eles entram por baixo, mas se eu viro o sofá consigo tirar eles de lá (imaginou a cena?)
      Uma constatação que eu fiz: meus gatos gostam de arranhar os braços do sofá, não o assento ou encosto. O próximo, com certeza, terá braços de madeira…

      • 26/05/2012 7:35 PM

        o couro sintético eu tb já tentei, é pior do que o chenille pq realmente eles arranham e fica HORROROSO!

  7. Celia permalink
    17/05/2011 4:40 PM

    ãhãããã,então meu próximo sofá será de ultrasuede! Valeu pela dica.
    haha o meu já tem uns fiapinhos, então é melhor começar a olhar para o futuro…fazer o que?
    Ah deixa eu contar…um dia a alguns anos fui numa loja e me apaixonei por um casaco de lã, o preto e o azul marinho eram os mais lindos, aí disse a vendedora que ñ podia levar pq ficariam ‘empelados’ demais. Escolhi um clarinho, a vendedora ficou pasma, disse que preferiria levar um dos escuros a ter gatos…fique P da vida, disse que não trocaria nunca a alegria de ter a Lilica (só tinha ela na época) para ter um casaco preto por mais lindo que fosse!
    Com o sofá é a mesma coisa, compro outro, e outro, e outro…mas os gatos ficam! Bjs.

  8. Katita permalink
    04/07/2011 5:55 PM

    Oi, Ju e bigatinhos fofos! Mudei de casa e quero comprar um sofá novo. Depois desse tempo com o seu sofá de ultrasuede, ele ainda está inteiro? O meu sofá de couro ecológico já está destruído por conta dos meus 3 filhotes. Vc ainda recomenda o ultrasuede? Beijos e obrigada!

  9. Cristina Gehlen permalink
    14/07/2011 8:03 PM

    Juliana, também estou curiosa para saber o resultado do sofá novo. Estou pensando em trocar o meu da sala e pelo estado em que ele se encontra, preciso de um tecido antigato!

  10. 15/07/2011 12:59 PM

    Oi! 🙂 Hoje já se passaram dois meses que publiquei este post e um pouco mais de tempo que mudei. A resposta: o sofá está intacto. 😮 Sério. A maior interferência da bicharada no móvel são os pelos, mas aí não tem jeito. Note: não é que eles não arranham o sofá. Eles tentaram no começo, já vi várias vezes eles no ataque. Mas o sofá não fura, a unha deles não agarra. Como assim não tem graça, eles desistiram com o tempo. Por isso a importância de comprar o ultrasuede num lugar bom. O tecido é mais caro, mas vale a pena. Tenho dois sofás: o da sala e o do quarto de TV, os dois resistem bravamente aos gatos da Tasmânia. Minhas cadeiras da casa antiga, que eles estrupiaram, foram reformadas também com ultrasuede. Como eu já tinha comprado capas de pano (a Camila, minha amiga brava, ia lá na casa antiga e não podia ver a destruição causada pelos bigatos), continuo usando essas capas nas cadeiras agora reformadas. Eles detonam as capas, que é o arranhador deles. Mas não acontece nada com o ultrasuede que está debaixo. Ultrasuede, eu recomendo. Espero que ajude. 🙂

  11. Caroline permalink
    05/10/2011 5:52 PM

    Olá! Uma amiga recomendou seu post logo após eu ter comprado um sofá com tecido suede. Sabe se tem diferença do suede pro ultrasuede? E o seu sofá ainda está inteiro? 🙂

  12. vilma s junkes permalink
    30/10/2011 6:13 PM

    oi boa noite o suede é diferente do ultra suede? aguardo obrigada

  13. CHELE permalink
    28/03/2012 7:10 AM

    AHHHHHHHHHHHHHH VC CAIU DO CEUUUUU…. MEU ESTAMOS EM PANICOOO CPM OS DOIDINHUS DOS NOSSOS GATOSSS…… TASMANIA DA CASA!!!!! ELES JA DESTRUIRAM DOIS SOFAS, CORTINAS CADEIRAS RSRRSSSS …… ESPERO QUE REALMENTE DE CERTO…… AGRADEÇO DE CORAÇAO!!!! VOU PREPARAR MEU COFRINHUUU… RSRSRSS DEPOIS FALO O RESULTADO!!!! OQ NAUM FAÇO POR ESTES FILHOSSSS……

  14. Juhvet permalink
    17/12/2012 3:26 PM

    Ju, já te amo e amo seus bigatos tb! Beijos, Juh vet

  15. 21/03/2013 7:18 AM

    Aqui em BH é R$ 400 o metro do ultrasuede…. pensei em reformar meu sofá mas quando vi o preço achei melhor trocar por um novo… e assim a vida segue….
    Alguém sabe se o suede resiste um pouquinho, ou só o ultrasuede mesmo? :/

  16. Bia permalink
    04/05/2013 1:08 PM

    Em pesquisa rápida na internet vi que suede e ultrasuede é a mesma coisa, mas o meu sofá de suede que chegou ontem hoje já esta cheeeeeeio de furinhos… 😦

  17. Sirley permalink
    01/08/2013 11:39 AM

    Bom dia!! Aiiiu que dilema rsrs… Eu preciso urgente comprar um sofá, mas não sei qual, meu gato tem 4 meses ele faz xixi na caixa de areia, mas quando ele crescer vai demarcar o território mesmo castrando, afinal não faz igual a fêmea, então vai minha dúvida qual sofá que resiste a urina e arranhões??? Se urinar na Ultrasuede….? Aiiii duvida? Ultrasuede ou couro?

    • Katita permalink
      02/08/2013 2:08 AM

      O tecido acquablock é o ideal por ser impermeável e difícil de ser arranhado. Eu tenho um gato macho castrado, mas ele só usa a caixinha de areia e nunca fez xixu fora do lugar. Se o seu for filhote e for castrado antes de desenvolverbo habito de marcar o território, acredito que vc não terá problemas. Tudo de bom!

    • 13/08/2013 11:30 PM

      Oi Sirley. Tenho 3 gatos e posso te dar alguma opinião a respeito.

      Não caia na bobagem de comprar de couro não! Eu tenho um sofá de couro que não durou nada, desmanchou inteiro. Tenho um outro de suede que não desmanchou feito o de couro, mas ele ficou com marcas pequenas das unhas dos gatos. Tenho uma cadeira estofada que mandei forrar com Acquablock e esse eu posso garantir porque não tem nenhuma marquinha.

      Espero ter ajudado! =)

  18. Samantha permalink
    21/10/2014 9:16 PM

    Oi! Esse blog ainda existe? Acabei de descobri-lo, pois vou adotar uma bichana e só estou esperando desmamar. Estou cheia de dúvidas e medos. E o principal é o de a Madalena arranhar os móveis. Até pq meu marido foi “convencido” de ter um gato, mas ele ainda não concorda. Vc pegou os seus ainda filhotes? Ou a saga de educá-los começou quando ainda eram pequenos?

  19. neuza permalink
    15/07/2016 10:02 PM

    mandei forrar meu sofá esse material ta mais aranhado do que queijo parmesão..propaganda enganosa.

  20. Fernanda bassan permalink
    21/08/2016 12:13 PM

    Olá Juliana,
    Você acha o suede fácil de limpar os pelinhos das duas?

    Abç

    Fernanda

  21. 10/03/2017 3:32 AM

    Nessa de vamos ver quem cansa primeiro, resolvi jogar a toalha… bater tatame… isso mesmo, desistir… Como se não bastasse detonar o sofá, cadeiras e poltronas, uma das três gatas, diga-se de passagem, todas são castradas, resolveu fazer xixi, na porta do meu quarto… Daí, comecei a achar q ela deveria andar estressada com a minha tentativa de educá-las.
    Então, troquei o sofá por um de sued q por mais q elas arranhem, o tecido se mantém intacto, e decidi relaxar… vamos ver no q vai dar… rsrs

  22. 08/05/2017 4:34 PM

    O gato desta foto é igual a minha gata Suzy! Ela só morde em baixo do sofá. Uma gracinha. Mas eu vou comprar sofá novo e espero que ela não estrague o sofá.

Trackbacks

  1. Tecido ‘blindado’ para sofá resiste a gatos « Diário de dois gatos

Deixe um comentário